O início do ano renova as expectativas para os negócios, com novas possibilidades em diversas áreas. O marketing digital é um dos setores que mais diversifica suas atividades, com rápidas transformações e adaptações, o que leva a tendências abrangentes e ao mesmo tempo certeiras.
Renan Vargas, diretor geral da agência Páprica Comunicação, percebeu alguns temas que começaram a ganhar maior relevância no marketing digital e são suas apostas para fazer a diferença em 2023. A agência curitibana está no top 3% parceiros do Google, tendo recebido o selo Google Premier Partner, umas das poucas empresas brasileiras a receber esse reconhecimento. Atende clientes de variados setores, cujos faturamentos ultrapassam a casa do bilhão, com estratégias que aliam equipes de marketing e vendas de forma dinâmica – o que Vargas também considera uma tendência crescente para o ano.
A união entre setores dentro de uma empresa é fundamental para o bom funcionamento. Vargas percebeu que diversas companhias possuem setores de marketing, vendas, mas que eles não trabalham juntos, ficam muito setorizados. “Um quer vender mais, o outro quer marcar presença no meio digital. Mas os resultados aparecem mesmo quando ambos conseguem dialogar”, comenta. “Precisamos andar junto com o CEO, com o time de vendas, com a comunicação”. Com aplicações reais em seus clientes, Vargas percebe esse movimento como algo consolidado – que vem com mais força para 2023. “Marketing e vendas estarão cada vez mais juntos e conversando ainda mais”, define.
Ainda que tenha foco em vendas, essa comunicação precisa ser mais humanizada. “É um conceito que passa, também, por oferecer um bom atendimento, mas que vai bem além disso”, diz Vargas. Entender as necessidades do consumidor, as dificuldades dele, e tentar solucioná-las de forma simples, direta e eficiente faz a diferença. Uma palavra-chave é a empatia.
O conteúdo gerado pelo usuário (User-generated content, ou UGC) também terá mais destaque. “UGC é um conteúdo criado por quem interage com a marca, então traz uma credibilidade de forma orgânica”, Vargas define. Avaliações, comentários e interações geram confiança em quem os vê, em uma assertividade que muitas vezes a propaganda tradicional não consegue alcançar. Mas se ele é gerado pelo usuário, como usá-lo a seu favor? Estimular a criação desse conteúdo e compartilhar UGCs são algumas das estratégias.
O conceito de Social Selling também vem com tudo nesse ano. Mudanças atuais (desde novas redes sociais e a forma como as pessoas as usam, como TikTok, até a compra do Twitter pelo Elon Musk) causaram impacto nas vendas em redes sociais. “A relação estabelecida com o cliente nas redes sociais impacta na forma como esse usuário verá sua marca”, o diretor da Páprica explica. E estabelecer relação é algo de longo prazo. Insistir na venda pelas redes acaba matando a confiança do usuário. A interação humanizada faz a diferença aqui.
A próxima geração do Analytics traz mudanças cruciais para o setor. O Google já anunciou que as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais processar dados, a partir de 1o de julho deste ano, transmitindo para as propriedades do Google Analytics 4 (GA4). Entre as novidades, estão a coleta de dados de sites e apps para mostrar mais informações sobre a jornada do cliente, controle de privacidade (como medição sem cookies) e integrações diretas com plataformas de mídia. “Conferir dados web e app unidos muda a visão do negócio e a forma de agir no mercado”, Vargas opina.
Uma nova geração da internet está entre as tendências do ano. A Web3 tem como base tecnologias de blockchain e inteligência artificial, permitindo ao usuário retomar o controle de seus próprios dados. A lógica das ferramentas para essa retomada é similar a da compra de NFTs, os tokens não fungíveis, fornecendo maior segurança em transações comerciais diretas entre comprador e fornecedor, sem intermediários que demandam informações adicionais. “O compartilhamento de dados se torna mais privado e seguro”, explica Vargas. Isso aliado à inteligência artificial permite uma experiência de usuário mais fluida. O metaverso, por exemplo, representa uma ótima oportunidade nessa área. O conceito de Web3 foi cunhado pelo engenheiro britânico Gavin Wood, co-fundador da criptomoeda Ethereum, e alguns especialistas já definem que vivemos hoje uma transição: Web3 ainda é um conceito a ser aplicado, mas quem tiver domínio sobre suas definições e possibilidades já está um passo à frente.
