Entrevista: Czares do Ballet

Czares-do-ballet

Na próxima terça-feira, a realeza do ballet mundial se apresenta em Curitiba. Bailarinos das companhias russas Bolshoi, Mikhailovsky, Stanislavsky e Mariinsky estarão no palco do Teatro Positivo para um espetáculo de duas horas, dividido em dois atos, batizado como Czares do Ballet.

>> Show de ballet em Curitiba com Czares do Ballet

Entre os principais nomes estão Mikhail Venchikov, primeiro bailarino do Ballet do Teatro Mikhailovsky, e Natalia Ledovskaya, primeira bailarina do Teatro Stanislavsk. Conversamos com ambos e com a coordenadora do projeto, Oksana Kordiyaka, para saber um pouco mais sobre o que trarão a Curitiba.

Que repertório vocês estão representando?

Natália: Quebra-nozes e Harlequim

Mikhail: Lago dos Cisnes e Scherazade

Subir ao palco ainda os deixa muito nervosos?

Mikhail: Não fico nervoso ao dançar, mas diante do compromisso com o público. É preciso respeitar ao público que espera nos ver em nossa melhor forma.

Natália: O compromisso de estar diante do público sempre traz um pouco de nervosismo. Afinal, o público espera que façamos o nosso melhor e coloquemos no palco todos os nossos anos de experiência.

O espetáculo tem bailarinos de diferentes companhias. Como tem sido esse intercâmbio?

Oksana: Muito interessante e para os bailarinos é uma oportunidade de se encontrarem nos palcos, já que no dia a dia estão todos envolvidos com seus próprios teatros.

O que o público brasileiro pode esperar do espetáculo?

Oksana: O público verá uma noite de gala com diferentes tipos de ballet e de interpretações, segundo as escolas russas de Moscou e São Petersburgo. Ambas são clássicas, mas cada uma com suas particularidades. Noites de Gala como estas, com apresentações dos solistas das principais companhias russas, acontecem nos grandes teatros do mundo.

Por Jessica Carvalho
13/10/2014 17h33