Ninguém acerta todas e Wes Anderson não está imune ao desapontamento. Nesta quinta-feira, 10 de agosto, chega aos cinemas brasileiros o novo filme do diretor e , desta vez, o risco que sempre toma não valeu a pena. Asteroid City é o tipo de produção que, mesmo ninguém gostando, vai ser cool dizer que é genial.
O lançamento acompanha uma série de personagens inusitados que se reúnem numa convenção de jovens brilhantes na cidade de Asteroid City. Tudo muda de lugar quando um evento que altera a realidade que conhece os mantem presos na cidadezinha, onde são obrigados a olhar para si mesmos.
Não me entendam mal, não é como se o filme fosse “inassistível” ou repugnante. Asteroid City tem várias qualidades. Para começar com a duração do filme: 1h45 é um tempo sublime de tela, tudo que precisa ser contato é contado no tempo certo, sem muita enrolação.
O elenco é brilhante. Tom Hanks, por exemplo, assume o papel mais interessante dos últimos anos de sua carreira. Depois de uma série de vovôs pacatos e um Gepetto esquecível, Stanley Zak é intrigante e cheio de nuances. Os adolescentes do filme também ganham o spotlight. Mesmo não sendo por eles que o público possa ir ao cinema, os cientistas mirins ganharão o coração dos que dispuserem a conferir Asteroid City nas telonas.
Scarlett Johansson e Jason Schwartzman trazem as melhores performances do filme, pena que sejam par personagens tão pacatos. A ex-Viúva Negra dá vida a uma atriz incompreendida enquanto Schwartzman interpreta um fotógrafo de guerra que tenta lidar com a morte recente de sua esposa. São papéis até comoventes, mas assim como o resto do filme, não levam a lugar algum.
Isso é um reflexo do roteiro de Anderson. Por sua estética ímpar e um currículo invejável, os atores veem na chance de fazer parte de um dos filmes do diretor uma oportunidade única. Mas dessa vez foi um erro. Asteroid City é um filme sobre uma peça de teatro que por sua vez é sobre tudo e nada ao mesmo tempo. A vontade de ser irreverente e enigmático não convence no lançamento. O filme é a versão pixie manic dream girl dos longa-mentragens de 2023.
Óbvio que a fotografia é de tirar o fôlego. Muito difícil assistir um filme do Wes Anderson e não se sentir jogado num liquidificador de cores. A simetria, as cores super saturadas e o figurino peculiar estão ali. Se você não gostar do roteiro, pelo menos viu umas imagens bonitas.
Talvez eu precise assistir de novo, talvez o filme não seja para mim, mas acho que na verdade Asteroid City foca no enigmático mas perde ao carisma. O diretor prova, apesar de acreditar no contrário, que não vale a pena apenas “continuar contando a história”.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.