Os melhores da música pelo olhar do público, com direito a apresentações e show imperdíveis. Acontece neste domingo, 12, diretamente do Barclays Center, em Nova York, o Video Music Awards 2021, da MTV. A noite, que homenageia os principais artistas musicais do último ano com o famoso astronauta de prata, já conta com mais de 36 anos de história – e muita coisa já aconteceu. Por aqui, conto para você tudo o que você precisa saber para curtir ainda mais a edição deste ano, e ainda aproveito para relembrar algumas apresentações icônicas que já rolaram na premiação.
Essa é uma edição muito importante para a história da premiação – acontece no ano do 40.º aniversário da MTV. O troféu astronauta foi repaginado em homenagem à data, e traz referência a diferentes “histórias étnicas que envolvem a América”. No palco, o VMA é conhecido por dar espaço a apresentações lendárias ao longo de sua história, e o line up 2021 promete render bons momentos. Para nós será um grande marco – Anitta deve subir no palco do VMA, e marcará a primeira vez que uma brasileira se apresenta na premiação. A noite, comandada pela rapper Doja Cat, contará ainda com performances de muitos favoritos como Justin Bieber e The Kid LAROI, Camila Cabello, Lil Nas X com Jack Harlow, Olivia Rodrigo, Shawn Mendes e Tainy, Alicia Keys com Swae Lee, twenty one pilots e muito mais.
Entre os principais indicados da edição 2021 estão Justin Bieber, que leva seu nome a nove categorias, seguido de BTS e Megan Thee Stalion, com sete nomeações cada. Um dos principais prêmios da noite, MTV Global Icon Award (Prêmio MTV Ícone Global) vai para a banda Foo Fighters.
Há 36 anos, a premiação da então recém-lançada emissora musical tinha por objetivo homenagear os principais videoclipes – já existia o Grammy, que focava nas gravações e músicas, e a MTV trouxe uma alternativa para poder premiar vídeos musicais, que ganharam muita popularidade com a ascensão do canal de televisão. Era conhecido na época como o “Super Bowl da juventude”, em referência a uma das mais importantes noites da televisão americana – as finais do campeonato de futebol americano.
Ao longo dos anos, a premiação e a própria emissora já sofreram diversas críticas – tanto pela falta de diversidade quanto pelo fato de passar a dar mais espaço a reality shows e programas não relacionados à música. Mas o fato é que ela perdura até hoje e, recentemente, se destacou ao movimentar as redes sociais no período de votação aos favoritos do público. Ainda há muito o que se reinventar e melhorar, mas não podemos negar sua influência. Eu diria que um dos principais pontos de atenção é justamente a diversidade, de modo a dar espaço a mais artistas, independentemente de como ou da onde são.
Que os jovens cresceram junto com a MTV é um fato. E isso acompanhou o que foi visto no palco, por meio de apresentações que tinham mais espaço para audácia e provocações.
Alguns momentos icônicos da música pop aconteceram por lá. O famoso beijo entre Britney, Madonna e Christina Aguilera, Lady Gaga vestida de carne (?), o dia em que Kanye West roubou o microfone de Taylor Swift e deu o start a uma das brigas mais duradouras do mundo pop. Foi lá que Beyoncé anunciou sua primeira gravidez, que tivemos a chance de ver uma reunião do ‘N Sync, entre tantos outros momentos memoráveis da música pop.
A premiação contou ainda com diversas apresentações históricas que deixaram sua marca no mundo da música. Vamos aproveitar para relembrar algumas muito especiais? Vem comigo!
Foi aqui que tudo começou. Em 1984 aconteceu a primeira edição do Video Music Awards – e com ela a cantora Madonna trouxe uma célebre apresentação de “Like a Virgin” que jamais será esquecida. Ela saiu diretamente de um bolo, provocou e lançou tendência ao se apresentar vestida de noiva com seu clássico cinto com a inscrição “boy toy” (brinquedo de menino). Ícone!
Tem curiosidade de saber onde nasceu o Acústico MTV? Pois foi a partir dessa apresentação que a ideia veio à tona. O cantor Jon Bon Jovi, ao lado do ex-guitarrista da banda Richie Sambora, apresentou a versão acústica de dois hits do Bon Jovi. Foi a partir disso que surgiu o programa, que ganhou sua primeira edição no mesmo ano.
Em 1992, a MTV convidou a banda de Kurt Cobain para tocar o hit “Smells Like Teen Spirit” na premiação – mas a banda queria tocar uma canção nova, como “Rape Me” e “tourette’s”. Eles acabaram entrando em acordo com a emissora para tocar “Lithium” – mas nada poderia acontecer sem um pouco de controvérsia. Ao começar a apresentação, Cobain começou a tocar “Rape Me” – para desespero de todos – mas logo parou e voltou ao plano original. A apresentação também conta com um “erro de cálculo” do baixista Krist Novoselic, que jogou seu baixo para o alto, frustrado com um problema técnico, mas o mesmo caiu sobre sua cabeça. Tem também Kurt Cobain destruindo amplificadores e Dave Grohl gritando Axl (do Guns N’ Roses) no microfone, refletindo as brigas que aconteciam nos bastidores. Uma novela inteira bem em cima do palco.
O rei do pop teve diversos momentos icônicos na MTV ao longo de sua carreira. Uma das principais apresentações foi em 1995, ano no qual ele performou um medley de mais de 15 minutos com seus principais hits – entre eles Billie Jean, Scream, Dangerous e You Are Not Alone. O guitarrista Slash ainda acompanhou Michael durante a apresentação de “Black or White”. Uma das apresentações mais lendárias de todos os tempos, na qual é possível relembrar alguns dos passos de dança mais icônicos do cantor. Que saudade do rei do pop, dos dance breaks inesquecíveis, de tanta música boa!
Vale lembrar que o icônico cantor tem um prêmio com seu nome no VMA – Michael Jackson Video Vanguard Award, honra dada a artistas que tiveram um “profundo impacto” na música. O prêmio de vanguarda já existiu desde a primeira edição do VMA – Michael venceu em 1988, e em 1991 o nome do prêmio mudou para homenagear o artista. Entre alguns dos já homenageados estão os Beatles, David Bowie, Madonna, The Rolling Stones, U2, Britney Spears, Beyoncé e Missy Elliott.
Eu já citei a Britney em colunas anteriores, mas não há como falar de VMA sem citar a princesa do pop. Essa daqui é uma das apresentações mais lendárias da artista. Ela começa com sua versão do clássico “Satisfaction”, e depois embarca em uma perfeita apresentação do seu hit “Oops!… I Did It Again”. Inesquecível!
Tem tantas outras apresentações incríveis – Beyoncé, Lady Gaga, Ariana Grande, Kelly Clarkson, Janet Jackson, Rihanna, Miley Cyrus! Aproveita para maratonar muitas delas e se preparar para o que vem por aí! A premiação vai ao ar neste domingo, às 21 horas, com pré-show a partir das 19h30.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.