Casa do Estudante de Curitiba ganha livro com memórias de seus 73 anos

No aniversário de 73 anos da Casa do estudante Universitário do Paraná (CEU), a maior casa de estudantes autogerida e autofinanciada da América Latina, a instituição apresenta um livro com registros sobre suas contribuições na formação acadêmica de centenas de jovens universitários acolhidos durante seus estudos em Curitiba.

O livro institucional, nomeado “Ceuenses de todos os tempos”, está dividido em marcos históricos e resgatam sete décadas de existência da CEU na comunidade acadêmica em Curitiba. Na produção, uma equipe de estudantes que atualmente residem na casa fizeram o levantamento da documentação, com supervisão dos professores do Departamento de História e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná.

Na publicação, os jornalistas Zeca Corrêa Leite e Cláudia Santos trazem relatos de moradores e ex-moradores de diferentes regiões do país, com memórias e experiências vividas na casa. Além de retratar sua interação com a vida pública da cidade, a narrativa passa pela discussão sobre a permanência estudantil, retrata o período do regime militar, a reconstrução da memória coletiva e do patrimônio histórico e a luta pela garantia da diversidade. A força estudantil, os desafios de uma gestão independente e o aumento da presença feminina nas Universidades no novo milênio também foram abordados.

O lançamento será online e gratuito ainda neste mês de agosto, e para participar basta entrar em contato pelo e-mail da CEU: [email protected].

Por Julia Schneider
08/08/2021 12h37