Nem só de I wanna love you sobrevive o fã de reggae. De origem jamaicana, esse estilo musical surgiu por volta dos anos de 1960, da mistura entre a música caribenha e o jazz norte-americano. Desde o seu surgimento, grandes nomes do gênero foram revelados, sendo o maior deles: Robert Nesta Marley, ou, para os íntimos, Bob Marley.
O cantor de voz marcante, dreads memoráveis e com um estilo de vida um tanto quanto polêmico, morreu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, no auge de sua carreira. Diante da perda, desde o ano de 2012, no Brasil, a data passou a ser dedicada ao reggae, como uma forma de homenagear o cantor e também, este estilo musical muito popular, principalmente, na costa brasileira.
Para celebrar essa data, o Curitiba Cult separou cinco bandas que, se você não conhece, precisa conhecer.
Talvez por nome você não a conheça, mas ao ouvir “Versos Simples” você se recorde de quem estamos falando: Chimarruts. Formada em Porto Alegre (RS), no ano de 2000, a banda é formada por cinco amigos de infância, Rafael Machado, Sander, Rodrigo, Émerson e Diego.
Tocando inicialmente próximo ao Parque Marinha do Brasil, no sul do país, em entrevistas, a banda diz não saber como chegou ao seu público, mas costumam a afirmar que “foi o vento que a divulgou”. Entre os maiores sucessos de Chimarruts estão as músicas “Do Lado de Cá” e “Pra Ela”.
Quem diria que de covers do Bob Marley, a banda Planta Raiz se tornaria conhecida por suas próprias composições? Criada em 1998, por Zeider e Fernandinho, colegas desde o tempo de escola, em São Paulo, a banda Planta e Raiz tornou-se um marco para a geração dos anos 2000.
Enquanto tocavam em bares e casas noturnas, na capital e no litoral paulista, os garotos desenvolviam suas próprias canções que mais trade chegariam a serem apresentadas no Primeiro Festival Nacional de Reggae e, no Primeiro Festival Internacional de Reggae, onde dividiram o palco com grandes nomes jamaicanos.
Entre as músicas que mais levaram o público a loucura estão “Oh, Chuva” e “Planta Que Brota da Terra”.
Criada a partir de uma reunião descompromissada entre Tales (voz e guitarra) e Diego (percussão), a banda Maneva surgiu em março de 2005, em São Paulo. Com composições que são verdadeiras poesias, a banda se tornou conhecida pelas músicas “O Destino Não Quis”, “Seja Para Mim” e “Êxodo”.
Curiosidade: o nome Maneva tem origem africana e significa “Prazer”, o que conota de forma direta a proposta da banda, ou seja, fazer da música a expressão de seus desejos e provocar naqueles que as ouvem reflexão a partir de suas composições.
De Brasília diretamente para todos os corações defensores do reggae raíz, Natiruts surgiu em 1996 com o nome “Nativus”. Formada por Alexandre Carlo (vocais e guitarra), Luís Maurício (baixo), Juninho (bateria), Bruno Dourado (percussão), Kiko Peres (guitarra solo) e Izabella Rocha (vocais), a banda se tornou dona de grandes sucessos, como “Presente de um Beija-Flor”, “Sorri, Sou Rei” e “Andei Só”.
Em todos esses anos de carreira, foram lançados 11 álbuns de estúdio que seguem fazendo sucesso e levando o ritmo para mais e mais brasileiros. Por sinal, em breve a banda chega a Curitiba para uma apresentação especial no Festival Coolritiba, que acontece no próximo sábado (21).
Formado na cidade do Rio de Janeiro em 1993, O Rappa tornou-se um dos grupos mais representativos do cenário reggae-rock nacional. Da união de vários músicos de diferentes bandas mais a participação do vocalista Falcão, o grupo lançou ainda no início de sua carreira hits, como “A Feira” e “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”.
Em 2013, O Rappa lançou um novo álbum, intitulado “Nunca Tem Fim…”, que teve as músicas “Anjos (Pra Quem Tem Fé)” e “Auto-Reverse” como destaques. Como nem tudo é mil maravilhas, em 2018, a banda iniciou a hiato sem previsão de retorno.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.