A Camerata Antiqua de Curitiba escolheu para encerrar a temporada de concertos deste ano a obra Weihnachts Oratorium BWV 248 (Oratório de Natal), do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). O espetáculo, terá como maestro o belga Peter van Heyghen, especialista em música antiga, regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti, em Bruxelas. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h do dia 12 (sexta-feira) e às 18h30 do dia 13 (sábado).
Também atuam como solistas nesse evento os cantores alemães Christine Hoffmann (soprano), Jan Kullmann (contralto) e Achim Hoffmann (baixo), mais o inglês Robert Buckland (tenor). Tanto o regente como os solistas estrangeiros vêm para o Brasil a convite da Camerata especialmente para esse concerto. No caso dos solistas alemães, é a primeira vez que se apresentam no país. Todos com sólidas carreiras na Europa, eles proporcionam para o coro da Camerata uma experiência inédita ao dividir o palco com os cantores curitibanos. O regente Peter van Heyghen já se apresentou com a Camerata no ano passado, num dos concertos da temporada de 2013.
A obra escolhida pela Camerata para encerrar o ano é uma das maravilhas do repertório barroco e revela a crença fervorosa e sincera das composições sacras de Bach. Com o evidente objetivo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, a peça finalizada em 1734 tem como texto básico trechos dos Evangelhos de Lucas e Mateus, complementado com versos do poeta Christian Friedrich Henrici, conhecido por “Picander”.
Para executá-la, a Camerata estará sob o comando de um dos maiores especialistas na música antiga. As atividades musicais de Peter Van Heyghen são múltiplas. Como flautista, realiza concertos solo e turnês com o grupo de música antiga sediado em Antuérpia More Maiorum.É regente principal e diretor artístico da Orquestra Barroca Les Muffatti em Bruxelas. Realiza concertos com as orquestras barrocas dos Conservatórios de Bruxelas e Haia. Como professor de prática da performance histórica (renascentista e barroca), ensina nos departamentos de Música Antiga dos conservatórios de Bruxelas e Haia. Além disso, ele é regularmente convidado para dar palestras e ministrar masterclasses em conservatórios e universidades de todo o mundo. Desde 2012 ele é também Courtesy Professor of Musicologyda Universidade de Oregon (Eugene, EUA).
A temporada de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba em 2014 foi patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Quando: 12 e 13 de dezembro (sexta-feira e sábado)
Onde: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Horário: sexta às 20h e sábado às 18h30
Quanto: R$30 inteira e R$15 a meia-entrada
Classificação: Livre
Créditos: Alice Rodrigues
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.