(Foto: Luiz Bocian)
O Palacete dos Leões conta com um estilo eclético e é do início do século XX, na época do ciclo da erva-mate. Já foi palco de momentos históricos em Curitiba como a hospedagem do então Presidente da República Affonso Penna em 1906. Hoje é um museu mantido pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e recebe exposições culturais como lançamento de livros e concertos musicais. No Palacete há um acervo de mais de três mil livros.
Endereço: Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória
Horário: de segunda a sexta das 12h30 às 18h
Preço: gratuito
(Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem)
Um dos pontos turísticos mais famosos da arquitetura em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe exposições de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design. Foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foi inaugurado como museu em 2002. Nesse período de 11 anos, já recebeu mais de 2 milhões de visitas. Anteriormente, teve as obras iniciadas em 1967 e ficou pronto 21 anos depois, se tornando sede das secretarias do Estado. Foi escolhido em 2012 pelo guia estadunidense Flavorwire como um dos 20 museus mais bonitos do mundo. É parada obrigatória na capital paranaense!
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Preço: R$6 inteira e R$3 a meia-entrada
(Foto: João Borges – PUCPR)
Considerada a única moradia no mundo inspirada no esperanto e na teosofia, a Casa Estrela foi reinaugurada em junho de 2013. Ela foi construída em 1930 com madeira de pinho em formato de estrela e passou por sete anos de restauração. A Casa Estrela foi residência da família Gonçalves de Castro durante 60 anos e desde a década de 90 estava abandonada. Após a reinauguração, a casa passou a ser um museu da antiga família e conta com um anfiteatro. É um marco de madeira na arquitetura em Curitiba.
Endereço: Campus da PUCPR – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 12h às 16h
Preço: gratuito
(Foto: Divulgação – SESC Paço da Liberdade)
Antiga sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Paço da Liberdade foi inaugurado em 1916 com traços ecléticos e desenhos art-nouveau. e reaberto em 2009 após reformas. É gerido pelo grupo SESC (Serviço Social de Comércio) e realiza eventos culturais como cursos e concertos. O Paço da Liberdade é o único monumento no Paraná tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Endereço: Praça Generoso Marques, Centro
Horário: de terça a sexta-feira das 10h às 21h, no sábado das 10h às 18h e domingo das 11h às 17h
Preço: gratuito
A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, ou Catedral de Curitiba, foi construída em 1893 em um estilo neogótico com pinturas dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio e inspirada na Catedral da Sé, em Barcelona, na Espanha. A Catedral de Curitiba passou por restauração e foi reaberta em 2012.
Endereço: Rua Barão do Cerro Azul, 31, Centro – Praça Tiradentes
Horário de missas: de segunda a sexta às 10h e 18h, no domingo às 8h30, 10h e 18h
Preço: gratuito
(Foto: Augusto Janiscki Junior)
Sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o prédio histórico foi inaugurado em 1915, após dois anos de construção. O projeto em estilo neoclássico foi feito pelo engenheiro militar Baeta de Faria. Desde 1915 passou por diversas reformas e ampliações. A obra possui mais de 17 mil metros quadrados e em 1999 foi transformado em símbolo oficial da cidade.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1299, Centro – Praça Santos Andrade
Horário: s/ horário
Preço: gratuito
(Foto: Kiko Correia)
Projetada com uma estrutura de 360 toneladas de aço modular, coberto com placas de policarbonato e 2.400 bancos de tela de arame pelo arquiteto e professor da UFPR Domingos Bongestabs, a Ópera de Arame foi inaugurada em 1992 e fica no Parque das Pedreiras, ao lado da Pedreira Paulo Leminski. A Ópera de Arame é um teatro com capacidade para 2.400 pessoas e conta com um palco de 480 m². Ao lado do teatro há um lago e quedas d’água de cerca de 10 metros.
Endereço: Rua João Gava, 0, Pilarzinho
Horário: de terça a domingo das 8h às 20h
Preço: gratuito
São 5 mil metros que abrigam salas de exposições, auditório para 144 pessoas e praça inteira. O Memorial de Curitiba foi inaugurado em 1996 e projetado pelos arquitetos Fernando Popp e Valéria Bechara inspirados no pinheiro, um dos símbolos do Paraná. É de um estilo arrojado e possui estrutura de aço e concreto com cobertura de vidro laminado.
Endereço: Rua Claudino dos Santos, São Francisco
Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 18h, sábado, domingo e feriado das 9h às 15h
Preço: gratuito
(Foto: Curitiba Eventos)
O Castelo do Batel foi construído em 1924 pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luís Guimarães, inspirado pelos castelos franceses da região do Loire. Em 1947 foi moradia de Moysés Lupion, então governador do Paraná. O pintor Miguel Bakun, considerado o Van Gogh brasileiro, pintou uma área superior a 640 m² no Salão dos Papagaios em 1950. O Castelo do Batel é hoje utilizado para grandes eventos em Curitiba.
Endereço: Av. do Batel, 1323, Batel
Horário: s/ horário
Preço: s/ preço
Foto: Divulgação
Utilizado como sede nacional do banco HSBC e espaço cultural com o Teatro Avenida para 250 pessoas, o Palácio Avenida é considerado um dos edifícios históricos mais importantes da arquitetura em Curitiba. Foi projetado pelos arquitetos Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse e erguido pelo sírio-libanês Feres Merhy em 1929. Conta com mais de 18 mil metros quadrados. É famoso no período natalino pelo show de corais de crianças desde 1991.
Endereço: Travessa Oliveira Bello, 34, Centro
Horário: s/ horário
Preço: s/ preço
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.