O uso da fantasia para tratar temas existenciais tem sido uma característica marcante nos lançamentos do cultuado estúdio A24. O tom de fábula em torno de “Tuesday: O Último Abraço”, traz esse clima para as telas mais uma vez. O primeiro longa-metragem escrito e dirigido pela croata Daina O. Pusic chega aos cinemas brasileiros em 01 de julho.
O realismo fantástico, tão presente na literatura e na cultura latino-americana, parece ter encantado de vez os norte-americanos. Outros filmes da A24 já exploraram essa estética como “Sombras da Vida” e “Lamb”, e agora “Tuesday” segue nessa direção. O filme traz Zora, uma mãe que se vê vendendo objetos da casa para manter o tratamento da filha Tuesday, que tem uma doença terminal. Uma arara vermelha, representando a morte, aparece para buscar a garota, que conversa com o animal e consegue alguns minutos de vida para conversar com a mãe. Zora, ao encontrar a arara, faz de tudo para defender a filha de seu encontro com a morte, independente de consequências.
A história não esconde seu teor derrotista, já deixa logo de cara o fatalismo da condição de Tuesday. Quem não aceita não é o espectador, e sim a mãe. Zora já perdeu o emprego, mas sai de casa e deixa a garota ao guardo de uma cuidadora que ela mal pode pagar. A interpretação brilhante de Julia Louis-Dreyfus em um de seus poucos papeis dramáticos (ainda que cheio de pequenas piadas) consegue dar mais dramaticidade e nuances aos fatos. Por vezes, o roteiro parece forçar situações pouco interessantes que sua atuação consegue equilibrar.
Lola Petticrew também está boa como a filha, em suas discussões ora leves, ora tensas com a morte, na voz profunda e com um toque desnecessário de alteração digital, de Arinzé Kene. A adolescente enfrenta o fato de que vai morrer, e vai se agarrando à vida para poder confortar a mãe sobre a própria morte.
Tuesday mostra compaixão pela arara que encarna a morte. O animal, geralmente colorido, está maltratado, sujo, machucado. Ela dá banho e renova no pássaro uma certa alegria. Zora tira isso da arara ao tentar proteger a filha. Aprisionando o pássaro, ninguém mais consegue ser levado da Terra depois de morto. Essa consequência é pouco explorada no longa e, quando se tenta, fica desconexo. Parece um desvio de rota que tira o ritmo do longa. É como se acontecesse um “Incidente em Antares”, clássico romance de Érico Veríssimo, e só pudéssemos ter um pequeno capítulo dessa história enquanto acompanhamos mãe e filha.
Contudo, essa jornada de mãe e filha e morte consegue emocionar, mesmo com certos tropeços. O texto por vezes tem seu brilhantismo, temperado por Julia Louis-Dreyfus. A computação gráfica por trás da arara é bem aceitável e não distrai.
A diretora Daina tinha tratado em um curta anterior, “The Beast”, e questão de mãe e filha (no caso, a mãe doente) visitadas por um animal voador: um morcego. No curta, há mais tensão entre as duas e menos fantasia, um drama quase thriller sobre a relação complicada das duas. A temática parece um interesse grande da diretora, mas que é tratado com mais ternura em “Tuesday”.
A aceitação do luto trazida pela diretora com toque fantástico é especialmente inovadora para o público norte-americano, e bem feito para agradar e emocionar qualquer espectador.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.