Cinemateca exibe documentário sobre povo indígena isolado da Colômbia

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, a Cinemateca de Curitiba irá exibir o documentário Aluna (Consciência), de 2012, sobre o povo Kogi. Residentes de uma montanha piramidal isolada na Serra Nevada em Santa Marta, na Colômbia, no longa, os Kogi trazem um alerta sobre equilíbrio ecológico. A sessão acontece às 19h e a entrada é gratuita.

Os Kogis são descendentes da cultura Tayrona, uma civilização antiga que fugiu para os santuários das montanhas de Serra Nevada, escapando do aniquilamento de seus povos. Para preservar seu modo de vida tradicional, eles raramente interagem com o mundo moderno ou com a civilização externa.

O filme é a segunda produção sobre a comunidade, que em 1990 abriu as portas para a BBC a fim de enviar uma mensagem de conscientização ao mundo. Vendo que seus conselhos não foram ouvidos, em 2012 os Kogi falaram mais uma vez com o exterior dando origem ao documentário Aluna (Consciência). Depois da exibição A Cinemateca recebe Mamo Pankore Akuntarian, representante do povo Kogi, para um bate-papo.

Durante o dia 19 de abril, a Cinemateca ainda receberá outras atrações. Às 15h o espaço recebe uma feira de artesanatos dos povos Kanhgág e Jamamadi, da Região Metropolitana de Curitiba. No mesmo horário ainda serão exibidos os curta-metragens  Aldeia e O dia em que a lua menstruou.

Serviço – Dia dos Povos Indígenas na Cinemateca

Quando: 19 de abril de 2023

Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174)

Horário: a partir das 15h

Entrada Gratuita

Por Deyse Carvalho
17/04/2023 11h41

Artigos Relacionados

Festival Filmelier no Cinema traz 20 filmes inéditos à programação de Curitiba

Pré-venda de Guardiões da Galáxias 3 no IMAX Palladium já está disponível