Cozinhando com o CC: receita de Suflê de Doce de Leite

Oi, galera! Sejam bem-vindos a nova coluna do Curitiba Cult. Eu me chamo Lucas Martins e sou apaixonado por cozinha, tanto que larguei o universo do Direito pra seguir carreira dento dela. Fiz o curso de Chef de Cuisine e Restaurateur, no Centro Europeu, e desde então não sai mais da frente do fogão.

Já trabalhei em diversos eventos com vários chefes, para mim, cozinha é sempre uma troca, é ensinar um pouco e aprender também, todas as vezes! Espero mostrar aqui para vocês um pouco de tudo que eu acredito sobre o universo gastronômico, trazendo dicas, receitas, reutilizando ingredientes e criando uma cozinha, acima de tudo, sustável e afetiva. E para começar… com açúcar, com afeto! 

Suflê de Doce de Leite

Soufflé (no original), ou Suflê, é um clássico francês que já ganhou o mundo todo. Nas versões doces ou salgadas sua textura leve e maciez conquistam o paladar de quem experimenta. Em casa, quando recebo amigos para jantar, é o mais pedido.

A receita brinca com a física dentro do forno, o segredo aqui é obter uma crosta dourada e consistente que possa segurar toda água evaporada dento do bolinho, garantindo a altura sem murchar ao sair do forno. A receita segue a lógica de um balão, por isso na hora de assar é importante que o calor venha debaixo.

RECEITA (rendimento entre 4-5 ramequins de 10 cm de diâmetro)

  • INGREDIENTES

 – 4 claras

– 1 gema

– 60gr de doce de leite

– 30gr de amido de milho

– 80gr de açúcar

– 1 colher de sopa de manteiga

– 1 colher de café de canela em pó,

– 250ml de leite,

– Requeijão cremoso para acompanhar

– Açúcar de confeito para decorar

  • MODO DE PREPARO 

–  Com auxílio de um fouet misture a gema, 20gr do açúcar e o amido de milho. A mistura deve atingir uma textura cremosa e esbranquiçada, parece que não vai, mas vai, força no braço! Reserve

–  E uma panela adicione o leite e o doce de leite e misture até levantar fervura.

–  Retire do fogo e adicione o creme de gema, açúcar e amido de milho incorporando bem, retorne em fogo baixo sem parar de mexer até a mistura engrossar e o amido cozinhar completamente, algo em torno de 2 a 3 minutos.

Dica 1: De preferência a panelas de fundo grosso*.

Dica 2: Se quiser adiantar este processo para usar mais tarde cubra a mistura com plástico filme – encostadinho no creme mesmo -. Isso impede a formação de uma película sobre a mistura.

–  Em uma batedeira, misture as claras com o açúcar restante e bata em velocidade alta até atingir picos firmes

–  Com delicadeza e auxílio de uma espátula misture tudo. Com cuidado para não perder todo ar que foi adicionado às claras, tente “envolvê-las” no creme.

Em ramequins untados com manteiga e açúcar adicione a massa do souflé até a metade, eles vão crescer bastante!

Dica3: caso não possua ramequins, você pode assar em canecas de ágata esmaltadas, dá aquele ar de fazenda e ficam um charme.

–  Asse a 220 graus até que a massa esteja inflada e dourada por fora, sem abrir o forno durante o processo. Vai levar em torno de 20 a 25 minutos.

–  Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima para decorar e sirva acompanhado de requeijão cremoso.

Espero que gostem e nos vemos na próxima receita!

Por Lucas Martins
01/04/2020 20h35