Neste final de semana acontece 2ª Edição do projeto Abraçando o Paraná

Foto: Isabelle Neri

A alegria e o sorriso do teatro estão chegando a doze cidades do Paraná! Com quatorze apresentações de quatro espetáculos voltados para as crianças, a Cia. do Abração realiza o projeto Abraçando o Paraná II Edição em versão online com formato diferenciado, já que promove o diálogo entre teatro, música e contos de fadas.  A estreia acontece em Curitiba neste final de semana com apresentações virtuais gratuitas no sábado (12) do espetáculo A Bela e a Fera, da Cia do Abração, e no domingo (13), é a vez de Zum Zum Zum do Grupo Tupi Pererê. As transmissões ao vivo têm início às 16h.  Além das apresentações terão debates online sobre dramaturgia do teatro para infância e juventude no Paraná, através da plataforma ZOOM.

Além da capital paranaense, o projeto passará ainda neste mês por Ponta Grossa (19.02 – A Bela e a Fera, da Cia do Abração – e 20.02 – Entre O Sol e A Lua, da Cia Dia de Arte). Já em março a montagem O Mágico de Oss, da Cia do Abração, terá transmissões online, especialmente, para o público de outras dez cidades do interior do Estado: Palmeira (14/03), Sengés (15/03), Faxinal (16/03), Imbaú (17/03), Telêmaco Borba (18/03), Piraí do Sul (21/03), Carambeí (22/03), Tibagi (23/03), Castro (24/03) e Jaguariaíva (25/03). Nas praças, além do espetáculo também haverá debates para nova formação de plateia. Além disso, o público poderá interagir, via chat, com os atores, que responderão ao vivo.

O público poderá acompanhar os espetáculos ao vivo e gratuitamente através do canal do Youtube da Cia do Abração e  do blog do projeto Abraçando O Paraná ( https://abracandooparana.blogspot.com/), e também através do portal das prefeituras locais.

A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que o objetivo principal é fomentar o teatro para crianças no Estado do Paraná, através da circulação de espetáculos, com o intuito de ampliar o intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias, além de debates com público e artistas locais sobre este assunto, visando à formação de novas plateias. Além disto, o Abraçando o Paraná almeja articular uma organização representativa deste segmento da produção teatral no Estado e enriquecer a articulação de pensamento e produção cultural, através do teatro”, disse a diretora. A Céu Vermelho, proponente deste projeto, quer também valorizar os 21 anos de experiência dedicados à pesquisa e produção de espetáculos dirigidos à criança da Cia. do Abração, que lança em sua arte um novo olhar sobre a criança e o compartilhando com o público e artistas paranaenses. “Sentimos a necessidade de pilotar esta iniciativa, propondo este espaço de troca, mantendo uma pesquisa contínua sobre o assunto, criando um panorama da arte paranaense dirigida à criança e, também, atuando na formação de novas plateias, que estejam capacitadas a desenvolver discernimento e critérios avaliativos em relação à obra teatral”, finaliza a diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães.

Por Deyse Carvalho
08/02/2022 17h22

Artigos Relacionados

Espetáculo musical apresenta Villa-Lobos para crianças no Teatro da Vila

Teatro Guaíra encerra 2021 com atrações para todos os públicos