Visitas Guiadas são opções para conhecer a cultura e história de Curitiba

Foto: Luiz Costa/SMCS.

Curitiba conta com diversos roteiros para apresentar seu patrimônio histórico e artístico para moradores e turistas. Ao ar livre e sem custo algum, a Fundação Cultural oferece visitas guiadas com um mergulho na arte, tradição, registros e arquitetura da nossa capital, que podem ser realizados em grupos de até 20 pessoas: estudantes, familiares e até entre amigos.

O Ação Educativa, como é chamado o projeto, oferece sete roteiros: Setor Histórico, Solar do Barão, Diversidade Religiosa, Painéis de Poty, Paranismo, Erva-mate e Exposições, que podem ser realizados de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para participar, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (41) 3321 3275 ou pelo e-mail [email protected]. Cada roteiro dura cerca de 1h30, e pode ser adaptado de acordo com o interesse do grupo. Conheça um pouco de cada um:

Solar do Barão

Neste roteiro, dentro do complexo cultural Solar do Barão, são apresentadas as diferenças da arquitetura que compõem o espaço que no século 19 foi a residência do Barão do Serro Azul (o ervateiro Ildefonso Pereira Correia). A história da baronesa também é destacada, e mostra um cenário onde as mulheres viúvas da elite ervateira curitibana assumem os negócios familiares.

Setor Histórico

Quer conhecer um pouco sobre o surgimento de Curitiba? O roteiro é esse! O passeio apresenta os primeiros vestígios da então chamada Vila de Curitiba e faz um paralelo com o presente. Um bom exemplo disso é o Largo da Ordem, palco de diversos acontecimentos importantes para a formação da cidade e onde hoje acontece a Feira do Largo aos domingos. O roteiro passa pelas proximidades da rua Claudino dos Santos, até a rua São Francisco.

Diversidade Religiosa

As diferentes religiões e igrejas presentes no Centro de Curitiba, e como elas se expressam através da arquitetura e seus símbolos. O passeio atravessa pontos de diversas religiões de matriz africana, muçulmana, católica, protestante.

Painéis de Poty

Além de entender o histórico e as técnicas deste grande artista paranaense, o roteiro permite aguçar o olhar para diferentes formas de expressão artísticas presentes na cidade. O painel que mais chama a atenção é o dos Tropeiros, que mostra um pouco da passagem dos tropeiros pela cidade. O passeio conta com dois roteiros: para adultos, mais longo e um passeio para crianças, feito no Largo da Ordem e na rua Nestor de Castro.

Paranismo

O roteiro permite observar diversos símbolos clássicos paranaenses e suas construções históricas, além de refletir sobre as diferentes identidades que formaram a cidade e suas representações nas artes, esculturas e edificações. O roteiro do paranismo começa na Praça 19 de Dezembro, segue pela Rua Mateus Leme e vai em direção ao Museu Alfredo Andersen, sobe em direção ao Largo da Ordem, finalizando na Praça Tiradentes.

Erva-mate

A construção do Paraná por meio da economia do mate e as influências dessa atividade na sociedade curitibana, como a modernização da cidade por exemplo. Além de possibilitar a observação de locais que passam despercebidos no nosso cotidiano, tal como o Palacete dos Leões ou até mesmo o portal da Mansão das Rosas. O passeio começa na Capela da Glória, passa pelo Passeio Público e encerra no Museu Solar do Barão.

Exposições

Estes roteiros permitem conhecer diversas expressões artísticas disponíveis nos espaços culturais de Curitiba e estar em contato com obras de diversos artistas brasileiros. São, geralmente, exposições não permanentes e de diferentes temas.  Os espaços utilizados são as salas de exposição dos Museus da Gravura e da Fotografia, salas expositivas no Memorial de Curitiba e no Portão Cultural também.

Por Julia Schneider
18/01/2022 17h37

Artigos Relacionados

Museu Oscar Niemeyer realiza Colônia de Férias com ações ao ar livre

Shopping de Curitiba inaugura pista de patinação no gelo