Você lembra do Fábio? É, o Fábio, aquele do filme do Tim Maia. O músico e parceiro inseparável – além de narrador da trama – interpretado pelo Cauã Reymond. Primeira coisa que precisa ser dita: ele não é um personagem fictício (como li por aí). Ele existe sim! Fabio Stella, cantor paraguaio radicado no Brasil, estava vivendo num ostracismo danado até o lançamento do filme. Ele escutou o conselho de um amigo e autorizou o roteiro lá da sua fazenda, no sudoeste da Bahia. Seria uma oportunidade para voltar a ter a atenção do público. Isso porque, além de namorar a Suzy, viajar para Londres e curtir várias trips com o Tim Maia, o Fabio era um baita cantor. E é aí que eu quero chegar. Mas calma, antes vamos dar um pulinho ali em Nova York.
Joel Stones. Um paulista que chegou em Nova York (via Miami) em 1998 com menos de $200 e seu nome. E nada mais. Isso segundo o site da sua loja de discos – a Tropicalia in Furs – que tem um site tão descolado que, caso você não tenha um óculos daqueles, você terá que se contentar com a versão 2D ‘not cool enough for 3D’. O Joel batalhou muito lá pelos EUA: juntou muitos discos, montou sua loja e hoje tem uma banda ótima chamada “Fumaça Preta”. O nome da loja e da banda já dão algumas dicas das referências musicais do Sr. Stones. Se você escutar o primeiro lançamento dele – a música ‘Bruxa’ lançada em 2012 – vai sentir um gostinho de um Brasil diferente. Ou o gosto das garagens psicodélicas do Brasil dos anos 1970.
Talvez esse gosto seja exótico para muitos. Afinal de contas, muitos sons dessa época só são um pouco conhecidos hoje graças ao próprio Joel. Isso porque o cara nunca parou de buscar novos discos, inclusive nas suas excursões por terras brasileiras. Ao longo de cinco anos, Joel juntou um material de primeira e muito raro. Muitos compactos de bandas de rock capazes de virar a cabeça de qualquer amante da psicodelia dos anos 1960 e da explosão dos anos 1970. E muitas dessas músicas eram totalmente obscuras, alguns discos sequer foram tocados pelos radialistas.
Uma coleção incrível, muito swing e estilo, uma capa louca (em 3D, que nem o site – realmente cool, não?), finalizada com a doideira que rolou aqui na “terra do samba”: assim nasceu a inacreditável coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas! O nome da coletânea em si já explica muito do que vem por aí. Psicodelia, fuzz, funk e Brasil. Se Mutantes é o mais distante que você consegue pensar sobre rock nacional, vamos dar um passo adiante!
Essa coletânea é um prato cheio para quem quer conhecer mais sobre alguns artistas que não conseguiram fama junto ao grande público, mas que produziram sons realmente interessantes, inventivos e experimentais. O disco comprova a capacidade do Brasil de absorver influências externas sem perder a originalidade verde e amarela. De versões de Beatles e Stones, passando por citações a Jimi Hendrix até ao rock britânico e americano feito ao estilo brasileiro. Para quem curte essa linha de música, esse disco resume-se a uma surpresa atrás da outra. É um mundo novo recheado de sonzeiras que se abre.
A prova da ousadia nessas misturas vem logo de cara, na faixa de abertura: a história de Batman no espaço sideral, num clima de perseguição policial extraterrestre, microfonia, barulhos, bateria, sujeira. É Batman que se aproxima! É hora de tirar o time de campo! HEY! Ufa, é de perder o fôlego. Respire fundo!
As surpresas surgem faixa a faixa. Como a ótima ‘Cinturão de Fogo‘, da Marisa Rossi. Melodia contagiante, som dançante, timbres de voz e do orgão incríveis. Um baita hit, se me perguntarem. Tem também ‘O Carona‘, do Tony e o Som Colorido e seu refrão altamente cantante. Se estiver procurando o tão falado fuzz, experimente ‘God Save The Queen‘ do 14 Bis – antes que você pergunte, não é aquela famosa banda mineira que você está pensando. Mas se esse fuzz é muito sujo para o seu gosto, prefere uma pegada mais Gil, Caetano, Tropicália, tente a ‘Herói Moderno‘, do Pery, e não vai se arrepender. Isso sem falar da ótima versão dos Youngsters de ‘I Wanna Be Your Man‘ – admito, uma das minhas versões preferidas dessa música. Preciso abrir um parenteses nesse disco para dizer que a versão deles de ‘Ticket to Ride‘, dos Beatles, é ótima. Afinal, havia gente demais pra namorar. Tem também a versão da psicodelica ‘The Lantern‘, dos Stones, do Mac Rybell. E o Fábio? Ele também está presente, claro! Faltou o Cauã cantar ‘Lindo Sonho Delirante’ no filme. Sim, podemos usar a abreviação LSD. E o que temos é uma ótima canção de rock lisérgico.
Essa esteira de surpresas nos faz pensar em quanta coisa que aconteceu que se perdeu e talvez não seja mais recuperada. Muitas dessas pérolas, até pouco tempo atrás, eram totalmente desconhecidas. E o que temos são músicas ótimas que merecem ser escutadas. Por isso não perca tempo!
É natural romantizar a Londres dos anos 60, com o John Lennon conversando com o Mick Jagger num circo (sim, eu queria muito ter estado lá). Mas é genial imaginar que existiu uma cena tão rockeira quanto a deles aqui no Brasil, e de um jeito bem brasileiro. Um pessoal fazendo música de qualidade, sem medo de misturar e arriscar. Por isso considero a coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas ainda mais especial. O Fabio, que hoje leva uma vida bem simples na fazenda, está aí para nos lembrar que o rock aprendeu a falar português ainda bem jovem.
https://www.youtube.com/watch?v=wkddrw6ictQ
E aí, curtiu os sons? Explore os links e desvende mais músicas! Tem alguma dica de discão ou sonzeira? Comente! A música boa é infinita 🙂
Até semana que vem!
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.