Confesso que, quando fiquei sabendo que iria inaugurar em Curitiba o primeiro coworking com ambiente para crianças, fiquei emocionada. Conheço muitas mães que largaram sua vida profissional para se dedicar exclusivamente aos seus filhos. Algumas por dom, outras por necessidade e algumas por falta de oportunidade. Independentemente da situação, cada uma destas escolhas deve ser respeitada como um ato não só de amor, mas de coragem! Mas sei também que pelo menos algumas voltariam a trabalhar profissionalmente (porque toda mãe trabalha!) e vão pensar seriamente nisso após o lançamento do Mamaworking no mês de junho!

Criado pelo casal Marcos e Valquíria Pamplona, a proposta traz uma nova opção de rotina na qual as mães podem trabalhar no seu ambiente enquanto as crianças brincam e se desenvolvem em outro. As profissionais dividem uma casa equipada com WiFi, secretária para recados, e tudo o que precisam para poder trabalhar com mais foco nas suas atividades. Enquanto isso, as crianças e bebês contam com um ambiente só delas, alegre e cheio de vida com brinquedos e iluminação e decoração que estimulam a curiosidade e a exploração do ambiente. Além disso, há sala tranquila para soninho e uma grade de oficinas diversas, com artes, movimento, música e faz de conta.

O Mamaworking ainda tem, entre os dois espaços (coworking e crianças), o ambiente de convívio para mães e filhos. São salas de estar para as pequenas pausas durante o trabalho para brincar, descansar, conversar, amamentar e estarem juntos. Fico imaginando o sonho que deve ser para qualquer mãe, assim como é para mim, o fato de acordar e ir trabalhar levando junto o seu filho, sem correria, podendo estar logo ali, pertinho e para o que der e vier, tendo ainda livre acesso. Tudo sem stress e sem atrapalhar a concentração nas atividades profissionais. Realmente um sonho!

Para as crianças, o projeto de aprendizagem criado pela doutora em Educação Andrea Cordeiro estará em prática sob os cuidados de profissionais especializados e treinados para realizar as rotinas especialmente desenvolvidas para elas. Esse projeto infantil foi inspirado na teoria do “attachment parenting” (criação com apego) elaborada pelo pediatra William Sears a partir da Teoria do Apego, de John Bowlby. Tal teoria afirma que a criança busca proximidade com uma pessoa e se sente segura ao perceber sua presença. E o eixo da proposta do Mamaworking é a interação, o fortalecimento de vínculos e o brincar criativo, considerados indissociáveis e fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança como base para o seu desenvolvimento.

Além desta estrutura física e humana, estão entre os serviços prestados a locação de salas de reuniões, almoços e lanches Mamaworking desenvolvidos pela nutricionista da casa. Há também programação infantil, programação para mães, eventos externos para mães e filhos, formação empreendedora e o desenvolvimento de eventos para marcas e consultoria de marca.

EVENTO

Para apresentar a proposta do Mamaworking, será realizado o evento Filho e Mãe Juntos: Um Mundo melhor no dia 13 de junho na Ave Lola Espaço de Criação. O evento será das 14 às 17h com diversas brincadeiras desenvolvidas por meio de oficinas sensoriais às crianças, ou seja, elas se divertem e desenvolvem os sentidos ao mesmo tempo. Também haverá a participação do Grupo Baquetá, que pesquisa e desenvolve projetos com foco nas culturas populares do Brasil para adultos e crianças nas áreas de teatro, música, dança, literatura e artes visuais. No dia serão oferecidos lanches para crianças feitos pela própria nutricionista do espaço.

Serviço – Mãe e filhos juntos fazem um mundo melhor

Quando: 13 de junho (sábado)

Onde: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Portugal, 339)

Horário: 14h às 17h

Quanto: gratuito

Informações e inscrições: www.mamaworkingblog.wordpress.com e (41) 3016 8083