O Paraná pode receber, em breve, o primeiro museu com acervos e informações sobre a água, no Brasil. O Museu Planeta Água, idealizado pela Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar e assinada pelo arquiteto Jaime Lerner, busca colocar o Estado em novo patamar de referência em sustentabilidade. O projeto já está sendo apresentando às principais entidades de classe e empresariais do Estado.
A intenção é que o Museu Planeta Água ofereça ao público informações sobre a água, além da história do saneamento básico no Estado. A proposta está aprovado junto ao Ministério da Cultura (MIC) e enquadrado no segmento de Preservação do Patrimônio Cultural.
Com uma nova abordagem e uma temática inovadora, o Museu Planeta Água pretende oferecer informações sobre os segredos da água e a história do saneamento básico no Estado do Paraná, em diversos formatos, como textos, fotografias, ilustrações, histórias em quadrinhos, filmes, infográficos, objetos de arte, instalações dentre outros.
A novidade e ineditismo do projeto também estão na concepção da fachada do Museu. A Sanepar desenvolveu uma garrafa de água pet sustentável para reuso e toda a fachada do museu será construída com as garrafas, gerando assim um inédito conceito arquitetônico e um espetáculo em iluminação.
“Este será o primeiro museu do País destinado ao acervo sobre esse tema – a água –, o que o torna uma importante fonte de cultura, pesquisa e disseminação do conhecimento”, comenta o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.
O Museu Planeta Água terá um roteiro inédito que soma educação ambiental, cultura, conscientização e turismo, além de projetar a capital paranaense a um novo patamar de referência em sustentabilidade.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?