Aqueles chegados em punk rock logo poderão acompanhar a apresentação de uma das bandas mais tradicionais do gênero, Cockney Rejects, que inicia sua turnê pela América do Sul neste final de semana, na Colômbia, e chega ao Brasil dia 28 deste mês com o show inicial em Curitiba, e trazendo uma homenagem à Chapecoense.
Os Cockney Rejects são uma banda de punk rock britânica formada em 1978, no East End de Londres – cidade multicultural e ambiente efervescente onde é quase impossível ficar entediado, um palco perfeito para este gênero agitado e de músicas rápidas germinar e se popularizar. Assim, depois dos Ramones criarem o estilo em Nova Iorque, houve o aparecimento das primeiras bandas inglesas de punk: o Sex Pistols e o The Clash.
Na segunda onda do punk rock, mas ainda na mesma década que esses grandes grupos surgiram, os irmãos Jeff and Micky Geggus, seu cunhado Chris Murrell (baixo) e Paul Harvey (bateria) – os quais logo foram substituídos respectivamente por Vince Riordan e Andy Scott provindos de uma banda conterrânea, o The Tickets – apresentaram seu primeiro demo, “Flares n’ Slippers”, que impressionou a Small Wonder Records.
Após seu clássico show de lançamento na Bridge House de Canning Town e com apenas 4 apresentações, em setembro do mesmo ano de estreia da banda ela já estava assinando com a opulenta EMI, gravadora detentora do catálogo de grandes sucessos como os Beatles, Pink Floyd e (atualmente) Coldplay. O maior single de sucesso dos Cockney Rejects no Reino Unido foi o chamado “The Greatest Cockney Rip-Off”, e sua música “Oi!Oi!Oi!” ainda serviu de inspiração para o movimento de mesmo nome – “Oi!” – subgênero do punk.
Desviando das divagações políticas que permearam a primeira onda do movimento punk, os Cockney Rejects focaram em cantar sobre as circunstâncias que os rodeavam e às milhões de crianças de rua nas cidades do interior da Grã-Bretanha, ainda falavam sobre assédio policial, batalhas de rua e uma de suas maiores temáticas, o futebol.
Em 1980 o controverso grupo, que ganhou fama por sempre se envolver em confusões, foi banido do show Top of the Pops da BBC justamente por uma demonstração um pouco exacerbada de amor pela camisa. Tendo o West Ham como time do coração, eles até gravaram uma nova versão do tema oficial da equipe de futebol londrina “I’m forever blowing bubbles”, para comemorar o fato dela ter chegado à copa FA daquele ano. No entanto, sua devoção culminou em uma queda, com os shows terminando em verdadeiros campos de batalha entre a banda e os torcedores rivais, até a chamada “Batalha de Birmingham”, em que receberam graves acusações criminais.
Os praticamente adolescentes do East End de Londres conseguiram se reerguer, mas apenas em 2000 voltaram com as performances ao vivo. Agora, em sua nova turnê, os Cockney Rejects reafirmam seu amor pelo futebol ao homenagear o clube catarinense que sofreu o acidente aéreo que vitimou quase todo o time em novembro do ano passado após cair na capital da Colômbia.
Coincidência ou não, a turnê da banda se inicia no mesmo local, em Medellín, onde eles pretendem agradecer ao time da cidade, o Atlético Nacional, pela solidariedade de ter cedido o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense. Eles ainda compuseram uma música especial para as vítimas. Essa não é a primeira homenagem que a banda faz a um time de futebol, eles fizeram algo parecido em 2016, no show de despedida do estádio centenário Upton Park, uma apresentação de muita carga emocional, já que esse foi berço de seu amado time, West Ham United.
Antes de aterrissar na terra verde e amarela a banda inglesa ainda fará shows na Argentina e no Chile, chegando ao Brasil dia 28 para seu primeiro show no país depois de 6 anos, que acontece em Curitiba, no Jokers Pub dia 28/04 e depois parte para Recife, se apresentando no Festival Abril Pro Rock dia 29/04 e, por fim, em São Paulo no dia seguinte, 30/04, no Clash Club.
Quando: 28 de abril de 2017 (sexta)
Horário: 19h
Onde: Jokers Pub (R. São Francisco, 164)
Quanto: R$ 80
Vendas: Ticket Brasil
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.