Após rua do outono, Curitiba tem a Florada das cerejeiras

Curitiba está um pouquinho mais rosa! Após o sucesso com a Rua do Outono, no Mossunguê, agora chegou a vez do bairro Jardim das Américas receber a florada das cerejeiras. Elas se concentram na Praça Tsunessaburo Makiguti e deixam tudo rosa por alguns dias. 

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

As 70 sakuras, como são conhecidas, tiveram seu ciclo finalizado no mês de julho e desabrocharam simultaneamente semana passada. Infelizmente o espetáculo dura apenas alguns dias quando o ciclo da árvore tem um novo início.

A florada simboliza prosperidade no seu país de origem, o Japão, onde acontece no início da primaveira e antes da colheita de arroz.  Por ser bela, porém efêmera, é também uma analogia à própria vida. Os samurais , guerreiros japoneses, também tinham um símbolo único para a flor: viver o presente sem medo, e comumente a levavam desenhadas em suas armaduras.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

As cerejeiras fazem parte da homenagem à comunidade nipônica na Praça Tsunessaburo Makiguti, que há 113 anos criou raízes em nosso país. A praça leva o nome e tem um monumento em homenagem ao filósofo japonês Tsunessaburo Makiguti, fundador da escola de valores humanistas Soka Gakkai, que conta com sedes no mundo inteiro, inclusive Curitiba.

Por Deyse Carvalho
13/07/2021 10h38