Bienal de Quadrinhos terá 5 meses de programação cultural gratuita

A 6.ª edição da Bienal de Quadrinhos começou nesta última quarta-feira (11), em formato completamente online, e contará com cinco meses de programação cultural gratuita sobre o tema Música & Quadrinhos, com 140 artistas nacionais e internacionais convidados. No evento, o lançamento de uma coletânea inédita com obras de Luiz Gê, artista homenageado da edição, uma feira de HQs online, palestras, debates, oficinas, cocriação de obras e ações voltadas ao público de cidades da região metropolitana de Curitiba.

A abertura da Bienal aconteceu com o Residência Bienal, onde seis artistas residentes — músicos e quadrinistas — contaram com a tutoria de Luiz Gê e Arrigo Barnabé, parceiros no emblemático álbum “Clara Crocodilo” (1980), com o objetivo de promover o contato dos residentes com os dois grandes artistas, revelando novas expressões. Participam da residência artistas de diversos estados, como Grazi Fonseca (RS), Gabriel Góes (DF), Marília Marz (SP), Fernando Nicknish (SC), Rodrigo Stradiotto (PR) e Silvanny Sivuca (SP).

Luiz Gê também terá sua trajetória artística em uma compilação inédita de obras envolvendo música e quadrinhos, criados em sua carreira de quase meio século. O projeto gráfico e edição do livro serão coordenados pela Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que prevê a impressão de 500 exemplares e distribuição gratuita para Gibitecas do Paraná e do Brasil. Para o lançamento, acontecerá uma live com a presença do autor homenageado da edição.

Muvuca online

Nos dias 13 e 14 e 20 e 21 de novembro, a feira Muvuca acontecerá de forma on-line, onde o compartilhamento de interesses na produção de HQs, exposição de artistas e editores acontecerá em tempo real com o público. Serão 100 participantes selecionados pela curadoria da Bienal: Mitie Taketani, fundadora da Itiban Comic Shop; Vadeco Schettini, músico e produtor; e Fabio Zimbres, quadrinista e ilustrador. Ao todo serão 24 horas de programação, incluindo intervenções artísticas. Já para o público infantil, acontecerá a Muvuquinha.

As ações formativas da Bienal de Quadrinhos Online acontecerão de 23 a 26 de setembro e de 30 de setembro a 3 de outubro. Palestras, debates e oficinas com mais de 30 convidados nacionais e internacionais irão explorar o diálogo entre música e quadrinhos. As oficinas serão dirigidas para diferentes públicos (adulto, infantil, profissionais e iniciantes) e terão vagas limitadas, com necessidade de inscrição.

Além disso, acontecerá uma oficina online de HQs, desenvolvida pelo Instituto Caranguejo, direcionada para o público infanto-juvenil das escolas públicas, em articulação com as regionais de educação em Curitiba.

No mês de outubro, atividades culturais com quatro artistas locais e dois nacionais acontecerão em Araucária e São José dos Pinhais, com a produção de uma obra coletiva por meio de encontros virtuais entre os artistas. As obras resultantes serão executadas em espaços públicos das cidades e o processo será registrado e disponibilizado nas redes sociais da Bienal.

Em comemoração aos 10 anos de vida da Bienal de Quadrinhos, em novembro e dezembro vídeos sobre todas as edições irão relembrar momentos importantes e falar sobre a resistência e impacto de um evento gratuito de democratização da cultura.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site da Bienal de Quadrinhos.

Por Julia Schneider
13/08/2021 10h00