Chegando aos cinemas brasileiros nesta quinta (11), o terror Ouija: O Jogo dos Espíritos segue a velha fórmula de pouca inovação no gênero. Com quase dois meses de atraso na estreia comparado aos Estados Unidos, lugar onde o filme lucrou alto nas bilheterias, Ouija surge no Brasil para ocupar a lacuna deixada por Annabelle.
Dirigido por Stiles White, que conta no currículo com bons filmes de terror como Possessão e O Pesadelo, além do interessante suspense Presságio. O elenco é jovem e quem leva destaque é a inglesa Olivia Cooke, conhecida pelo papel na série de TV “Bates Motel” e principalmente por sua atuação no terror recente “A Marca do Medo”.
O filme conta a história de cinco jovens que por meio do tabuleiro Ouija desejam obter respostas sobre a morte de uma amiga e acabam por libertar forças sobrenaturais. Pra quem não sabe, Ouija é um tabuleiro conhecido por conseguir gerar interações entre humanos e espíritos por meio de palavras e letras. Aqui ele serve como condutor principal de toda trama.
Mas nada disto é suficiente, o que vemos em cena são situações pra lá de cansativas e óbvias. As atuações não têm nada de convincente, não passando medo em nenhuma situação. O suspense simplesmente não existe, já que as cenas são rápidas e mal explicadas. A trama principal é interessante (utilizar o jogo para se comunicar com um amigo morto), porém mal encaminhada.
Desde o grande alvoroço causado por Atividade Paranormal, alguns anos atrás, o número de filmes de terror vem crescendo absurdamente e se tornando algo bem lucrativo, principalmente pelo baixo custo de produção. O grande problema é que tamanho excesso de produções veio acompanhado de uma falta de qualidade absurda, onde todos apostam no básico e esquecem que o gênero precisa de inovações.
Ouija é mais um exemplo desta fraca safra que marcou 2014. Com poucas cenas de suspense, sustos mal colocados e mortes sem explicação. Trama encurtada e buscando caminhos óbvios, finalização fraca e aquela velha deixa para uma continuação desnecessária. Mais triste ainda é que as melhores cenas, se podem ser chamadas de melhores, aparecem no trailer.
Ponto forte
Ouija. Um objeto sempre presente nos filmes que envolvem espíritos e sobrenatural, mas que ainda não havia ganhado um destaque em grande escala. Uma pena ter sido mal utilizado. Pelo menos serve para aumentar sua “fama”.
Ponto fraco
É mais do mesmo. Quem gosta de ver filmes de terror, amantes do gênero e até mesmo os que assistem para levar alguns sustos vão sair da sala com a sensação de que tudo aquilo já foi visto e provavelmente de forma melhor executada.
Nota: 3,5
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.