A proteção de dados do usuário é algo que vem sendo discutido com maior afinco em vários países, incluindo o Brasil. A Lei Geral de Proteção de Dados é um bom exemplo disso. Para contornar essa questão, outra tendência do mercado é aproveitar melhor os dados primários. “São aquelas informações de posse dos anunciantes, uma vez que as segmentações estão cada vez mais em risco por conta das leis de proteção de dados”, completa o diretor da Páprica. Tratar dados de forma responsável será marcante nesse ano.
Data de Lançamento: 16 de maio
Back to Back é um filme biográfico sobre a cantora Amy Winehouse, pelas mãos da diretora Sam Taylor-Johnson, responsável pelo longa Cinquenta Tons de Cinza. O longa-metragem narra a carreira sombria da artista conhecida por sucessos como ‘Rehab’ e ‘Black to Black’, que morreu precocemente aos 27 anos de idade por intoxicação alcoólica em 2011. Através da jornada da adolescência até a fase adulta, sua curta carreira profissional é apresentada, desde os seus primeiros dias em Camden até a produção de seu álbum inovador, Back to Black, que serviu como um grande impulso para a fama global de Amy. A história, contada através dos olhos da cantora, explora e abraça as muitas camadas da artista icônica, além de seu relacionamento amoroso tumultuado com Blake (Jack O’Connell). Durante sua caminhada no estrelato, a cantora criou álbuns Frank e Back to Black, o último dos quais lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.
Data de Lançamento: 16 de maio
Amigos Imaginários é um filme infantil de aventura dirigido por John Krasinski (The Office, Um Lugar Silencioso). A história acompanha uma garota (interpretada por Cailey Fleming) que descobre ser capaz de ver os amigos imaginários de todas as pessoas. Com o poder recém-descoberto, ela embarca em uma jornada para reconectar os seres mágicos com suas crianças – que, hoje em dia, já cresceram e se esqueceram dos antigos companheiros. O elenco também conta com Ryan Reynolds, Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas.
Data de Lançamento: 16 de maio
O Tarô da Morte vai mergulhar no mundo misterioso e perigoso das leituras de tarô, onde um grupo de amigos da faculdade comete o erro fatal de violar uma regra fundamental: nunca usar o baralho de tarô de outra pessoa. Ignorando esse aviso, eles, de forma irresponsável e inocente, libertam um mal indescritível preso nas cartas, desencadeando uma série de eventos aterrorizantes. À medida que cada um dos amigos enfrenta seu destino predito pelas cartas, eles se veem presos em uma corrida desesperada contra a morte. Enquanto tentam desvendar o mistério por trás das previsões sombrias, são assombrados por uma série de mortes relacionadas aos seus horóscopos, deixando-os cada vez mais próximos de uma terrível conclusão. O Tarô da Morte é uma história arrepiante sobre os perigos de brincar com forças além do entendimento humano, onde a busca pela verdade se transforma em uma luta desesperada pela sobrevivência contra um destino implacável e inevitável.
Data de Lançamento: 16 de maio
Belo Desastre – O Casamento é o segundo filme da saga Belo Desastre, inspirada em uma série de livros de mesmo nome. A trama acompanha Travis Maddox (Dylan Sprouse) e Abby Abernathy (Virginia Gardner) que despertam em Las Vegas com uma ressaca enorme e uma surpresa chocante: eles estão casados! Decidindo abraçar a reviravolta inesperada, o jovem casal parte para o México em uma lua de mel improvisada, acompanhados por seus melhores amigos e familiares. Enquanto enfrentam as consequências de sua decisão impulsiva, Abby e Travis são lançados em uma jornada de autodescoberta e desafios inesperados, assim recebem a oportunidade de navegar pelas águas turbulentas do novo matrimônio e são confrontados com questões de confiança, compromisso e amor verdadeiro. Entre momentos de diversão, romance e turbulência emocional, Belo Desastre – O Casamento é uma história envolvente sobre os altos e baixos do amor e as surpresas que a vida nos reserva quando menos esperamos. Prepare-se para uma viagem emocionante repleta de risadas, lágrimas e, quem sabe, um pouco de romance no ar.
Data de Lançamento: 16 de maio
O muro caiu e uma nova era começa. Em meio a esse período de convulsão, a sonhadora Maria (Marlene Burow) está prestes a completar 17 anos e mora com Johannes (Cedric Eich) na fazenda de seus pais. Embora participe do trabalho na fazenda, sua grande paixão é a literatura. Quando ela encontra seu vizinho de 40 anos, Henner (Felix Kramer), um dia, este é o começo de uma história de amor incomum. Como ele tem um passado sombrio do qual ninguém sabe nada, uma certa tragédia sempre o envolve. Entretanto, Maria não sabe onde está sua cabeça e por isso um verão muito especial sufoca para a mulher que amadurece.