O presente de natal da Disney chegou na hora certa aos cinemas, Operação Big Hero é a nova empreitada do estúdio em forma de animação. A diferença desta vez se dá por ser a primeira parceria entre a Disney e a Marvel na forma de uma animação, ou seja, a qualidade dos estúdios do Mickey Mouse junto da qualidade dos quadrinhos da Marvel.
Como já é de se esperar, não se trata de um conto de fadas e muito menos um musical. Operação Big Hero é uma trama sobre jovens que não são exatamente super-heróis, mas que com a inteligência se tornam algo bem próximo de tal para combater o mal. A história é baseadas nas HQs de nome Big Hero 6, título original do filme.
A direção fica por conta de Don Hall e Chris Williams, diretores experientes em diversas produções da Disney como: A Nova Onda do Imperador, A Princesa e o Sapo e A Família do Futuro (Hall); Bolt e Frozen (Williams). Dois especialistas no gênero, com grandes obras no currículo e adicionam aqui mais uma com Big Hero.
O filme é excelente em todos os quesitos. A qualidade digital vista em todo o filme é coisa de outro mundo, com detalhes impecáveis e cenários beirando o realismo. Mesmo se tratando de uma animação, a fotografia é representativa principalmente nos momentos de câmera aberta com retratos belos e um paisagismo digno de filmes “reais”. A história em si é bem típica de filmes de ação/heroísmo com perdas e vitórias, porém nada naquele modo clichê de fazer algo e sim algo que acaba por lhe prender em frente à telona.
Sempre presente nos filmes da Disney e até da própria Marvel, o humor é recorrente aqui. Em grande parte das cenas vemos situações puxadas para um tom cômico e que funciona muito bem, rendendo momentos de gargalhadas com Baymax. O quarteto de amigos também coopera neste quesito, situação que o protagonista Hiro se destoa um pouco. O garoto é a pegada mais séria e moralista da história, em certas situações até mesmo dramático.
Operação Big Hero é surpreendente em vários sentidos. Mostrando a capacidade da Disney em sempre melhorar e que é possível adaptar heróis com maestria em um filme de animação onde o público principal são crianças. Mas não pense que é um filme infantil não, tem horas que chega a parecer que o espectador mais deslumbrado é o adulto com demasiado capricho e qualidade colocado no filme. Tamanha qualidade vem sendo agraciada com indicações na principais premiações, entre elas Globo de Ouro, a indicação para o Oscar de melhor animação é questão de tempo.
O público brasileiro pode ter uma grande surpresa com os dubladores escolhidos para cá. Os quatro amigos e heróis “coadjuvantes” receberam vozes bem conhecidas: Marcos Mion, Fiorella Mattheis, Robson Nunes e Kéfera Buchmann. Destaque para o apresentador de TV que combinou direitinho com o personagem Fred / Fredzilla.
Ponto forte
Baymax. O robô é o personagem típico nos filmes da Disney, aquele que caminha pelo lado do humor e que ganha o coração de todos. Em Bighero, Baymax é simplesmente o coração do filme. É o melhor nas cenas de ação, comédia e até mesmo drama.
Ponto fraco
Faltou um desenvolvimento maior em algumas passagens. Como uma melhor apresentação e aprofundamento do quarteto de amigos, e principalmente uma especificação mais detalhada do progresso entre todos eles de pessoas normais para se tornar heróis.
Nota: 8,5
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho