texto por Angela Antunes
A manhã de muitas brasileiras – e de mais de 1 milhões de pessoas ao redor do mundo – contou muita música, discursos emocionantes e tecnologia durante o show do grupo BTS – Map of the Soul On:e, que teve sua primeira apresentação neste sábado, às 7 horas (horário de Brasília), e segunda no domingo, às 4. Elevando ao máximo o nível de shows online, tendência que ganhou força durante a pandemia, o BTS mostrou por que merece o título de maior grupo pop do mundo atualmente, com uma produção impecável repleta de hits. Para as duas apresentações, foram vendidos mais de 1 milhão de ingressos – os dados detalhados do número de espectadores deve ser anunciado na segunda, 12.
O show foi um misto de diversos nuances da carreira do BTS desde o seu início, em 2013, até o último lançamento, Map of the Soul: 7, lançado em junho deste ano. Em meio ao repertório, canções em tributo direto às Armys – fãs do grupo, responsáveis por levá-los a patamares pouco alcançados por outros artistas. A turnê do mais recente trabalho aconteceria em 2020, e foi cancelada devido à pandemia. Por conta disso, a expectativa pela apresentação era grande. Conhecido por suas performances, o grupo não teve a chance de apresentar ao vivo o repertório deste álbum. Foi a hora de ver músicas como “ON”, “00:00 (Zero O’Clock)” e “UGH!” pela primeira vez ao vivo; além das canções solo dos membros como “My Time”, “Filter”, “Inner Child”, “Moon”, “Outro : EGO”, “Interlude : Shadow” e “Intro : Persona”.
A estrutura montada no KSPB Dome (Olympic Gymnastics Arena), dentro do Parque Olímpico em Seul, na Coreia do Sul, foi de impressionar. Com quatro palcos interligados, cada música contava com iluminação e cenários diferentes. A plateia tinha em cada uma das cadeiras em frente ao palco uma Army Bomb – lightstick oficial do grupo, que conectado via Bluetooth brilhava na casa dos fãs da mesma forma que no estádio. Nos telões, a plateia virtual podia ser vista e ouvida pelos membros do grupo, e inclusive interagiram durante a apresentação. “Esse show foi feito para vocês verem a energia do BTS por diversas performances”, disse Jimin no início da apresentação. No set list, músicas do mais recente trabalho eram intercaladas com canções do início da carreira – como “N.O”, “We Are Bulletproof PT. 2” e “Boy in Luv”. Em cada segmento, um curto vídeo dava o tom e transição das canções que viriam a seguir, com dinheiro a visuais, som e luz em perfeita harmonia. Uma das transições de maior destaque foi ao final de “Black Swan”, quando Jimin apresentou um coreografia de dança contemporânea ao som orquestrado da canção.
O segmento final, conforme indicou o líder Rap Monster, foi dedicado aos fãs que estão ao lado do grupo há 7 anos. Em meio a um set de realidade virtual, o BTS apresentou “DNA”, “Dope”, “No More Dream” – o primeiro single, em novo remix –, seguido pela entrada novamente da plateia virtual, com a homenagem “BTS <3 Army” escrita com as luzes dos lightsticks. Para fechar, “Butterfly”, “Run”, e o hit “Dynamite”, com direito a balões em roxo – também homenagem aos fãs – caindo sobre a plateia virtual – duas das canções foram trocadas por “Spring Day” e “Idol” na segunda apresentação. “Nós somos realmente fortes. Os Armys que eu conheço e o BTS que eu conheço são fortes, e nós sempre vamos achar um caminho”, disse Rap Monster ao fim do concerto. “Vamos acreditar em nós mesmos”, finalizou. Cada um dos integrantes deu seu recado ao final do show, que contou com sentimentos de frustração por não poderem estar se apresentando frente a frente devido à pandemia, mas com esperança de que, em breve, melhores tempos virão.
Por fim, o grupo apresentou “We are Bulletproof : The Eternal”, canção que faz referência ao nome do grupo e dos fãs, com a mensagem: “nós não somos só sete com vocês”. Ainda não confirmado, o número de telespectadores pode quebrar o recorde de maior show ao vivo pago do mundo (vale lembrar que o recorde anterior já é deles, com a apresentação Bang Bang Con: The Live, que aconteceu em junho deste ano, com mais de 750 mil telespectadores).
A popularidade do BTS impressiona, e o grupo vem embalado por uma nova onda de sucesso movida pelo hit Dynamite, lançado em 21 de agosto deste ano. O videoclipe da canção se tornou o mais visto em 24 horas no YouTube, com mais de 101 milhões de visualizações, e a música garantiu ao grupo coreano o primeiro lugar na parada Hot 100 da Billboard, o primeiro artista do país a conquistar tal feito. Desde então, o que já era popular, tornou-se ainda maior.
