Exposição do artista britânico Mac Adams chega ao Museu Oscar Niemeyer na próxima semana

Na próxima quinta-feira (26), a exposição inédita no Paraná “Mens Rea: A Cartografia do Mistério”, do artista britânico Mac Adams, chega ao Museu Oscar Niemeyer com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho. As exposições do artista contemporâneo já passaram pelo Museu de Arte Moderna de Luxemburgo, Musée Jeu de Paume (Paris) e pelo MoMa (Nova York).

As obras do artista possuem inspiração nos contos do País de Gales, nos romances de Arthur Conan Doyle e no cinema noir e de Alfred Hitchcock, construindo cenas misteriosas por meio da fotografia, de instalações e de esculturas. Assim, ele trás objetos cromados refletindo em suas superfícies situações violentas e inquietantes, contradizendo a forma perfeita dos metais.

Foto: Divulgação.

Na exposição, é possível conferir 15 dípticos fotográficos da icônica série “Mistérios” e uma seleção da série “Tragédias Pós-Modernas”, criada pelo artista na década de 1980 como uma forma de reflexão sobre as políticas econômicas desenvolvidas por Margaret Thatcher e Ronald Reagan, no Reino Unido e nos Estados Unidos, respectivamente. A exposição também apresenta três esculturas que projetam sombras figurativas, além da instalação “Cartografia de um Crime”, em que o artista reflete sobre a memória e o esquecimento, por meio de uma relação passional obsessiva. Para isso, Mac Adams constrói um diálogo entre suas imagens e fotografias provenientes do arquivo do Museu Nicéphore Niépce (França), um dos mais importantes da Europa.

A exposição poderá ser vista a partir do dia 26 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, na sala 11 do Museu Oscar Niemeyer.

Por Julia Schneider
23/08/2021 11h00