Mês do Orgulho: 10 músicas inspiradas no movimento LGBTQIA+

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Mês do Orgulho LGBTQIA+, não é mesmo? Desde 1970, junho passou a ser dedicado a visibilidade deste movimento. A data, marcada por eventos e paradas, faz referência a uma manifestação ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova York, conhecida como a Rebelião de Stonewall, onde frequentadores do bar Stonewall Inn decidiram se rebelar contra a opressão policial que sofriam no local. Até essa época, relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime nos Estados Unidos e em muitos outros lugares do mundo.

Após o movimento, a Revolta de Stonewall se tornou um símbolo da libertação LGBTQIA+ e da demonstrações de orgulho da comunidade. Pensando em uma forma de celebrar este mês tão importante, o Curitiba Cult separou uma lista com 10 músicas inspiradas nessa temática. Confira!

VOGUE – MADONNA

Além de ter se tornado uma das músicas mais famosas da carreira de Madonna, “Vogue” ganhou destaque por sua coreografia icônica e por representar um desfile de modelos gays durante o videoclipe dirigido por David Fincher. Lançada em 1990, o trabalho foi reconhecido como um dos “100 Maiores Vídeos de Música já Feitos” pela MTV, e colocado entre os “Melhores Clipes de Todos os Tempos” pela Rolling Stone.

CODINOME BEIJA-FLOR – CAZUZA

Excêntrico em sua forma de ser, Cazuza se tornou imortal através de suas composições cheias de vida. Em uma de suas mais belas canções, o artista usou todo o seu talento para contar a história de amor protagonizada por dois homens. A obra foi nada mais, nada menos que “Codinome Beija-Flor”. Há quem diga que a música foi composta para Ney Matogrosso, com quem Cazuza viveu um relacionamento.

REALLY DON’T CARE – DEMI LOVATO

Em 2013, a musa Demi Lovato escolheu a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Los Angeles para gravar o clipe de “Really Don’t Care”. Apesar da música falar sobre um possível término, de acordo com a própria cantora, por ter sido um término tranquilo, ela decidiu que o clipe não seria algo negativo e triste, mas sim com muito arco-íris, amor e alegria.

JOGA ARROZ – TRIBALISTAS

O trio amado por muitos também entregou entre seus hits uma música com a temática LGBTQIA+. Em “Joga Arroz”, o grupo Tribalistas faz uma brincadeira com personagens históricos famosos, sugerindo relações homoafetivas para essas pessoas.

FIREWORK – KATY PERRY

Dedicado à campanha It Gets Better, lançada em 2011, Katy Perry lançou seu grande sucesso “Firework”. Vencedor da categoria “Vídeo do Ano”, no Video Music Awards (VMA), do mesmo ano, a canção tornou-se a música mais vendida de todos os tempos nos Estados Unidos. Ao todo, foram mais de 116 milhões de cópias vendidas.

UMA CANÇÃO PRA VOCÊ (JAQUETA AMARELA) – AS BAHIAS

Raquel Virgínia e Assucena Assucena são duas mulheres trans que formaram em 2011 a banda As Bahias. Em “Uma Canção Pra Você (Jaqueta Amarela)” a dupla usou todo o seu talento para compor versos que refletem sobre o amor.

HEAVEN – TROYE SIVAN

Sendo a promessa da geração Z, Troye Sivan retratou em “Heaven” as dificuldades e os pensamentos de quem está prestes a se assumir LGBTQIA+. Apesar de ter se sentido a vida inteira como uma espécie de pecador por ser quem é, na canção o artista chega a conclusão de que “se for para perder um pedaço de mim/Talvez eu não queira o céu”.

BIXA PRETA – LINN DA QUEBRADA

Sendo uma mulher trans e em constante processo de reinvenção, a recém ex-BBB Linn da Quebrada lançou em 2017 a música “Bixa Preta”, na qual ela fala sobre a representação do amor por quem se é mesmo que na contramão de todos os padrões normativos.

DOLORES – AGNES NUNES E XAMÃ

Em entrevista ao POPLine, o cantor Xamã afirmou que a música “Dolores”, lançada em parceria com Agnes Nunes, fala sobre o relacionamento de duas mulheres que se sentem culpadas por se amarem. Conforme o artista, mesmo que Dolores seja uma mulher fictícia, ela representa milhares de histórias espalhadas por aí.

LOVING SOMEONDE – 1975

Declaradamente a favor da luta LGBTQIA+, a banda 1975 lançou em 2016 a música “Loving Someone”. Na canção, o eu lírico se pergunta por que ao invés da venda de padrões não é ensinado o real valor das pessoas e a possibilidade de elas amarem quem quiserem.

*Sim, sabemos que essa é a 11º música da lista, mas é que ela não poderia faltar, por isso, veja isso como uma recomendação extra!

Por Carol Maltaca
28/06/2022 17h37

Artigos Relacionados

Tiê chega a Curitiba neste sábado (11) com show ‘Saudade é Amor’

Demi Lovato anuncia shows no Brasil; Curitiba fica de fora