A nova empreitada de Guillermo Del Toro que estreia nesta quinta (16) se chama Festa no Céu e chega aos cinemas internacionais para mostrar um pouco mais sobre o México. A animação foge do comum tanto na história quanto no design e principalmente pela iniciativa de abrir novos horizontes.
Festa no Céu conta a história de um triângulo amoroso entre Maria, Manolo e Joaquin que cresceram juntos no mundo dos vivos e são objetos de uma aposta entre La Muerte e Xibalta, governantes das terras dos lembrados e dos esquecidos respectivamente, em que o derrotado perderá seu comando. Todo o desenrolar desta história é narrado por uma guia de museu para algumas crianças desobedientes.
É fácil perceber o excesso de informações para um filme de animação que rapidamente é categorizado como infantil. Muito desta sobrecarga pode ser considerada obra de quem está por trás das câmeras. Del Toro é mundialmente conhecido pela qualidade e profundidade de seus filmes, aqui ele se joga em algo novo como produtor de uma animação voltada ao público infantil.
O filme começa em tempos atuais com crianças sendo guiadas ao museu e lá recebendo uma aula de história mexicana. A narração segue presente de inicio ao fim, como uma forma de terceirização do filme. Por várias vezes a trama principal é interrompida para retornar com alguma interferência da narradora e seus ouvintes. A proposta não é totalmente nova, mas causa alguns momentos de alívio e explicação maior em cenas confusas.
Festa no Céu segue uma linhagem cada vez mais comum de animações puxadas para um lado mais adulto, que possam agradar pais e filhos. Aqui até mesmo os traços dos personagens fogem do comum, já que todos os personagens da trama são montados em forma de bonecos de madeira. Não só isso, mas o filme coloca várias lições de moral baseadas em problemáticas da própria vida real.
Manolo é de uma família de toureiros que segue firmemente a herança de saber “derrotar” um touro, mas ele é diferente com seu gosto por cantar e tocar violão aliados com um total sentimento de que animais não devem ser machucados. Maria é filha do governante local e se vê obrigada toda hora de concordar com os gostos do pai visando um bem maior. Joaquin é a típica pessoa que precisa mostrar ser o melhor, custe o que custar.
Ponto forte
Talvez o maior mérito seja exatamente o de tratar situações inusitadas para um filme infantil, como a morte. A morte é quase ausente deste tipo de filme, mas aqui está presente em todo momento. Falar sobre pessoas que não estão mais presentes e do que acontece após a morte não são situações fáceis, e aqui são muito bem representadas. Uma mostra rápida de como o México em si lida com tais situações.
Ponto fraco
Muito assunto em pouco lugar. Em determinado momento você chega a se perder na imensidão de personagens, locais e histórias que são colocadas uma sobre as outras sem explicação. Parece que um atalho foi utilizado para chegar facilmente ao final, não importando os buracos no caminho.
Nota: 7,5
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.