6 coisas que uma dentista compraria ou não!

Existem vários produtos no mercado para o cuidado diário da saúde bucal, aqui eu vou dar sobre quais produtos eu compraria ou não para cuidar da boca!

Escova de dentes Curaprox 

Esse item talvez seja um dos mais polêmicos, porque essa escova é indicada por muitos dentistas, mas eu não indico! Por ser de um custo muito alto devemos entender que precisamos trocar nossa escova de dentes a cada 3 meses e em casos de gripe devemos trocar imediatamente após a infecção.

Sendo dentista, sempre que vou ao mercado ou à farmácia, acabo fazendo uma parada obrigatória na seção de artigos de higiene bucal. É mais forte do que eu, entendo que a melhor escova de dentes é aquela que está na mão de quem sabe usá-la. Algumas recomendações são básicas, como: cabeça não muito grande e cerdas macias, outras características podem ajudar, é claro, como um cabo confortável e anti-derrapante ou uma cor que você ache bonita e que motive você seguir com o hábito da escovação.

Escova de dentes Edel White

Diante da explicação anterior minha escolha de escova de dentes são as da marca Edel White, que ajuda a eliminar as manchas e bactérias, possuindo também tecnologia Suíça e entre as marcas premium do mercado possui o melhor custo benefício.

Carvão ativado

O desejo da maioria dos pacientes são dentes branquinhos, e para conseguir esse resultado muitos buscam fórmulas “infalíveis” na internet. Um produto que está na moda entre blogueiras é o uso do carvão ativado, que além de não existir evidência científica para embasar a sua compra, há riscos associados à sua aplicação. Isso porque o clareamento que ele provoca seria causado pela remoção de detritos e de parte do esmalte dentário. Produtos à base de carvão mineral são extremamente corrosivos e abrasivos, esse desgaste pode levar ao surgimento de sensibilidade e dor. Lembrando ainda, pacientes com restaurações, podem sofrer pigmentações em contato com o produto.

Creme oral Bluem

Esse é um dos melhores cremes dentais do mercado na minha opinião! O creme oral da Bluem possui uma tecnologia holandesa que entrega baixa abrasividade, ou seja, possui indicações perfeitas para pacientes que fazem uso de lentes de contato, resinas ou qualquer restauração em boca, além de ajudar no contrato do mau hálito e ajudar feridinhas da boca a cicatrizarem mais rápido.

Palito dentes

Essa ferramenta é utilizada diariamente por milhares de brasileiros que desejam remover restos alimentares que ficam nos dentes após as refeições, muitas vezes sendo utilizado como substituto do fio dental, não faça isso!!

O palito de dentes não é seu amigo, aliás o nome dele nas embalagens é: “palito roliço de madeira”, nenhuma embalagem descreve o produto como palito dentes, pois ele não é feito para isso. Ao contrário, quando o palito é colocado entre os dentes, ele provoca um machucado na gengiva, pode empurrar o alimento para dentro dela e causar um abscesso agudo ou necrose. Imagine que em alguns casos, o movimento de palitar os dentes causa até a perda óssea.

Raspador de língua

O raspador de língua da moda! Esse produto é maravilhoso, pois possui um excelente custo benefício, pois não precisa ser trocado com frequência e é feito de cobre material de fácil higienização. Se você ainda não tem o hábito de utilizar um raspador de língua, crie um. Por que? Uma língua limpa te ajuda a sentir melhor o sabor dos alimentos e também melhora a digestão – que começa mesmo na boca. Estudos na área da odontologia demonstram que o raspador é mais eficaz do que a escova para remover as bactérias que ficam na língua e recomendam a prática para uma higiene bucal completa. Amanda posso comprar um mais barato para começar a criar o hábito? Claro que sim, existem alguns de plástico que são excelentes, porém precisam de trocas mais frequentes.

Gostou das dicas? Tinha algum que você já usava? Me conte nos comentários!

Por Amanda Lopes
27/07/2021 20h42