Os melhores da música pelo olhar do público, com direito a apresentações e show imperdíveis. Acontece neste domingo, 12, diretamente do Barclays Center, em Nova York, o Video Music Awards 2021, da MTV. A noite, que homenageia os principais artistas musicais do último ano com o famoso astronauta de prata, já conta com mais de 36 anos de história – e muita coisa já aconteceu. Por aqui, conto para você tudo o que você precisa saber para curtir ainda mais a edição deste ano, e ainda aproveito para relembrar algumas apresentações icônicas que já rolaram na premiação.
Essa é uma edição muito importante para a história da premiação – acontece no ano do 40.º aniversário da MTV. O troféu astronauta foi repaginado em homenagem à data, e traz referência a diferentes “histórias étnicas que envolvem a América”. No palco, o VMA é conhecido por dar espaço a apresentações lendárias ao longo de sua história, e o line up 2021 promete render bons momentos. Para nós será um grande marco – Anitta deve subir no palco do VMA, e marcará a primeira vez que uma brasileira se apresenta na premiação. A noite, comandada pela rapper Doja Cat, contará ainda com performances de muitos favoritos como Justin Bieber e The Kid LAROI, Camila Cabello, Lil Nas X com Jack Harlow, Olivia Rodrigo, Shawn Mendes e Tainy, Alicia Keys com Swae Lee, twenty one pilots e muito mais.
Entre os principais indicados da edição 2021 estão Justin Bieber, que leva seu nome a nove categorias, seguido de BTS e Megan Thee Stalion, com sete nomeações cada. Um dos principais prêmios da noite, MTV Global Icon Award (Prêmio MTV Ícone Global) vai para a banda Foo Fighters.
Há 36 anos, a premiação da então recém-lançada emissora musical tinha por objetivo homenagear os principais videoclipes – já existia o Grammy, que focava nas gravações e músicas, e a MTV trouxe uma alternativa para poder premiar vídeos musicais, que ganharam muita popularidade com a ascensão do canal de televisão. Era conhecido na época como o “Super Bowl da juventude”, em referência a uma das mais importantes noites da televisão americana – as finais do campeonato de futebol americano.
Ao longo dos anos, a premiação e a própria emissora já sofreram diversas críticas – tanto pela falta de diversidade quanto pelo fato de passar a dar mais espaço a reality shows e programas não relacionados à música. Mas o fato é que ela perdura até hoje e, recentemente, se destacou ao movimentar as redes sociais no período de votação aos favoritos do público. Ainda há muito o que se reinventar e melhorar, mas não podemos negar sua influência. Eu diria que um dos principais pontos de atenção é justamente a diversidade, de modo a dar espaço a mais artistas, independentemente de como ou da onde são.
Que os jovens cresceram junto com a MTV é um fato. E isso acompanhou o que foi visto no palco, por meio de apresentações que tinham mais espaço para audácia e provocações.
Alguns momentos icônicos da música pop aconteceram por lá. O famoso beijo entre Britney, Madonna e Christina Aguilera, Lady Gaga vestida de carne (?), o dia em que Kanye West roubou o microfone de Taylor Swift e deu o start a uma das brigas mais duradouras do mundo pop. Foi lá que Beyoncé anunciou sua primeira gravidez, que tivemos a chance de ver uma reunião do ‘N Sync, entre tantos outros momentos memoráveis da música pop.
A premiação contou ainda com diversas apresentações históricas que deixaram sua marca no mundo da música. Vamos aproveitar para relembrar algumas muito especiais? Vem comigo!
Foi aqui que tudo começou. Em 1984 aconteceu a primeira edição do Video Music Awards – e com ela a cantora Madonna trouxe uma célebre apresentação de “Like a Virgin” que jamais será esquecida. Ela saiu diretamente de um bolo, provocou e lançou tendência ao se apresentar vestida de noiva com seu clássico cinto com a inscrição “boy toy” (brinquedo de menino). Ícone!
Tem curiosidade de saber onde nasceu o Acústico MTV? Pois foi a partir dessa apresentação que a ideia veio à tona. O cantor Jon Bon Jovi, ao lado do ex-guitarrista da banda Richie Sambora, apresentou a versão acústica de dois hits do Bon Jovi. Foi a partir disso que surgiu o programa, que ganhou sua primeira edição no mesmo ano.
Em 1992, a MTV convidou a banda de Kurt Cobain para tocar o hit “Smells Like Teen Spirit” na premiação – mas a banda queria tocar uma canção nova, como “Rape Me” e “tourette’s”. Eles acabaram entrando em acordo com a emissora para tocar “Lithium” – mas nada poderia acontecer sem um pouco de controvérsia. Ao começar a apresentação, Cobain começou a tocar “Rape Me” – para desespero de todos – mas logo parou e voltou ao plano original. A apresentação também conta com um “erro de cálculo” do baixista Krist Novoselic, que jogou seu baixo para o alto, frustrado com um problema técnico, mas o mesmo caiu sobre sua cabeça. Tem também Kurt Cobain destruindo amplificadores e Dave Grohl gritando Axl (do Guns N’ Roses) no microfone, refletindo as brigas que aconteciam nos bastidores. Uma novela inteira bem em cima do palco.
O rei do pop teve diversos momentos icônicos na MTV ao longo de sua carreira. Uma das principais apresentações foi em 1995, ano no qual ele performou um medley de mais de 15 minutos com seus principais hits – entre eles Billie Jean, Scream, Dangerous e You Are Not Alone. O guitarrista Slash ainda acompanhou Michael durante a apresentação de “Black or White”. Uma das apresentações mais lendárias de todos os tempos, na qual é possível relembrar alguns dos passos de dança mais icônicos do cantor. Que saudade do rei do pop, dos dance breaks inesquecíveis, de tanta música boa!
Vale lembrar que o icônico cantor tem um prêmio com seu nome no VMA – Michael Jackson Video Vanguard Award, honra dada a artistas que tiveram um “profundo impacto” na música. O prêmio de vanguarda já existiu desde a primeira edição do VMA – Michael venceu em 1988, e em 1991 o nome do prêmio mudou para homenagear o artista. Entre alguns dos já homenageados estão os Beatles, David Bowie, Madonna, The Rolling Stones, U2, Britney Spears, Beyoncé e Missy Elliott.
Eu já citei a Britney em colunas anteriores, mas não há como falar de VMA sem citar a princesa do pop. Essa daqui é uma das apresentações mais lendárias da artista. Ela começa com sua versão do clássico “Satisfaction”, e depois embarca em uma perfeita apresentação do seu hit “Oops!… I Did It Again”. Inesquecível!
Tem tantas outras apresentações incríveis – Beyoncé, Lady Gaga, Ariana Grande, Kelly Clarkson, Janet Jackson, Rihanna, Miley Cyrus! Aproveita para maratonar muitas delas e se preparar para o que vem por aí! A premiação vai ao ar neste domingo, às 21 horas, com pré-show a partir das 19h30.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.