O início do ano renova as expectativas para os negócios, com novas possibilidades em diversas áreas. O marketing digital é um dos setores que mais diversifica suas atividades, com rápidas transformações e adaptações, o que leva a tendências abrangentes e ao mesmo tempo certeiras.
Renan Vargas, diretor geral da agência Páprica Comunicação, percebeu alguns temas que começaram a ganhar maior relevância no marketing digital e são suas apostas para fazer a diferença em 2023. A agência curitibana está no top 3% parceiros do Google, tendo recebido o selo Google Premier Partner, umas das poucas empresas brasileiras a receber esse reconhecimento. Atende clientes de variados setores, cujos faturamentos ultrapassam a casa do bilhão, com estratégias que aliam equipes de marketing e vendas de forma dinâmica – o que Vargas também considera uma tendência crescente para o ano.
A união entre setores dentro de uma empresa é fundamental para o bom funcionamento. Vargas percebeu que diversas companhias possuem setores de marketing, vendas, mas que eles não trabalham juntos, ficam muito setorizados. “Um quer vender mais, o outro quer marcar presença no meio digital. Mas os resultados aparecem mesmo quando ambos conseguem dialogar”, comenta. “Precisamos andar junto com o CEO, com o time de vendas, com a comunicação”. Com aplicações reais em seus clientes, Vargas percebe esse movimento como algo consolidado – que vem com mais força para 2023. “Marketing e vendas estarão cada vez mais juntos e conversando ainda mais”, define.
Ainda que tenha foco em vendas, essa comunicação precisa ser mais humanizada. “É um conceito que passa, também, por oferecer um bom atendimento, mas que vai bem além disso”, diz Vargas. Entender as necessidades do consumidor, as dificuldades dele, e tentar solucioná-las de forma simples, direta e eficiente faz a diferença. Uma palavra-chave é a empatia.
O conteúdo gerado pelo usuário (User-generated content, ou UGC) também terá mais destaque. “UGC é um conteúdo criado por quem interage com a marca, então traz uma credibilidade de forma orgânica”, Vargas define. Avaliações, comentários e interações geram confiança em quem os vê, em uma assertividade que muitas vezes a propaganda tradicional não consegue alcançar. Mas se ele é gerado pelo usuário, como usá-lo a seu favor? Estimular a criação desse conteúdo e compartilhar UGCs são algumas das estratégias.
O conceito de Social Selling também vem com tudo nesse ano. Mudanças atuais (desde novas redes sociais e a forma como as pessoas as usam, como TikTok, até a compra do Twitter pelo Elon Musk) causaram impacto nas vendas em redes sociais. “A relação estabelecida com o cliente nas redes sociais impacta na forma como esse usuário verá sua marca”, o diretor da Páprica explica. E estabelecer relação é algo de longo prazo. Insistir na venda pelas redes acaba matando a confiança do usuário. A interação humanizada faz a diferença aqui.
A próxima geração do Analytics traz mudanças cruciais para o setor. O Google já anunciou que as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais processar dados, a partir de 1o de julho deste ano, transmitindo para as propriedades do Google Analytics 4 (GA4). Entre as novidades, estão a coleta de dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente, controle de privacidade (como medição sem cookies) e integrações diretas com plataformas de mídia. “Conferir dados web e app unidos muda a visão do negócio e a forma de agir no mercado”, Vargas opina.
Uma nova geração da internet está entre as tendências do ano. A Web3 tem como base tecnologias de blockchain e inteligência artificial, permitindo ao usuário retomar o controle de seus próprios dados. A lógica das ferramentas para essa retomada é similar a da compra de NFTs, os tokens não fungíveis, fornecendo maior segurança em transações comerciais diretas entre comprador e fornecedor, sem intermediários que demandam informações adicionais. “O compartilhamento de dados se torna mais privado e seguro”, explica Vargas. Isso aliado à inteligência artificial permite uma experiência de usuário mais fluida. O metaverso, por exemplo, representa uma ótima oportunidade nessa área. O conceito de Web3 foi cunhado pelo engenheiro britânico Gavin Wood, co-fundador da criptomoeda Ethereum, e alguns especialistas já definem que vivemos hoje uma transição: Web3 ainda é um conceito a ser aplicado, mas quem tiver domínio sobre suas definições e possibilidades já está um passo à frente.
A proteção de dados do usuário é algo que vem sendo discutido com maior afinco em vários países, incluindo o Brasil. A Lei Geral de Proteção de Dados é um bom exemplo disso. Para contornar essa questão, outra tendência do mercado é aproveitar melhor os dados primários. “São aquelas informações de posse dos anunciantes, uma vez que as segmentações estão cada vez mais em risco por conta das leis de proteção de dados”, completa o diretor da Páprica. Tratar dados de forma responsável será marcante nesse ano.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.