Dentro de todas as empresas, existe um departamento responsável por administrar as pessoas que lá trabalham.  É também o responsável pela criação e disseminação da cultura e dos hábitos das equipes. Os Líderes, através do seu próprio exemplo, influenciam os funcionários para que todos estejam alinhados e compartilhem dos mesmos valores, tendo qualidade de vida e consequentemente de trabalho.

Quando os valores pessoais de um funcionário estão alinhados aos valores da empresa, esse funcionário sente-se pertencente a um grupo, quase como uma tribo, e então se dedicará mais para o crescimento da empresa e de todos os colegas que ali trabalham. Mas para que isso aconteça, os membros da equipe precisam se tratar com tribo, um respeitando e reconhecendo a importância do outro dentro do grupo. E tudo isso deve ser administrado por um bom líder. É responsabilidade do líder compreender seus subordinados, reconhecer a importância de cada um e motivá-los.

“Antes de liderar outros, dirigir empresas, comandar exércitos, governar nações, aprenda a ser o Líder de si mesmo e a dirigir sua própria Vida”. (Robert Bonarc)

 

É preciso ter competência para liderar a própria vida para poder ser um bom líder de outras pessoas.

Autoconhecimento + Autoliderança = Um bom líder

 Todos os dias novas descobertas são feitas, novas tecnologias são criadas, novos produtos são lançados no mercado. Você já parou para pensar que tudo isso acontece graças a uma equipe alinhada e bem gerida?

Equipes que geram resultados acima da média e trabalham com motivação e alegria, têm em comum algo fundamental: um grande Líder. Sem ele, as equipes dificilmente conseguem atingir o seu máximo potencial, o que causa frustração, desânimo e resultados abaixo do esperado.

O Líder é o principal elo de uma boa equipe, diferente de um chefe, que é uma pessoa que você escuta e obedece por obrigação, a até mesmo por medo, dada a hierarquia da empresa. Já um Líder é a pessoa que você escuta e segue por confiar na sua visão, habilidades e competências, uma pessoa que inspira as outras pessoas.

 

  Um bom Líder é uma pessoa que: 

  • Motiva todos da equipe através da sua visão inspiradora que desperta uma vontade de atingir as metas.
  • Sabe identificar as habilidades de cada membro da equipe, buscando potencializá-las.
  • Comunica-se de maneira eficiente, sabendo que não basta falar, é preciso ser claro na mensagem que quer passar.
  • Sabe delegar tarefas e funções, confiando nas pessoas e não centralizando todas as decisões, deixa toda a equipe se desenvolver.
  • Sabe reconhecer o trabalho e esforço de cada um e o faz elogios sinceros com frequência.