O público lotou o primeiro dia do Rock in Rio 2017. Da entrada da Cidade do Rock, localizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, até a tirolesa, o trajeto durou 9 minutos – uma surpresa para a turma do gargarejo, que com a grande ampliação de área de circulação – mais que o dobro do espaço da edição anterior, teve que correr muito mais esse ano para garantir um lugar privilegiado junto ao Palco Mundo.
A noite começou com força total. A übermodel e grande ativista em causas socioambientais, Gisele Bündchen, inaugurou o Palco Mundo em uma fala emocionada sobre a preservação da floresta amazônica e anunciou o movimento Believe.earth. Para marcar este momento, organização do festival levou para o palco o sino da paz, que assim como na edição de 2001, foi tocado por uma criança. Junto com a cantora Ivete Sangalo, a top Gisele arriscou uns versos da música Imagine, do ex-Beatle John Lennon.
Ivete abriu o show com muita energia e homenagens aos filhos. O nome do primogênito, Marcelo, estava estampado no casaco da cantora, que contou pessoalmente ao público que está grávida de duas meninas: “Se não bastasse uma mulher [em casa], agora vão ser três”. Para os fãs de Lady Gaga, a baiana dedicou um trecho de “Bad romance”.
Fã de Ivete, Rachel Novin, de 27 anos, enalteceu a performance da baiana, que mesmo grávida, não parou no palco. “Ela é uma diva. Pulou e dançou o tempo inteiro. Sou fã dela, tem alma brasileira, é fantástica no palco”, disse.
Entre os segundo e terceiro shows, o espetáculo de Drones no céu da Cidade do Rock chamou atenção com um balé sincronizado ente música e luzes. No repertório, das clássicas, passando pela bossa nova e chegando a música tema do Rock in Rio, sempre formando imagens que passaram pela pomba da paz e guitarra símbolo do festival. O público parecia extasiado com o que via pela primeira vez no Brasil e na América Latina.
Antes do Maroon 5 entrar no palco, mais uma novidade: um show de luzes e som convidou o publico a construir um mundo melhor, juntos.
A noite fechou no Palco Mundo com a banda liderada por Adam Levine, o Maroon 5. (em substituição a Lady Gaga, que anunciou na quinta-feira seu cancelamento em razão de cuidados com a saúde). O público vibrou e acompanhou os hits. Não houve quem ficasse parado.
No Palco Sunset, Fernanda Abreu relembrou sucessos como “Rio, 40 graus” e “Hey, Mr. DJ” e recebeu o Dream Team do Passinho. O espetáculo “Salve o Samba” emocionou e fez milhares de pessoas cantarem e dançarem ao som de grandes sucessos. O espetáculo contou com nomes como, Alcione, Roberta Sá, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Mart’nália e o rapper Criolo. Num momento especial, Mart’nalia cantou “Estácio, Holly Estácio” em homenagem a Luis Melodia.
O professor de História, Luis Fernando, veio com a filha e duas amigas. Fez questão de reforçar a qualidade o Palco Sunset e o conteúdo apresentado. “Gostei muito de ver Monarco e Martinho da Vila em um festival. Eles sã a nossa arte, made in Brazil”, afirmou.
E ainda nesta noite, no Sunset, um baile conduzido por Simoninha agita o espaço após o último show do Palco Mundo.
Pela primeira vez, o público contou com um espaço gastronômico inspirado no Mercado da Ribeira, em Portugal. O Gourmet Square, uma área com mil metros quadrados agradou o público, que pode desfrutar de um espaço com chefs e lojas focadas em gastronomia. O espaço teve ocupação completa durante todo o dia.
No Digital Stage, Kondzilla e MC Guimê fizeram sucesso no primeiro dia de programação do palco voltado para os populares das redes sociais. Além deles, passaram pelo palco os Youtubers Luba, Malena, os meninos do Pipocando, Pyong e Mariana Nolasco. “Achamos o máximo este espaço dedicado aos famosos da Internet, porque temos a chance de conhece-los de perto”, diz Daniela, de 14 anos, que participa pela primeira vez do festival.
Na Rock District, a Calçada da Fama chamava a atenção de quem passava. A estrela mais disputada era a da Lady Gaga, onde fãs faziam fila para estar mais “próximo” da cantora. O vocalista da Rock Street Band, André Frateski (vencedor do programa Pop Star), animou a plateia que chegou cedo à cidade do Rock. O primeiro casamento realizado no Festival 2017 celebrou a união homoafetiva entre duas meninas, que disseram sim diante de uma plateia emocionada.
No Game XP, evento que estreia no Rock in Rio 2017 oferecendo experiência em jogos eletrônicos, o público teve a oportunidade de jogar nos estandes de grandes marcas do mercado de games e contemplar os novos uniformes das equipes da NBA, na arena Expo Play. Já na Oi Game Arena, o “Totorial”, atração de Rafael Totoro, do Porta dos Fundos, arrancou risadas com divertidas partidas do jogo indie “Gang Beasts” na maior tela de games do mundo (com 1.450 metros quadrados). O painel contou também com as participações de Thati Lopes, sua colega de elenco, Rodrigo Magal, diretor da atração, e Érico Borgo, sócio-fundador da CCXP, que conversavam sobre os bastidores do sucesso da Internet enquanto jogavam. Além disso, aconteceram etapas classificatórias do Just Dance Tour Brasil 2017 e Cosplay Game XP.
Amazonia Live chega a 73 milhões de arvores recuperadas
A iniciativa para a recuperação de áreas degradas da Amazônia brasileira prevê a recuperação, nos próximos seis anos, de uma área de quase 30 mil hectares, o que corresponde a um número estimado de 73 milhões de árvores. Desse universo, três milhões já estavam previamente asseguradas em 1,2 mil hectares de floresta amazônica, por meio da doação inicial do próprio Rock in Rio e da Conservação Internacional (CI-Brasil), combinada à doação espontânea do público e patrocinadores do festival. O restante faz parte das metas do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia no Brasil, um esforço conjunto do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), do Bando Mundial e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), além da CI-Brasil e do projeto socioambiental do Rock in Rio, o Amazonia Live.
Rock in Rio em Números
Até à 01h (deste sábado), 770 pessoas foram atendidas nos postos médicos da Cidade do Rock. A grande maioria dos atendimentos por desidratação. Nenhum caso grave foi registrado.
Na área de segurança, foram registradas apenas 29 ocorrências.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.