O acordo de compra da FOX pela Disney foi assinado e isso pode significar o fim do mundo como conhecemos. O pronunciamento do que vai mudar no Cinema será feito na próxima semana, mas o que os rumores apontam é que a negociação histórica foi de até US$60 bilhões para a definição de um império (monopólio) ainda maior do entretenimento. Enquanto os próximos capítulos não são anunciados, saiba os possíveis motivos do investimento e as principais franquias da FOX que podem ir para as mãos da Disney.
Se juntas já causam, imagina juntas. Dos dez filmes de maior bilheteria da história, a Disney tem cinco produções. Sua maior posição é o terceiro lugar com “Star Wars: O Despertar da Força” que perde pra dois filmes dirigidos e escritos por uma mesma pessoa: James Cameron, Titanic (2º) e Avatar (1º). O filme que revolucionou as tecnologias do cinema e já está com as gravações da sequência em andamento com toda certeza é uma das aquisições mais disputadas nesse acordo. A franquia já tem mais quatro filmes confirmados e Avatar 2, que promete trazer mais uma inovação marcante para o Cinema, tem previsão de lançamento para 2020.
Sim, eles também previram isso. Falar da FOX e não falar de “Simpsons” é impossível. É o programa televisivo roterizado com mais episódios e o sitcom com maior duração da história. Os queridinhos da FOX são também um lembrete de que algumas coisas podem ser intocáveis na indústria de entretenimento, ou é fácil imaginar a produção passando para o Disney Channel? Existem muitos conteúdos “adultizados” que ferem as políticas de conteúdo para família da Disney. E isso leva para uma das questões principais da nova compra: a Disney quer sair na frente na corrida de criar um serviço de streaming que concorra com Netflix e Amazon. A FOX neste ano retirou grande parte do seu conteúdo da Netflix, como as séries clássicas “How I Met Your Mother”, “Sons Of Anarchy”, “Prison Break” e “American Horror History“. Infelizmente a Disney não comprou a FOX só pra fazer o crossover de “Glee” e “High School Musical“.
Nos Estúdios Disney a franquia Marvel é uma das mais bem planejadas, senão a mais. Poucas histórias dos heróis não estão no domínio da empresa, por exemplo, a Sony só está com os direitos do vilão Venom. A FOX é dona dos X-Men e de diversos dos personagens que compõe o universo (Deadpool, New Mutants, Wolverine e Cable). A FOX também tem os direitos cinematográficos do Quarteto Fantástico, mas como as coisas estão, nem o Mickey Prateado salva os heróis radioativos. Resta imaginar quão incrível pode ser a aquisição dos mutantes e quanto eles podem acrescentar no universo de Vingadores (muitos gritarão “Scott” só de pensar). O próximo filme da franquia “X-Men: Fênix Negra” tem previsão de lançamento em novembro de 2018 e é protagonizado pela atriz Sophie Turner (Game of Thrones).
Se existe alguma coisa que Disney sabe fazer são as animações. A franquia Era do Gelo já se esgotou, passou por filmes com dinossauros, piratas e viagens ao espaço e, enfim, se perderam. Cabe saber se a negociação vai simplesmente dar a despedida que os fãs querem ou finalizar a franquia por reconhecer o desgaste. Outros filmes do estúdio de animações da FOX, Blue Sky, são “Rio“, “Robôs“, “O Reino Escondido“, “Horton, “Mundo dos Quem” e “Snoopy e o Charlie Brown“. O melhor que pode sair dessa transição é uma equipe reforçada de animadores 3D e CGI, que ajudará muito nas novas investidas da Disney após o sucesso das suas produções Frozen e Moana.
A gente se propõe a fazer lista dos principais, mas não pode deixar de lado alguns nomes, como os próximos lançamentos da FOX “O Predador”, “The Post” e o filme biográfico de Freddie Mercury “Bohemian Rhapsody”. Outros filmes, remakes e spin-offs que podem ser produzidos por direito são as franquias “Planeta dos Macacos”, “Alien”, “Uma Noite no Museu”, “Percy Jackson”, “The Maze Runner”, “Arquivo X”, “Kingsman”, “Rocky”, “Esqueceram de Mim”, “A Profecia” e “Duro de Matar”. Mas todos estão ansiosos mesmo é para a versão Disney de “Alvin e os Esquilos“, isso realmente o mundo não está preparado.
Lembrando que as informações oficiais da compra da FOX serão anunciadas na próxima semana e muitos detalhes do futuro de cada franquia pode mudar. Mas só essa lista já rende uma boa maratona para o fim de semana.
0
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.