5 músicas que você nem imagina que são do Ed Sheeran

O cantor inglês de “Bad Habits” tem alguns ótimos costumes debaixo da manga (há, essa foi boa, não?). Se tem um artista que sabe manter sua identidade e, ao mesmo tempo, inovar, é o Ed Sheeran. Ele retornou aos holofotes na última semana com o lançamento do seu novo single, o primeiro do próximo álbum de estúdio, ainda sem nome confirmado. A canção pop dançante leva o cantor britânico a um universo ainda não explorado por seus trabalhos anteriores, mas totalmente identificável dentro da sua proposta de trazer algo novo a cada novo projeto. Mas não para por aí – o rapaz manda muito bem não só nas suas composições próprias, mas coleciona ao longo dos anos hits para diversos outros artistas dos mais variados estilos.

Vamos colocar o single pra tocar? Se liga no MV de “Bad Habits”, no qual Ed encarna um vampiro!

Para Ed, a única forma de continuar se reinventando é se arriscar de vez em quando em algo que você ainda não fez. Ele diz que faz música para deixar a si mesmo feliz, e percebemos facilmente que a consequência é um trabalho autêntico e inovador. Ele já figurinha tão frequente nas nossas playlists que é até difícil perceber que já fazem mais de 10 anos desde o seu primeiro lançamento.

Foi em 2011 que Ed Sheeran, natural de Halifax, na Inglaterra, lançou seu primeiro álbum de estúdio, + (“plus”). Ele começou a conquistar espaço de destaque na indústria da música com “The A Team”, e depois disso, o sucesso não parou de crescer. Além de se dedicar aos projetos próprios, ele priorizou também a produção de hits ao lado de uma quantidade enorme de cantores, cantoras e grupos. Em entrevista recente com Zane Lowe para o Apple Music’s New Music Daily, ele contou que sempre gostou de ter a liberdade criativa para trabalhar com outros artistas, já que sempre é muito detalhista em seu trabalho solo. Colaborações, segundo ele, são mais rápidas e momentâneas.

Ed Sheeran tem em mente produzir cinco álbuns de estúdio, que irão seguir uma evolução temática. Em 2014 veio x (“multiply”), que ficou em primeiro lugar no seu país de origem e também na Billboard americana, e rendeu hits como a inesquecível “Thinking Out Loud”. Em 2017 veio o álbum de maior sucesso do cantor até então, ÷ (“divide”), que tem nada menos que “Shape of You” como single de estreia (“Castle on the Hill” também foi lançada como lead single, mas vamos combinar que “Shape of You” é imbatível). O trabalho rendeu uma turnê mundial, que passou por Curitiba.

Vamos de hino? Sabia que “Shape of You” já contabiliza mais de 5,3 bilhões de visualizações no YouTube?

Depois disso, o cantor ainda lançou em 2019 o álbum No.6 Collaborations Project, uma continuação do seus EPs independentes lançados antes do seu primeiro grande álbum de estúdio, no qual colabora com artistas como Justin Bieber (com que lançou o hit “I Don’t Care”), Chance the Rapper, Bruno Mars, Chris Stapleton, Travis Scott e tantos outros. Mas já nesse período ele começou o seu hiato, se afastou dos holofotes e se desligou totalmente das redes sociais para se dedicar a família. Ed se tornou pai recentemente, e somente depois de um bom descanso e de focar a sua energia em outras atividades – a pintura e a aprender outras línguas, como o italiano – que ele volta aos palcos para o novo trabalho.

Em meio a essa carreira de tanto sucesso, ele sempre foi “emprestando” o seu talento para as mais diversas colaborações. A mais nova vai chegar na semana que vem – o BTS está prestes a lançar o álbum físico do single “Butter”, que virá acompanhado de uma nova música, “Permission to Dance”, co-escrita pelo próprio Ed Sheeran. Aproveitando o lançamento, que tal relembrar algumas músicas que também foram escritas pelo cantor britânico para outros artistas? O que eu particularmente acho mais bacana das colaborações de Ed é que conseguimos muitas vezes identificar um pouco das suas características nessas canções, mas ele faz o que um bom compositor deve fazer – deixa o artista e seus pontos fortes brilharem muito mais. Vamos?

Everything Has Changed – Taylor Swift e Ed Sheeran

Essa é fácil – além de ter participado da composição, Ed Sheeran também dueta com Taylor nessa canção do álbum Red, lançado em 2012. Vale lembrar que Taylor é responsável por dar as primeiras oportunidades a muitos artistas que hoje dominam a cena pop musical – é o caso de Ed, que abriu os shows americanos da cantora na turnê de Red, e Shawn Mendes, que foi responsável pela abertura dos shows da turnê de 1989. O britânico também já deu spoiler e contou que já gravou a nova versão da música, que será lançada no Red Taylor’s Version – a regravação do álbum da Taylor Swift que será lançado em novembro.

Trust Fund Baby – Why Don’t We

 

Em fevereiro de 2018, a banda californiana Why Don’t We lançou “Trust Fund Baby”, co-escrita por Ed Sheeran e que também conta com o cantor nos vocais de fundo. A música faz parte da versão deluxe do álbum de estreia do grupo, 8 Letters. No ano seguinte, Ed Sheeran colaborou novamente com o quinteto, desta vez com a canção “What Am I”.

Love Yourself – Justin Bieber

O cantor canadense contou com as letras de Ed Sheeran para o single “Love Yourself”, lançado em 2015 como parte do álbum Purpose. Ed conta que a canção foi escrita originalmente para o seu próprio álbum, ÷, e seria descartada – até ganhar nova vida com o trabalho de Bieber. Valeu a pena, né?

Make it Right – BTS

Permission to Dance”, que será lançada no próximo dia 9 de julho, não foi a primeira música de Ed Sheeran ao lado do BTS. Ele foi responsável por co-escrever junto a RM, Suga e j-hope a canção “Make It Right”, lançada em abril de 2019 como parte do álbum Map of the Soul: Persona. A música ganhou nova versão alguns meses depois, e também alguns versos em inglês, na colaboração com o cantor Lauv.

Little Things – One Direction

Essa música foi o segundo número 1 do grupo nas paradas britânicas, e foi co-escrita por Ed Sheeran com Fiona Bevan. Faz parte do segundo álbum de estúdio do quinteto, Take Me Home, de 2012. Na época de lançamento, a música dividiu a crítica – parte dizendo que não harmonizava com o estilo do grupo, e outra indicando o crescimento e sofisticação das letras, que demonstravam maturidade. Tornou-se favorita do público, com certeza. Ed Sheeran colaborou ainda na música “18”, do One Direction, e posteriormente em “Strip That Down”, na carreira solo do membro Liam Payne.

***

Dica extra: Ed Sheeran participou durante toda a semana do programa The Late Late Show With James Corden, e além de entrevistas e participação em quadros especiais, tem entregado performances ao vivo incríveis de diversos hits. Vale a pena conferir – abaixo segue ele com o novo single “Bad Habits” – mas já teve “The A Team”, Thinking Out Loud” e “Shape Of You”. Corre lá!

https://www.youtube.com/watch?v=NRkcUkWuZvk

Por Angela Antunes
02/07/2021 13h58