8 espetáculos inspirados em clássicos para assistir no Festival de Curitiba

Foto: Mancuzo Entretenimento

O melhor da literatura no Festival de Curitiba! O festival irá receber adaptações de clássicos da literatura brasileira e mundial em sua programação. De Nelson Rodrigues a Shakespeare os apaixonados pela combinação das artes poderão escolher entre as mais variadas opções. Para te deixar por dentro d programação, o Curitiba Cult te conta 8 espetáculos inspirados em clássicos para assistir no Festival de Curitiba.

O Casamento – Nelson Rodrigues

Foto: Mancuzo Entretenimento

“O Casamento” é uma adaptação de João Fonseca, do romance homônimo da década de 1960, de Nelson Rodrigues contando a história de Dr. Sabino (João Fonseca), um rico empresário, que descobre na véspera do casamento da filha adorada, Glorinha, (Guta Stresser) que seu futuro genro é homossexual. Primeiro espetáculo da Companhia codirigido por João Fonseca e Antônio Abujamra em 1997. O espetáculo será apresentado pela companhia Os Fodidos Privilegiados nos dias 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h, no Teatro da Reitoria. 

Abjeto-Sujeito

Foto: Leekyung Kim

Em “Abjeto-Sujeito”, a atriz e diretora Denise Stoklos promove o encontro do teatro essencial com a obra de Clarice Lispector. O resultado é uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. Canções de Elis Regina pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito. Apresentações nos dias 8 e 9 de abril, às 21h, no Sesc da Esquina.

 A Hora da Estrela

Foto: Daniel Barboza

Musical estrelado por Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel, “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” é uma adaptação do clássico de Clarice Lispector. Em cena, 3 músicos ao vivo. Direção de André Paes Leme, direção musical de Marcelo Caldi e músicas originais de Chico César. Macabéa é uma imigrante nordestina cuja vida é marcada pela ausência de afeto e poesia. Sua história é contada por uma atriz, que resolve narrar sua vida em um exercício de alteridade. Apresentações no dia 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h. 

[email protected]

Foto: Luis Doroneto

A peça “[email protected]” promete reunir um pouco de tudo o que há nas obras daquele que é considerado o maior o maior dramaturgo de todos os tempos. Foi com este espetáculo que o grupo Parlapatões construiu sua reputação em todo o Brasil. Trata-se de uma sátira bem estruturada sobre a obra completa de William Shakespeare compilada em 99 minutos e encenada por apenas três atores que se dividem em 12 personagens cada. Na encenação, mesmo com o predomínio da popularíssima Romeu e Julieta e com grande parte de Hamlet, estão lá agrupadas de formas diversas e sob diferentes abordagens, todos os trabalhos para o palco escritos por William Shakespeare. Apresentações nos dias 31 de março e 1° de abril, às 21h.

Estudo nº 1: Morte e Vida

Foto: Vitor Pessoa

“Estudo n°1: Morte e Vida” é um caldeirão com música, punk rock e a poesia de João Cabral de Melo Neto. A partir do poema dramático Morte e Vida Severina, o Grupo Magiluth propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio, em busca de melhores condições de vida e trabalho. O olhar híbrido e inquieto do coletivo pernambucano se volta, neste espetáculo, para os movimentos migratórios gerados por adversidades climáticas, políticas e sociais, buscando observá-los tanto em suas analogias quanto na heterogeneidade de seu conjunto. A peça terá encenação nos dias 3 e 4 de abril, às 21h, no Teatro Zé Maria.

Till, a Saga de um Herói Torto

TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO – Grupo Galp‹o (Belo Horizonte/MG – Brasil)

A peça não é propriamente inspirada em algum livro. Mas o personagem Till, sim. Ele possui diversos traços de Macunaíma, clássico de Mário de Andrade. “Till” é uma saga cheia de presepadas e velhacarias que começa com uma aposta. O Demônio diz a Deus que se fosse tirado do homem algumas qualidades o ser humano cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início o protagonista é abandonado em meio ao frio e à fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. O espetáculo será apresentado nos dias 4 e 5 de abril, no Teatro da Reitoria, às 21h.

O Náufrago

Foto: João Maria

Em uma prosa convulsiva e exasperada, a história de três exímios estudantes de piano, um dos quais teve sua vida aniquilada a partir do momento em que ouviu Glenn Gould, um dos outros três, tocar as Variações Goldberg, de Bach. Apresentações nos dias 6 e 7 de abril, às 21h, no Teatro da Reitoria.

Momo e o Senhor do Tempo

Baseado na obra de Michael Ende, considerado um autor clássico da literatura jovem, a peça retrata Momo, uma menina órfã que aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Ela brinca, ouve as pessoas, faz com que elas aprendam a escutar e a valorizar as relações. Até que Homens Cinzas aparecem e começam a comprar o tempo das pessoas. Momo e seus amigos vão enfrentar os Homens Cinzas para recuperar seu “tempo perdido” com a ajuda do Senhor Do Tempo e de Cassiopeia, uma tartaruga que não tem pressa nenhuma. Nessa aventura Momo, com sua percepção e coragem, salva a cidade e devolve o tempo das pessoas. O espetáculo será apresentado dentro da Mostra Guritiba, nos dias 2 e 3 de abril, no Teatro Bom Jesus, às 16h.

 

Por Deyse Carvalho
27/03/2022 10h28

Artigos Relacionados

Festival de Curitiba abre sessão extra para show do Emicida

Festival de Curitiba terá peças gratuitas em São Luiz do Purunã