Por Maria Pohler
Com mais de 40 apresentações gratuitas que compõem a mostra Fringe, as ruas da capital paranaense e região metropolitana foram preenchidas pelo Festival de Curitiba. Infelizmente, o evento está chegando ao fim. Mas, não se preocupe, ainda dá tempo de curtir diferentes atrações que acontecem neste último fim de semana.
Confira a seguir algumas dessas atrações que se apresentaram no sábado 8 e domingo 9 de abril.
Com direção de Fernando Vidal, a companhia Casa Eliseu Voronkoff, apresenta um espetáculo que surge de uma pesquisa, através das angústias, necessidade e percepções do universo feminino.
Falando sobre E(Las), as apresentações acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados no dia 8 às 14h e na Casa Eliseu Voronkoff dia 9 às 20h.
A tragédia clássica shakespeariana, Macbeth, ganha as ruas curitibanas com a versão da Cia Tagarelices, cuja história que envolve traição, ambição e disputa, agora diferentemente da versão conhecida, é contada por três bruxas.
As apresentações ocorrem no sábado às 17h na Praça Generoso Marques e no domingo às 19h nas Ruínas de São Francisco.
Com uma playlist de canções remixadas de seu primeiro álbum solo e músicas de parceria com produtores musicais, o show é realizado pela cantora, compositora, atriz e videomaker Luana Godin e o músico Luigi Castel.
A apresentação da cantora acontece amanhã às 16h30 nas Ruínas de São Francisco.
O Coletivo Nós em Traço, traz uma peça voltada ao público infantil, com uma mistura dança e animação, onde diferentes sentimentos como amor, paciência, saudade e tristeza surgem na cabeça de cada espectador que estiver assistindo à apresentação.
A apresentação acontece no sábado e no domingo de abril, às 16h no teatro SESI Portão.
Um ato de resistência ao sofrimento do povo indígena e também LGBTQIAP+. Os atores César Almeida e Ronald Lima, em leitura dramática, falam sobre César Almeida e a execução do primeiro indígena queer brasileiro, que foi documentado pelo entomólogo francês Yves d’Evreux (1577-1632).
O espetáculo acontece no Teatro Novelas Curitibanas no domingo (9) às 17h.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?