3 curtas paranaenses para celebrar o Dia do Cinema Nacional

Neste sábado, 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Nacional! O Paraná, além de ser berço de maravilhas naturais, também é cenário de filmes incríveis. Para celebrar a data, o Curitiba Cult separou 3 filmes gravados aqui nas terras paranaenses! Todos os filmes estão disponíveis no ParanáFlix, plataforma que reúne filmes paranaenses. 

Do tempo que eu comia pipoca, 2001

A trama acompanha dois personagens: Clara que volta a Curitiba em busca de  reviver as sensações de suas lembranças e Leo que não tem memórias da cidade onde vive. “Do tempo que eu comia pipoca” é dirigido por Heloisa Passos e Catherine Agniez, e também recebeu o prêmio de Melhor fotografia pelo Eclipse Film Festival. O curta tem no elenco a atriz Guta Stresser, conhecida por dar a vida a Bebel no seriado “A Grande Família”.

Primavera de Fernanda, 2018

O filme conta a história de Fernanda que vê uma oferta de emprego a possibilidade de reconstruir a sua imagem. O curta, dirigido por Débora Zanatta e Estevan de la Fuente, recebeu o prêmio de Melhor Direção no Universal Film Festival em 2020. No elenco conta com Laysa Machado, Flora Chagas e Marina Vieira Chagas.

Haruo Ohara, 2010

O filme é uma produção londrinense e conta a vida do agricultor Haruo Ohara, imigrante japonês. Paralelamente à vida rural, ele produziu quase 20 mil fotos de Londrina, no Paraná, tornando-se uma referência estética e histórica do local. O filme é dirigido por Rodrigo Grota e recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Prêmio de Aquisição do Canal Brasil no 38º Festival de Cinema de Gramado (RS).

Divulgação

Por Deyse Carvalho
19/06/2021 13h29