Como ressignificar nossa História?

O que você mudaria em sua História?

Nossa história de vida é marcada por muitos eventos, situações e fatos que nem sempre podemos omitir ou modificar. Em muitas destas histórias nem sequer participamos ativamente, mas elas chegam até nós como heranças ou mesmo fardos familiares, e esporadicamente esses eventos nos são reportados como se fossemos responsáveis por eles ou mesmo como se tivéssemos algum poder sobre aqueles eventos.

Não raras são as circunstâncias em que as pessoas são condenadas por atos, ações e irresponsabilidades de seus antepassados, através de julgamentos racistas, preconceituosos e julgadores. Tantas são as histórias que carregamos conosco que são provenientes de nosso Sistema Familiar e que não podemos escapar delas ou apagá-las, pois estão até mesmo estampadas em nossa pele, cabelos, estatura ou mesmo vestimentas.

Infelizmente algumas pessoas são cruéis quando se deparam com o diferente ou o novo, e situações de falta de respeito e racismo podem ser comuns em nossa sociedade. É como é doloroso para nossa alma ouvir frases sobre nossos antepassados, afirmando que era escravo, ou fugiu da guerra, ou foi roubado e enganado, emigrou e morreu na pobreza.

Então escondemos nossas origens e histórias para parecermos normais e sermos aceitos. Mas agora venho te propor uma reviravolta! Já pensou em ressignificar essas trajetórias e recontar essas narrativas antes tristes e  pejorativas como experiências épicas e heróicas?

Muitos dos africanos escravizados que chegaram ao Brasil, eram guerreiros em suas tribos ancestrais na África, e lutavam bravamente contra a opressão estrangeira. A grande maioria dos europeus que imigraram da Europa para o Brasil foram verdadeiros pioneiros na instalação de muitas cidades e vilas pelo interior do Brasil, e lançaram a semente, juntamente com os indígenas e africanos da matriz que hoje modela nossa genética nacional.

Nosso coração se aquece e fica feliz ao olharmos nossos ancestrais com amor e carinho, sem julgamentos. Não proponho uma negação da verdade, mas sim, um recontar os eventos sem olharmos apenas para os acontecimentos negativos, mas também, e preferencialmente para os fatos e atitudes positivas e construtivas que podemos extrair deles, positivando assim nossas narrativas e sentimentos.

Olhar a trajetória de nossos antepassados sem julgamentos, aceitando a realidade exatamente como era, mas sem inferiorizar ou negativar, mas ressignificando de forma que possam trazer à tona as memórias positivas, que nos fortaleçam como herdeiros destas trajetórias de vida. Não se trata de omitir a verdade, mas verdadeiramente de contá-las com justiça.

Realizar este movimento nos dá força, pertencimento e coragem, pois nos coloca na posição de agentes de nossa própria vida e história. Então tomamos a vida verdadeiramente em nossas mãos e seguimos abastecidos da força que vem das Raízes!

Por Kelly Von Knoblauch
27/08/2021 15h57