Embora viajar seja uma atividade com inúmeros benefícios que proporciona uma pausa da rotina e das responsabilidades do trabalho, nem sempre a grana é suficiente para fazer passeios e atividades no destino. A boa notícia é que existem lugares como Curitiba que permitem aproveitar ao máximo a experiência de viagem sem desestabilizar o orçamento. Confira!
Com mais de 300 anos, Curitiba é uma cidade linda, cheia de atrações e uma excelente infraestrutura para receber turistas, independentemente da sua condição financeira. A sensação que proporciona andar pela cidade é de estar em uma cidade do interior, porém com a atmosfera de uma metrópole.
A capital paranaense é uma cidade considerada “ecológica” pela quantidade de espaços verdes que possui, de enorme importância no combate à poluição e à manutenção da qualidade de vida e da biodiversidade. Além disso, seus parques e bosques funcionam gratuitamente para o lazer da população local, mas também dos turistas, o que a torna um destino brasileiro que não pode ficar fora do roteiro dos amantes da natureza, faça chuva ou sol.
Por outro lado, Curitiba é uma cidade conhecida pela riqueza da sua cena cultural, com teatros, galerias de arte, museus e centros de exposições que oferecem uma imersão na história e na arte da região. Nesse sentido, a cidade possui uma variedade de espaços culturais nem tão conhecidos com programação diversificada e entrada gratuita que valem uma visita.
Se estiver procurando um hotel em Curitiba para passar suas próximas férias e não quiser gastar uma fortuna em passeios e excursões, não deixe de conferir essa lista com atividades gratuitas que talvez ainda não conhece para conseguir viajar sem precisar se endividar.
O Jardim Botânico de Curitiba é uma das principais atrações da capital paranaense e um espaço que pode ser visitado sem gastar uma fortuna. O lugar todo pode ser percorrido em 30 minutos, mas é recomendável reservar ao menos 2 horas para fazer o passeio, caminhando entre flores e plantas exóticas, tirando momentos para relaxar na tranquilidade do ambiente e visitando seus pontos mais destacados, dentro dos quais se encontra o museu botânico e a famosa estufa de vidro em estilo art-noveau.
É importante levar em consideração que para visitar alguns pontos do Jardim Botânico, como o herbário, é preciso agendamento via email. Além disso, é recomendável sempre chegar no local antes do meio-dia, principalmente nos finais de semana ensolarados e nos feriados prolongados, para não ficar do lado de fora esperando por horas até que surja um espaço.
Localizado no Centro Cívico de Curitiba, o Bosque do Papa é um espaço natural de 48 mil metros quadrados com uma capela e sete casas típicas polonesas (com móveis e utensílios!) em formato de aldeia, construídas no final do século XIX, durante a colonização polonesa na região. Ao longo do passeio também é possível admirar o trabalho do paisagista Burle Marx, responsável por vários espaços verdes no Brasil, que montou o bosque preservando a mata nativa da região.
O local recebeu seu nome devido à visita histórica do Papa João Paulo II, que em 1980 passou por 13 cidades do Brasil, incluindo a capital paranaense, onde deu uma missa ao ar livre para quase 1 milhão de pessoas, uma das maiores multidões que o estado.
Conhecer um museu é uma ótima opção quando chove ou faz frio, o que é frequente em Curitiba, já que a cidade possui um clima subtropical muito instável.
Se bem para ingressar no museu é preciso pagar uma entrada, nas quartas-feiras é gratuito, o que oferece uma ótima oportunidade para ver de perto a exposição fixa sobre a biografia e história do gênio Oscar Niemeyer, com várias maquetes de suas obras (principalmente do Rio de Janeiro e de Brasília), além de um pátio com esculturas.
A exposição se encontra no subsolo, no chamado Salão do Olho que é acessado através de um túnel. Além disso, o prédio funciona como galeria de arte de artistas renomados e promove eventos culturais e oficinas de arte.
Nos dias de sol, o Parque Barigui é uma ótima pedida para aproveitar um espaço verde e tranquilo em Curitiba. O parque é cortado pelo rio mesmo nome, e tem um lago que oferece um lindo cenário para tirar fotos e subir nas redes sociais. É um destino muito popular entre os curitibanos, especialmente nos finais de semana e feirados.
Entre os atrativos do parque se encontra um restaurante, um centro de exposições, o Museu do Automóvel com uma vasta coleção de carros antigos, churrasqueiras e espaços para curtir o ar livre e até um fitness center, tudo isso sem nenhum custo de entrada.
O Tanguá é um dos parques mais visitados de Curitiba, considerado por muitos o mais bonito da capital paranaense. É um ótimo local para dar um passeio em família, com lindas paisagens para tirar fotos, principalmente de tarde, quando o sol está se pondo.
Abrindo suas portas em 1996, o parque é o resultado de uma grande reforma feita em uma área de mineração, onde funcionavam duas pedreiras que foram abandonadas na década de 1970. Na parte superior, no alto da pedreira, existe um grande mirante em semicírculo com duas torres nas extremidades que oferecem uma vista incrível da cidade.
Como destaque, o Parque Tanguá possui um carrossel super charmoso para as crianças, além de um parquinho infantil e áreas designadas para piquenique, onde é possível fazer uma pausa para um lanche gostoso ou uma refeição em meio à natureza.
Se bem depende das preferências pessoais e dos interesses de cada viajante, algumas épocas do ano são mais recomendáveis do que outras para conhecer Curitiba.
A cidade é conhecida como a capital mais fria e chuvosa do país, devido à sua localização em relação aos trópicos. Durante o inverno, a incidência do sol é menor e as temperaturas médias variam entre 10 e 15 graus celsius. Por outro lado, os meses invernais são os menos chuvosos e não comprometem os passeios ao ar livre, o que garante uma liberdade maior na hora da viagem.
Para quem viaja com crianças, a época de verão é a melhor opção, já que a temperatura é agradável e a cidade oferece uma intensa programação para os pequenos, incluindo o Natal Luz, uma série de espetáculos e atrações natalinas que vai de dezembro até os primeiros dias de janeiro. Aliás, Curitiba é considerada uma das melhores capitais brasileiras para passar o período de festas.
Viajar sem muito dinheiro pode ser uma experiência gratificante, de troca e aprendizado. É ir muito além de não ter grana! É conhecer lugares impensados quebrando padrões. Se estiver planejando uma viagem, mas seu orçamento for limitado, não hesite, Curitiba é o destino ideal.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.