A nova empreitada de Guillermo Del Toro que estreia nesta quinta (16) se chama Festa no Céu e chega aos cinemas internacionais para mostrar um pouco mais sobre o México. A animação foge do comum tanto na história quanto no design e principalmente pela iniciativa de abrir novos horizontes.
Festa no Céu conta a história de um triângulo amoroso entre Maria, Manolo e Joaquin que cresceram juntos no mundo dos vivos e são objetos de uma aposta entre La Muerte e Xibalta, governantes das terras dos lembrados e dos esquecidos respectivamente, em que o derrotado perderá seu comando. Todo o desenrolar desta história é narrado por uma guia de museu para algumas crianças desobedientes.
É fácil perceber o excesso de informações para um filme de animação que rapidamente é categorizado como infantil. Muito desta sobrecarga pode ser considerada obra de quem está por trás das câmeras. Del Toro é mundialmente conhecido pela qualidade e profundidade de seus filmes, aqui ele se joga em algo novo como produtor de uma animação voltada ao público infantil.
O filme começa em tempos atuais com crianças sendo guiadas ao museu e lá recebendo uma aula de história mexicana. A narração segue presente de inicio ao fim, como uma forma de terceirização do filme. Por várias vezes a trama principal é interrompida para retornar com alguma interferência da narradora e seus ouvintes. A proposta não é totalmente nova, mas causa alguns momentos de alívio e explicação maior em cenas confusas.
Festa no Céu segue uma linhagem cada vez mais comum de animações puxadas para um lado mais adulto, que possam agradar pais e filhos. Aqui até mesmo os traços dos personagens fogem do comum, já que todos os personagens da trama são montados em forma de bonecos de madeira. Não só isso, mas o filme coloca várias lições de moral baseadas em problemáticas da própria vida real.
Manolo é de uma família de toureiros que segue firmemente a herança de saber “derrotar” um touro, mas ele é diferente com seu gosto por cantar e tocar violão aliados com um total sentimento de que animais não devem ser machucados. Maria é filha do governante local e se vê obrigada toda hora de concordar com os gostos do pai visando um bem maior. Joaquin é a típica pessoa que precisa mostrar ser o melhor, custe o que custar.
Ponto forte
Talvez o maior mérito seja exatamente o de tratar situações inusitadas para um filme infantil, como a morte. A morte é quase ausente deste tipo de filme, mas aqui está presente em todo momento. Falar sobre pessoas que não estão mais presentes e do que acontece após a morte não são situações fáceis, e aqui são muito bem representadas. Uma mostra rápida de como o México em si lida com tais situações.
Ponto fraco
Muito assunto em pouco lugar. Em determinado momento você chega a se perder na imensidão de personagens, locais e histórias que são colocadas uma sobre as outras sem explicação. Parece que um atalho foi utilizado para chegar facilmente ao final, não importando os buracos no caminho.
Nota: 7,5
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho