Profissionais da área discutem o cenário da Economia Criativa do País

De 18 a 20 de setembro, a capital paranaense recebe a segunda edição do CriaNomics, um evento gratuito que reúne convidados especiais do Brasil e América Latina, como produtores, pesquisadores, artistas e empreendedores, e promovendo palestras, workshops, mesas e debates com foco na importância da produção cultural e seu impacto na economia. As atividades culturais e criativas geram 1 milhão de empregos diretos e englobam mais de 200 mil empresas e instituições, representando 2,6% do PIB brasileiro. No mundo, o PIB da economia criativa cresceu 8,6% por ano, segundo o último levantamento.

“Queremos promover um evento que incentive a pesquisa a novas ideias e tendências no mercado cultural e na economia criativa, propondo uma troca de experiências entre profissionais e simpatizantes do segmento”, comenta Rosangela Araújo, uma das curadoras do encontro. Com 19 profissionais atuantes nas diferentes áreas da criatividade, o CriaNomics conta com a realização das produtoras Escritório de Criação, Mucha Tinta e Tertúlia Produções, que desempenham funções no planejamento e produção de eventos locais e nacionais, assim como da Fundação Cultural e da Prefeitura de Curitiba.

“O Crianomics surgiu com o intuito de promover a inovação na gestão cultural e a expansão da criatividade, por meio da troca de experiências, painéis especiais e na geração de negócios entre produtores e criativos”, explica Freddy Kowertz, um dos idealizadores do encontro.

Entre os temas a serem abordados, estão “Gestão para Empreendedores Criativos”, “Economia Criativa na América Latina”, “Experiências Sustentáveis, mapeamento das Cadeias Produtivas na Economia Criativa”, “Disrupção em Bens e Serviços Criativos”, “Transpondo Fronteiras – Como Produzir e Receber no Mercado Externo?”, entre outros, contando também com mostras de filmes em realidade virtual, apresentações musicais e intervenções artísticas, gastronômicas e tecnológicas.

“O evento é um projeto inovador e com foco na formação e desenvolvimento econômico dos profissionais dos setores criativos, apresentando as mais novas tendências na produção cultural e economia criativa, aproximando estudiosos e profissionais da área a fim de responder questões comuns a todos que fazem parte dessa nova econômica”, comenta Michelle Hesketh, também responsável pelo evento.

As inscrições para o encontro, que ocorrerá no Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr Celso Charuri (Rua Paula Gomes, 270) são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Mais informações no site oficial www.crianomics.com.br. O CriaNomics conta com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Acompanhe a programação nas redes sociais oficiais, pelo facebook @crianomics e instagram @crianomics

Serviço – CriaNomics – Encontro de Produção e Economia Criativa

Quando: 18 a 20 de setembro de 2019

Onde: Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr Celso Charuri (Rua Paula Gomes, 270)

Quanto: gratuito

Ingressos: sympla.com.br

Por Matheus Klocker
19/09/2019 15h41