O uso da fantasia para tratar temas existenciais tem sido uma característica marcante nos lançamentos do cultuado estúdio A24. O tom de fábula em torno de “Tuesday: O Último Abraço”, traz esse clima para as telas mais uma vez. O primeiro longa-metragem escrito e dirigido pela croata Daina O. Pusic chega aos cinemas brasileiros em 01 de julho.
O realismo fantástico, tão presente na literatura e na cultura latino-americana, parece ter encantado de vez os norte-americanos. Outros filmes da A24 já exploraram essa estética como “Sombras da Vida” e “Lamb”, e agora “Tuesday” segue nessa direção. O filme traz Zora, uma mãe que se vê vendendo objetos da casa para manter o tratamento da filha Tuesday, que tem uma doença terminal. Uma arara vermelha, representando a morte, aparece para buscar a garota, que conversa com o animal e consegue alguns minutos de vida para conversar com a mãe. Zora, ao encontrar a arara, faz de tudo para defender a filha de seu encontro com a morte, independente de consequências.
A história não esconde seu teor derrotista, já deixa logo de cara o fatalismo da condição de Tuesday. Quem não aceita não é o espectador, e sim a mãe. Zora já perdeu o emprego, mas sai de casa e deixa a garota ao guardo de uma cuidadora que ela mal pode pagar. A interpretação brilhante de Julia Louis-Dreyfus em um de seus poucos papeis dramáticos (ainda que cheio de pequenas piadas) consegue dar mais dramaticidade e nuances aos fatos. Por vezes, o roteiro parece forçar situações pouco interessantes que sua atuação consegue equilibrar.
Lola Petticrew também está boa como a filha, em suas discussões ora leves, ora tensas com a morte, na voz profunda e com um toque desnecessário de alteração digital, de Arinzé Kene. A adolescente enfrenta o fato de que vai morrer, e vai se agarrando à vida para poder confortar a mãe sobre a própria morte.
Tuesday mostra compaixão pela arara que encarna a morte. O animal, geralmente colorido, está maltratado, sujo, machucado. Ela dá banho e renova no pássaro uma certa alegria. Zora tira isso da arara ao tentar proteger a filha. Aprisionando o pássaro, ninguém mais consegue ser levado da Terra depois de morto. Essa consequência é pouco explorada no longa e, quando se tenta, fica desconexo. Parece um desvio de rota que tira o ritmo do longa. É como se acontecesse um “Incidente em Antares”, clássico romance de Érico Veríssimo, e só pudéssemos ter um pequeno capítulo dessa história enquanto acompanhamos mãe e filha.
Contudo, essa jornada de mãe e filha e morte consegue emocionar, mesmo com certos tropeços. O texto por vezes tem seu brilhantismo, temperado por Julia Louis-Dreyfus. A computação gráfica por trás da arara é bem aceitável e não distrai.
A diretora Daina tinha tratado em um curta anterior, “The Beast”, e questão de mãe e filha (no caso, a mãe doente) visitadas por um animal voador: um morcego. No curta, há mais tensão entre as duas e menos fantasia, um drama quase thriller sobre a relação complicada das duas. A temática parece um interesse grande da diretora, mas que é tratado com mais ternura em “Tuesday”.
A aceitação do luto trazida pela diretora com toque fantástico é especialmente inovadora para o público norte-americano, e bem feito para agradar e emocionar qualquer espectador.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.