Declarações de amor traduzidas ao pé da letra

Você é apaixonante

Frase pontual. Utilizada em momentos de intensa suscetibilidade emocional. Significa que neste exato momento, enquanto penso que você é o amor da minha vida* só tenho olhos para suas qualidades e acho você apaixonante. Isso não quer dizer que quando eu entrar em contato com suas manias, paranoias e defeitos eu não vá repensar essa frase. Talvez acrescente uma vírgula e um mas. Você é apaixonante, mas quando não faz as coisas do jeito que eu quero, se torna irritante. Você é apaixonante, mas quando deixa a forminha de gelo vazia, eu tenho vontade de te esganar. Você é apaixonante, mas quando se atrasa penso em ir embora.

Você é o amor da minha vida

Quer dizer que nas condições atuais de temperatura e pressão, sinto que você é o amor da minha vida. É uma declaração sincera, mas não significa que seja para toda a vida efetivamente. Vai depender do contexto, da evolução da história, do que se entende por amor e de um ponto crucial: a outra pessoa tem que querer também.

Você é a minha vida

Apesar de muito utilizada quando o objetivo é causar forte impacto no coração alheio, devia ser banida das declarações românticas. Nenhuma cruz pode ser mais pesada do que ser a vida de outra pessoa. Talvez todo mundo passe pela fase de desejar ouvir isso de alguém. Mas é apenas uma fase. Acredite. – Tenho uma amiga (ok, você sabe que sou eu) que namorou um cara que não aceitava o fim da relação e dizia que se terminassem ele ia se atirar na frente de um carro. Ela morava numa via rápida. E, no processo de fim de namoro, cada vez que ele ia embora, ela ficava com o ouvido na janela prestando atenção no barulho pra ouvir se passava alguma ambulância do Samu em seguida. Quando passava ela não conseguia dormir sem se certificar de que a criatura tinha chegado viva em casa. Foi essa relação de chantagem e culpa que a fez desejar não ser nunca, nunquinha, a vida de alguém. E ela tá certa. Puta fardo. Ninguém merece isso.

Queria tatuar você em mim

Significa que a pessoa está tão presente na minha vida que não consigo me imaginar sem ela cravada no meu corpo. Aí eu falo essa bobagem: queria tatuar você em mim. A pessoa se empolga e, quando me dou conta, tem pigmentos atravessando minha epiderme e se alojando para toda a eternidade na minha derme. Enquanto os pombinhos estão enlaçados, lindo ter o nome um do outro marcado no corpo. Mas a chance de ter que torrar seu dinheiro e seu couro com laser para remover essa frase intempestiva da sua pele, um dia, é muito grande.

Por mim, ficava te olhando 24 horas por dia

Isso até pode parecer uma declaração de amor à primeira vista. Mas na verdade é uma praga. Vai assistir BBB. Não tem lado bom numa frase como essa. Nem pra quem diz, nem pra quem ouve. Escravidão total. Limite-se a falar da beleza da pessoa e do quanto gosta do jeitinho dela, sem recorrer a essas forcas de expressão (opa, digitei forças, o corretor entendeu diferente, mas errado não tá).

Eu faço qualquer coisa por você.

Significa que estou no auge da paixão e sou capaz de fazer loucuras naquele instante. Até aqui, ok. O problema é o efeito desta fala na cabeça da outra pessoa. Tenha certeza de que ela não vai achar que estou me referindo a pegar o carro às 2h da madrugada para um encontro quente. Há um grande risco de pensar que estou falando de comprar pão na volta do trabalho, procriar, ter uma casa com hortinha. Então, o melhor é ter a dignidade de usar a frase completa. Eu faço qualquer coisa por você, menos te apresentar para minha família, entrar num relacionamento sério, planejar as férias com você, etc.

Eu te amo

Ah, eu te amo <3. Eu te amo não tem erro. Pode e deve ser proclamado, declamado, escrito, gritado, gesticulado, fluidificado, cochichado, teclado. Agora, resista à tentação de colocar um pra sempre no final. Prefira renovar a frase a cada dia, enquanto for verdadeira. 

Fé no amor e pé na tábua.

Por Luciane Krobel
07/06/2021 11h05