Às vezes – apenas às vezes – a melhor ideia seria abraçar o ridículo e fazer uma coisa nova, mesmo que seja com uma figura já conhecida. Assim os diretores não cairiam na armadilha de ser patético mesmo sem querer. Dito isto, Ridley Scott deveria ter umas aulas com Taika Waititi depois da experiência traumática que foi Napoleão.
O filme estrelado por Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby acompanha o imperador francês Napoleão Bonaparte ao longo de sua carreira militar. E de fato, o aspecto militar do filme é a melhor parte. Ao lado da fotografia, as duas principais cenas de batalha são de tirar o fôlego e te fazem pensar que talvez estratégia de guerra seja algo admirável.
Porém esses são os únicos pontos altos do filme. Não há quem me convença que o diretor ao lado do roteirista David Scarpa não tenham escolhido o longa para ser uma grande carta de deboche à figura francesa. Desde a caracterização à diferença do sotaque escolhido por Phoenix – estadunidense enquanto todo o elenco escolhe o britânico que o torna exponencialmente mais estúpido – o deixam em maus lençóis.
A trama não sabe muito bem que caminho seguir: vamos fazer de Napoleão um baixinho com um temperamento difícil? Vamos explorar o gênio de guerra que um dia ele foi? Vamos assumir a relação entre o imperador e Josefina, sua mulher, como centro da narrativa? Para todas essas questões os comandantes desse navio destinado ao naufrágio disseram sim.
Com isso o público se encontra num mar de confusão. Napoleão é tão infantil ao longo do filme que não há quem se compadeça dele na sala de cinema. Banhada a misoginia, a história de Josefina e sua batalha contra infertilidade não gera uma comoção em quem assiste já que primeiro ela foi apresentada como uma promíscua mãe solteira, ao invés de uma prisioneira de rebelião que teve se tornar submissa a fim de sobreviver.
E sem envolvimento do público, a não ser a admiração pela a equipe técnica estelar, o filme se equipara a uma sketch do Saturday Night Live que estranhamente ganhou o orçamento de Game Of Thrones.
Data de Lançamento: 16 de maio
Back to Back é um filme biográfico sobre a cantora Amy Winehouse, pelas mãos da diretora Sam Taylor-Johnson, responsável pelo longa Cinquenta Tons de Cinza. O longa-metragem narra a carreira sombria da artista conhecida por sucessos como ‘Rehab’ e ‘Black to Black’, que morreu precocemente aos 27 anos de idade por intoxicação alcoólica em 2011. Através da jornada da adolescência até a fase adulta, sua curta carreira profissional é apresentada, desde os seus primeiros dias em Camden até a produção de seu álbum inovador, Back to Black, que serviu como um grande impulso para a fama global de Amy. A história, contada através dos olhos da cantora, explora e abraça as muitas camadas da artista icônica, além de seu relacionamento amoroso tumultuado com Blake (Jack O’Connell). Durante sua caminhada no estrelato, a cantora criou álbuns Frank e Back to Black, o último dos quais lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.
Data de Lançamento: 16 de maio
Amigos Imaginários é um filme infantil de aventura dirigido por John Krasinski (The Office, Um Lugar Silencioso). A história acompanha uma garota (interpretada por Cailey Fleming) que descobre ser capaz de ver os amigos imaginários de todas as pessoas. Com o poder recém-descoberto, ela embarca em uma jornada para reconectar os seres mágicos com suas crianças – que, hoje em dia, já cresceram e se esqueceram dos antigos companheiros. O elenco também conta com Ryan Reynolds, Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas.
Data de Lançamento: 16 de maio
O Tarô da Morte vai mergulhar no mundo misterioso e perigoso das leituras de tarô, onde um grupo de amigos da faculdade comete o erro fatal de violar uma regra fundamental: nunca usar o baralho de tarô de outra pessoa. Ignorando esse aviso, eles, de forma irresponsável e inocente, libertam um mal indescritível preso nas cartas, desencadeando uma série de eventos aterrorizantes. À medida que cada um dos amigos enfrenta seu destino predito pelas cartas, eles se veem presos em uma corrida desesperada contra a morte. Enquanto tentam desvendar o mistério por trás das previsões sombrias, são assombrados por uma série de mortes relacionadas aos seus horóscopos, deixando-os cada vez mais próximos de uma terrível conclusão. O Tarô da Morte é uma história arrepiante sobre os perigos de brincar com forças além do entendimento humano, onde a busca pela verdade se transforma em uma luta desesperada pela sobrevivência contra um destino implacável e inevitável.
Data de Lançamento: 16 de maio
Belo Desastre – O Casamento é o segundo filme da saga Belo Desastre, inspirada em uma série de livros de mesmo nome. A trama acompanha Travis Maddox (Dylan Sprouse) e Abby Abernathy (Virginia Gardner) que despertam em Las Vegas com uma ressaca enorme e uma surpresa chocante: eles estão casados! Decidindo abraçar a reviravolta inesperada, o jovem casal parte para o México em uma lua de mel improvisada, acompanhados por seus melhores amigos e familiares. Enquanto enfrentam as consequências de sua decisão impulsiva, Abby e Travis são lançados em uma jornada de autodescoberta e desafios inesperados, assim recebem a oportunidade de navegar pelas águas turbulentas do novo matrimônio e são confrontados com questões de confiança, compromisso e amor verdadeiro. Entre momentos de diversão, romance e turbulência emocional, Belo Desastre – O Casamento é uma história envolvente sobre os altos e baixos do amor e as surpresas que a vida nos reserva quando menos esperamos. Prepare-se para uma viagem emocionante repleta de risadas, lágrimas e, quem sabe, um pouco de romance no ar.
Data de Lançamento: 16 de maio
O muro caiu e uma nova era começa. Em meio a esse período de convulsão, a sonhadora Maria (Marlene Burow) está prestes a completar 17 anos e mora com Johannes (Cedric Eich) na fazenda de seus pais. Embora participe do trabalho na fazenda, sua grande paixão é a literatura. Quando ela encontra seu vizinho de 40 anos, Henner (Felix Kramer), um dia, este é o começo de uma história de amor incomum. Como ele tem um passado sombrio do qual ninguém sabe nada, uma certa tragédia sempre o envolve. Entretanto, Maria não sabe onde está sua cabeça e por isso um verão muito especial sufoca para a mulher que amadurece.