Os cinemas brasileiros recebem nesta quinta (4) o filme de terror A Autópsia. O longa é ambientado inteiramente em um necrotério gerenciado por pai e filho, responsáveis pelas autópsias de corpos mandados pela polícia local. Até que certo dia, eles recebem um cadáver de uma moça não identificada e junto dela manifestações sobrenaturais começam a acontecer no local.
A Autópsia chega aqui com cinco meses de atraso comparado ao mercado americano. Apesar de a produção trazer uma trama relativamente nova e explorá-la muito bem, esse delay entre lançamento nos EUA e aqui é realmente preocupante. É um problema por dois fatores: internet e desvalorização. O primeiro se dá quando vivemos em um mundo rodeado de downloads, e “graças” à isso o filme já está disponível online desde o começo do ano (uma grande perda para uma produção que funciona tão bem nos fatores estéticos, como som e ambiente, e se torna mais funcional nas telonas). Já o lado desvalorizador se dá pelo próprio gênero suspense/terror que sofre para ter um espaço na sétima arte, seja por poucos exemplares ou má vontade das produtoras em lançá-los condizentemente com sua data original.
Deixando esta questão externa de lado, The Autopsy of Jane Doe (no original) é um grande acerto do maravilhoso diretor norueguês André Øvredal. Esse é apenas o segundo trabalho dele, posteriormente ao brilhante ‘O Caçador de Troll’, terror em formato found-footage e provavelmente um dos melhores no estilo. Em A Autópsia ele se aproveita do ambiente fechado e de cadáveres para criar um clima realmente tenso. Juntam-se a ele as grandes atuações dos experientes Brian Cox e Emile Hircsh.
A protagonista (?) é vivida por Olwen Catherine Kelly e no inglês existe um trocadilho com seu personagem: lá Jane Doe é como se fosse um ‘fulana’ aqui no Brasil. Ainda bem que tiraram essa parte na conversão do título pra cá, difícil imaginar um filme de terror chamado ‘A Autópsia da Fulana’.
A ideia de colocar um necrotério como ambiente e aprofundar no trabalho de uma autópsia são excelentes. Não só pela questão do suspense ou estética, mas por ser realmente interessante analisar o modo como a busca de possíveis causas para a morte é feita. É uma produção que vai além do clima assustador e entrega um ótimo roteiro. Necessário ressaltar que tal roteiro infelizmente acaba se perdendo no final na busca desenfreada por soluções e uma supérflua obrigação de colocar pavor em cena.
Não vivemos tempos de bons filmes assustadores e muito menos dos que saibam trilhar um suspense de tirar o fôlego. A Autópsia não chega a se encaixar perfeitamente nisso aí, mas caminha com facilidade por tais estilos. Torna-se interessante ao criarmos uma noção do que é que está acontecendo ali em cena e sermos surpreendidos ao decorrer do filme.
A Autópsia gera bons sustos e nos prende com o desenrolar da história (só por esse fator em um filme de terror já merece créditos). É uma grata novidade em meio de tanto desperdício do gênero, totalmente válido aos apreciadores de uma boa tensão.
Nota: 8,0
https://www.youtube.com/watch?v=Ma7efzNe8OE
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.