Cozinhando com o CC: receita de Caponata

Quem me conhece sabe que eu adoro receber convidados em casa, mas para aproveitar a companhia dos amigos sem precisar passar horas na cozinha, nada melhor que antepastos que podem ser preparados com antecedência possibilitando atenção total aos amigos durante a visita. A caponata é incluse uma ótima opção de conserva, podendo ser guardada em potes de vidro esterilizados com tapas lacradas.

Uma ótima pedida é a caponata, agrada carnívoros e veganos, deliciosa para comer com torradas ou nosso tradicional pão francês – com pão italiano nem se fala! Sirva acompanhado de uma tábua de frios e cerveja gelada e o sucesso do seu petit comité está garantido.

O prato é um clássico na região da Sicília na Itália. Originalmente não leva pimentões, mas a partir do momento que foi se espalhando pelo país e pelo mundo foi ganhando novas versões com novos vegetais, legumes, passas, anchovas e por aí vai… O fato é que esse antepasto mediterrâneo traz todo o frescor característico dessa cozinha em um preparo simples e saboroso. Se o nome tem uma origem catalã relacionada as videiras ou, como diz a lenda, relacionado ao “capo”, como eram conhecidos os chefes da máfia italiana, não existe um consenso. Joe Cipolla, o chef dos chefes da máfia, tinha receita própria dessa iguaria para Al Capone, Caponata Di Al ou Verduras fritas à Al Capone. Mangia che te fa bene!

RECEITA (rendimento 2 porções)

  • INGREDIENTES  

– 2 berinjelas médias;

– 1 pimentão vermelho;

– 1 pimentão amarelo;

– 1 pimentão verde;

– 2 cebolas;

– 10 dentes de alho;

– 2 colheres de sopa de alcaparras;

– 250gr de azeitonas verdes sem caroço;

– 1 colher de sopa de orégano desidratado;

– 4 ramos de alecrim fresco;

– 2 xícaras de azeite;

– ½ xícara de aceto de vinho branco;

– 1 colher de chá de açúcar;

– Sal;

– Pimenta do reino. 

  • MODO DE PREPARO

– Primeiramente corte as berinjelas em retângulos finos e deixe de molho em uma mistura de água e sal (isso ajuda tirar o amargor), eu uso a proporção de 1 colher de sopa rasa de sal para cada litro de água;

– Corte tipo Julienne (tiras longas e finas) as cebolas e os pimentões (obs: os cortes da caponata não requerem muita precisão, tradicionalmente são mais “grosseiros” mesmo);

– Descasque a amasse os dentes de alho;

– Lave as alcaparras e escorra;

– Escorra a água da berinjela;

-Misture tudo em uma forma;

– Leve para assas a 180 graus por 1 hora e 30 minutos, mexendo a cada 30;

– Retire do forno e corrija, se necessário, sal, pimenta e a acidez (aqui com açúcar, igual se faz com o molho tomate).

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!

Por Lucas Martins
08/04/2020 20h02