A Camerata Antiqua de Curitiba escolheu para encerrar a temporada de concertos deste ano a obra Weihnachts Oratorium BWV 248 (Oratório de Natal), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). O espetáculo, terá como maestro o belga Peter van Heyghen, especialista em música antiga, regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti, em Bruxelas. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h do dia 12 (sexta-feira) e às 18h30 do dia 13 (sábado).
Também atuam como solistas nesse evento os cantores alemães Christine Hoffmann (soprano), Jan Kullmann (contralto) e Achim Hoffmann (baixo), mais o inglês Robert Buckland (tenor). Tanto o regente como os solistas estrangeiros vêm para o Brasil a convite da Camerata especialmente para esse concerto. No caso dos solistas alemães, é a primeira vez que se apresentam no país. Todos com sólidas carreiras na Europa, eles proporcionam para o coro da Camerata uma experiência inédita ao dividir o palco com os cantores curitibanos. O regente Peter van Heyghen já se apresentou com a Camerata no ano passado, num dos concertos da temporada de 2013.
A obra escolhida pela Camerata para encerrar o ano é uma das maravilhas do repertório barroco e revela a crença fervorosa e sincera das composições sacras de Bach. Com o evidente objetivo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, a peça finalizada em 1734 tem como texto básico trechos dos Evangelhos de Lucas e Mateus, complementado com versos do poeta Christian Friedrich Henrici, conhecido por “Picander”.
Para executá-la, a Camerata estará sob o comando de um dos maiores especialistas na música antiga. As atividades musicais de Peter Van Heyghen são múltiplas. Como flautista, realiza concertos solo e turnês com o grupo de música antiga sediado em Antuérpia More Maiorum.É regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti em Bruxelas. Realiza concertos com as orquestras barrocas dos Conservatórios de Bruxelas e Haia. Como professor de prática da performance histórica (renascentista e barroca), ensina nos departamentos de Música Antiga dos conservatórios de Bruxelas e Haia. Além disso, ele é regularmente convidado para dar palestras e ministrar masterclasses em conservatórios e universidades de todo o mundo. Desde 2012 ele é também Courtesy Professor of Musicologyda Universidade de Oregon (Eugene, EUA).
A temporada de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba em 2014 foi patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Quando: 12 e 13 de dezembro (sexta-feira e sábado)
Onde: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Horário: sexta às 20h e sábado às 18h30
Quanto: R$30 inteira e R$15 a meia-entrada
Classificação: Livre
Créditos: Alice Rodrigues
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Data de Lançamento: 30 de junho de 2022
Minions 2: A Origem de Gru é a continuação das aventuras dos Minions, e desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles.
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 1 de julho de 2022
Data de Lançamento: 3 de julho de 2022
Nesta série original da HBO Latin America que se passa em um Brasil que aprovou a descriminalização da maconha, o jovem traficante Biriba enfrenta um dilema: permanecer no mundo do crime ou tentar a sorte na legalidade. Mas fugir da sua antiga vida não será tão fácil quanto parece.
Data de Lançamento: 29 de junho