Comece deixando a preguiça de lado. Eu sei que você prefere cores escuras ou sóbrias, pois são mais fáceis para montar o look. O erro nas escolhas é menor? Pode até ser, mas você deveria diminuir o nível de acomodação e tentar algo novo.
Talvez nem o erro seja o motivo. Talvez seja um pouco de medo. Talvez o medo seja a tal da reprovação alheia. Medo não só de usar diferente, mas de sair da “caverninha” do próprio rótulo que você colocou ao seu redor. Pare com isso.
Fotografar em dia de semana é um pouco complicado. Ninguém tem tempo para nada. Ou tem, só não quer conversar. Enfim, é uma mistura de corrida e sorte. Nas roupas, a pressa é nítida. São tons fechados e modelagens desconfortáveis. É mais fácil do que você imagina ver gente puxando saia ou camiseta para baixo, virando o pé com saltos altíssimos, tirando o casaco, soltando a gravata e se perguntando “por que é que sai de casa assim?”. Ah, se você fosse menos preguiços@ e pão dur@…
“Curitiba deveria ser sempre cinza <3”. Querid@, não é porque o seu céu é desta cor que meu dia e meu vestuário será também. Eu amo cores, cores vivas e alegres. Se eu sei usar? Nem sempre, é claro. Eu erro e muito! Mas é “errando” que eu me divirto, é “errando” que eu não fico camuflada entre centenas de pessoas que vejo na rua.
Sim, o colorido tem um pé no seu humor. Algo sobre psicologia das cores, que eu não conheço tão bem, mas deixo como dica para você pesquisar. Pode ser em qualquer estação. Nas fotos da coluna de hoje, por exemplo, o tempo foi de frio para quente. Dois dias bastaram – por um momento, pensei até que iria perder a pauta “Curitiba não é só cinza”. E o exagero no cinza, se você não compreendeu, foi mesmo proposital.
E como surgiu a minha vontade de escrever sobre cores? Simples, se você é da capital vai entender melhor… A feira da praça Osório começou há poucos dias e, para mim, sempre foi parada obrigatória. Pensando em completar essa matéria, não resisti e matei uma das minhas curiosidades: conversei com Vilma do Rosário Teixeira, a mulher por trás da barraquinha das sapatilhas coloridas. “Eu e meu marido fazemos esse trabalho há 40 anos”, disse ela, que confecciona os sapatos manualmente para vender também na feira do Largo da Ordem. Para Vilma, o estilo curitibano deve ser composto por “qualidade do material, como o couro [que eles utilizam], pelo conforto e, principalmente, pelas cores. É na diversidade que está a graça”. A artista, infelizmente, não quis ser fotografada.
“O que te prende em uma cor ou estilo?”, reflita sobre isso. Vale mais pensar do que estocar eternamente as roupas escuras no guarda-roupa.
[masterslider id=”7″]
Obs: se você gosta de moda e street style, é bom visitar a exposição ‘Paris Aqui’ da Ana Clara Garmendia, no Pátio Batel, em Curitiba. A fotógrafa e jornalista traz imagens incríveis registradas na capital francesa. A abertura acontece nesta terça-feira (31), às 19h. Vamos?
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.