Muito se fala em criar experiências multiplataforma no campo das artes, mas poucos são os cases de sucesso, nos quais o aproveitamento de diversas mídias chega a encher os olhos, sobretudo no teatro. “A House in Asia”, espetáculo da Agrupación Senõr Serrano apresentado no SESC da Esquina pelo Festival de Curitiba, supre tal carência com mestria.
O que se vê no palco dificilmente seria bem explicado em palavras. A performance criada pelos espanhóis Alex Serrano, Ferran Dordal e Alberto Barbera ironiza a caçada a Osama Bin Laden de forma genial.
A primeira cena contempla um jogo de videogame. Um dos atores, com um console na mão, controla um avião que sobrevoa Nova Iorque em direção às Torres Gêmeas. A utilização dos recursos sonoros é tão poderosa, com as turbinas do avião ficando cada vez mais altas, que arrebata o público.
Depois, em silêncio, eles montam e desmontam um protótipo da residência do ex-líder da Al Qaeda em cima de uma maquete. A cada parede retirada, um novo cenário se revela, com bonecos protagonizando trechos da narrativa. Então eles filmam e manipulam os vídeos em tempo real, intercalando com cenas de filmes western. Isso porque os militares americanos costumavam chamar Bin Laden de Gerônimo, o líder indígena caçado nos longas de faroeste. Ao espetáculo, a referência caiu como uma luva.
Também é digna de destaque a caracterização de Robert O’Neill, militar que teria dado o tiro fatal em Bin Laden. Ele vira um cowboy solitário que discursa sobre a insignificância de seu ato e acaba sendo interpretado nos cinemas por um estereotipado ator hollywoodiano que pouca ou nenhuma importância dá à história.
No fim, arrematando a ironia que cerca o evento, é relatado o estado da casa que refugiava Osama Bin Laden. Para que não virasse local de peregrinação, foi destruída pelos EUA. Hoje, crianças brincam nas ruínas. Em seguida, no escuro, o discurso do presidente Obama ecoa: “Nossos sacrifícios são para fazer do mundo um lugar mais seguro. (…) E que Deus abençoe os Estados Unidos da América”.
“A House in Asia” será apresentada novamente nesta quinta-feira (26) às 21h no SESC da Esquina. Os ingressos custam R$ 70 a inteira e R$ 35 a meia. Saiba onde comprar clicando aqui.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.