O número de ouvintes do grupo no mundo na plataforma Spotify cresceu mais de 300% desde então, e garantiu uma quebra de barreiras culturais expressivas. Com músicas que exaltam temas importantes e relevantes ao seu público como autoaceitação, bullying e depressão, o BTS tem alcançado patamares pouco atingidos por outros artistas. Movido por uma legião de fãs – Armys – que levam os rapazes para lugares que eles talvez não chegariam por meios tradicionais, eles conquistaram um relacionamento com fãs e alcance que gravadoras e outros artistas ainda almejam alcançar.
Para quem ficou curioso, o show Map of the Soul On:e contará com mais uma apresentação na madrugada deste sábado para domingo, às 4 horas da manhã (horário de Brasília). Para garantir seu ingresso, basta acessar o aplicativo Weverse Shop.
Set-list – Map of the Soul On:e (10 de outubro)
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Eu Sou Maria é um drama nacional dirigido por Clara Linhart que acompanha a protagonista (Núbia Maurício), de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe, Célia, e o irmão mais novo. Por se destacar em uma prova de redação, Maria consegue uma bolsa em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Porém, agora, ela deve lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, encarando o desafio de manter suas notas altas e provar que merece estar ali.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Digimon Adventure 02: O Início é a sequência de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, lançado em 2020. O filme se passa dez anos após seu antecessor, e acompanha Daisuke Motomiya (Fukujurou Katayama), agora com vinte anos de idade. Após os acontecimentos da aventura no Mundo Digital, Daisuke e os outros escolhidos estão mudando gradativamente – tanto em aspectos físicos quanto em seus estilos de vida. Em uma noite qualquer, eles são surpreendidos por uma enorme Digitama que surge no céu acima da Torre de Tóquio. Dela, eles conhecem o misterioso Lui Ohwada (Megumi Ogata), que compartilha informações surpreendentes: ele é o primeiro escolhido humano da história.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Folhas de Outono é um filme finlandês de comédia dramática dirigido e roteirizado por Aki Kaurismäki. O longa acompanha a história de Ansa (Alma Pöysti) uma estoquista de supermercado, e Holappa (Jussi Vatanen), um ex-alcoólatra. Completamente desconhecidos, os caminhos dos dois acabam se cruzando acidentalmente em um bar de karaokê numa noite qualquer em Helsinki. Automaticamente atraídos um pelo outro, eles decidem sair em um encontro e, talvez, começar um relacionamento improvável que pode ser a solução para afastar a solidão existencial de ambos – mas uma série de adversidades e mal-entendidos faz com que os dois acabem se afastando.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Monster é um filme japonês de drama e suspense dirigido por Kore-eda Hirokazu (Assuntos de Família, Ninguém Pode Saber). A história mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho, e ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Pedágio é um filme brasileiro de drama dirigido e roteirizado por Carolina Markowicz (Carvão, O Órfão) e estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga. Na trama, Suellen (Jinkings) é uma mulher que leva uma vida simples trabalhando como cobradora de um pedágio. Um dia, ela percebe que pode usar o emprego como uma forma de fazer uma renda extra – mas de maneira ilegal. Ela decide arriscar, mas acredita ter um motivo muito bom para tal: o dinheiro seria totalmente destinado a uma caríssima “cura gay” para seu filho Tiquinho (Alvarenga), ministrada por um pastor estrangeiro muito conhecido.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Em O Jogo da Invocação, um grupo de adolescentes de Salem descobre uma faca amaldiçoada que libera um demônio, que os força a jogar versões horríveis e mortais de jogos infantis onde não pode haver vencedores, apenas sobreviventes. Na trama aterrorizante, Billie (Natalia Dyer) e Marcus (Asa Butterfield) são irmãos que se envolvem no jogo demoníaco e perigoso que acaba indo longe demais. A família acaba destruída após os filhos participarem da brincadeira demoníaca. A história do longa então acompanha a família de Salem e seus personagens que se envolvem com a entidade maligna, cujo objetivo é brincar com suas vítimas até a morte.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história – ambientada em 1987 – acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e – mesmo com personalidades e vidas bem distintas – iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2023
Poliana é uma garota que sempre soube ver o lado bom da vida. Ela aprendeu com seu pai o “jogo do contente” e com ele encontra algo de positivo até nas situações mais difíceis. Mas desde que o pai Otto Pendleton sumiu no ano anterior, ela não consegue mais entrar na brincadeira. No seu aniversário de 15 anos, Poliana ganha um lindo colar que pertenceu à mãe, e leva o presente para o famoso Campo de Férias. Quando Poliana e seus amigos começam a viver situações estranhas, eles resolvem descobrir os mistérios daquele lugar – e encontram muito mais do que esperavam.