O que vale para escolher os melhores jogadores dentro de um elenco? São várias as características. Uns dirão: a experiência é o que mais conta. Outros afirmam: nada substitui o talento.
Mas há algo, especialmente em se tratando do esporte mais popular do Brasil, que não é tão observado quanto em outras modalidades lá fora: as estatísticas, o desempenho dos jogadores. A formação de uma verdadeira seleção de estrelas deveria contar com essa variável.
É isso que Moneyball (ou O Homem que mudou O Jogo em bom português) mostra como isso funcionou na temporada de beisebol em 2002. Informo que não tenho tanta intimidade com os números. Mas, com base neles, o olheiro de uma equipe com um dos menores orçamentos da liga chegou a 20 vitórias consecutivas em uma competição das mais longas, difíceis e desgastantes.
Billy Beane era um jovem talento do esporte. Tido como um dos mais completos quando foi descoberto, fracassou no campo. Fora dele, revolucionou o método de montagem de uma equipe levando em conta valores que outros olheiros não observavam.
Contrariando os conselhos dos experientes, Beane apostou na lógica e nos números para montar uma equipe competitiva. Conseguiu uma série invicta respeitável. Mas, para a tristeza da torcida, não venceu o campeonato ao final da temporada.
O filme, que tem no elenco grandes estrelas como Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman (R.I.P), mostra como um ex-jogador relegado ao ostracismo revolucionou a forma de se pensar o beisebol.
Se os dirigentes que comandam o nosso futebol observassem um pouco dessa obra e tivessem humildade suficiente para propor uma renovação, poderíamos, quem sabe, não ter sofrido um desastre tão grande naquele 8 de julho no Mineirão.
Talvez aí poderá estar o futuro. Montar uma equipe vencedora não passa por sermos dependentes apenas de inspiração e talento. Outros esportes há tempos observam essas características. Não custaria nada o futebol também chegar por este caminho. Basta tentar.
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho