Em 2012, quando veio pela primeira vez a Curitiba, Cícero era outro. Tocou as músicas do Canções de Apartamento no Teatro Paiol – e fez duas sessões que couberam bem no espaço: bonitas, sussurradas, discretas, emocionantes. A combinação do ambiente e do som foi tão harmônica que há algumas semanas, quando foi anunciado que ele voltaria a se apresentar aqui, mas agora numa casa de shows, me deu um nó. Especialmente porque o Sábado, seu segundo disco, é tão melancólico quanto o primeiro.

Ao entrevistá-lo na semana passada, cheguei a mencionar minha dúvida. Ele disse o seguinte: “Tenho gostado de tocar em casas com um som maior, mais forte, acho que as músicas ganham a forma que eu imagino tocando”. E no sábado (27), quando ele subiu no palco do Music Hall, entendi o que quis dizer. “Força”. Esse é o substantivo que melhor define o novo Cícero. Os arranjos mudaram, a performance está mais intensa, o show ainda é doce, mas emocionalmente… forte.

Foi curto: durou um pouco mais de uma hora. O público que lotou a casa, no entanto, deixou claro que o tempo valeu a pena. Ouviam-se gritos por toda parte. As pessoas pulavam, vibravam, totalmente extasiadas. E o cantor, meio sem graça, agradecia ao fim de cada música. Conversamos depois do espetáculo e ele reiterou a incredulidade que aparentou sentir durante toda a apresentação. “Tinha muita gente, né?”, perguntou, deslumbrado.

No fim das contas, tocou todas as músicas de seus dois discos, exceto por ‘Cecília e os balões’, ‘Ensaio sobre ela’, ‘Eu não tenho um barco, disse a árvore’ e sua versão de ‘Conversa de botas batidas’, do Los Hermanos – todas faixas intimistas, cantadas baixinho por Cícero em outros tempos. Para arrematar, ainda iniciou ‘João e o pé de feijão’ com um trecho roqueiro de ‘You don’t know me’, do Caetano Veloso.

Cícero em Curitiba – setlist

Fuga nº3 da rua nestor

Capim-limão

Vagalumes cegos

Ela e a lata

Açúcar ou adoçante

Fuga nº4

You don’t know me (Caetano Veloso) – João e o pé de feijão

Porta, retrato

Laiá laiá

Ponto cego

Pra animar o bar

Tempo de pipa

Duas quadras

Por Botafogo

Frevo por acaso

BIS

Asa delta

Pelo interfone