Ônibus Palco e Museu agitam Parque Bacacheri neste fim de semana

Um evento com opção gratuito para o dia em família.. Neste domingo (02), o Parque Bacacheri recebe a visita do Ônibus Palco e do Ônibus Museu neste domingo. Os dois veículos, adaptados como unidades culturais móveis, apresentam sua programação inteiramente gratuita das 14h às 18h, com atrações para todas as idades. A ação faz parte do Projeto Verão Curitiba 2020 da Prefeitura de Curitiba.

A programação do Ônibus Palco no Parque Bacacheri inicia com o Circo da Madame Virgulina, espetáculo da atriz e palhaça Camila Cequinel. Números de mágica, malabarismo e interação bem humorada com o público fazem parte do espetáculo.

Já às 17h, a banda Clan Mac Norse apresenta músicas de inspiração celta e nórdica. O projeto foi fundado em 2011 e utiliza instrumentos clássicos da música folclórica destas regiões, como gaita de foles, nyckelharp (tipo de violino chaveado sueco) e banjo.

Museu

A partir das 14h, o Ônibus Museu estará aberto para visitação, com monitores apresentando seu conteúdo ao público. O antigo coletivo foi todo reformado e funciona como um museu móvel, abordando temas como história, paisagem urbana de Curitiba e museologia.

São 14 estações interativas, que apresentam desde a pré-história da região curitibana até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas.

Muita gente tem seu primeiro contato com um museu neste Ônibus. O objetivo de todo o projeto é descentralizar a cultura, percorrendo os bairros. No Ônibus Museu, há ainda um conteúdo 3D, que permite visitas virtuais a grandes museus de Curitiba e do mundo. Por meio de tablets ou óculos de realidade virtual, é possível  passear pelos acervos de instituições como o Museu de História Natural da Irlanda, Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Paranaense e Museu Municipal de Arte (MUMA).

No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região.

Por Curitiba Cult
30/01/2020 13h37