Entre os anos 80 e a primeira década do novo século, o Midnight Oil saiu da Austrália para ganhar o mundo, transformando-se em uma das referências do rock´n roll mundial, não só pela qualidade de seu som, mas também pela força de suas ideias. Suas fortes convicções políticas, sua defesa das principais causas ambientais e dos direitos do povo aborígene transformaram seus hits em hinos, seus shows em eventos que ressuscitaram a mítica do espírito contestador e inconformista do rock’n roll.
Fundada em 1972, como The Farm (o grupo mudou o nome para Midnight Oil em 76), a banda lançou 13 álbuns entre 1978 e 2002 (ano do lançamento de seu último trabalho, Capricornia), esteve no topo das paradas em todo o mundo, fez turnês por todos os continentes e viveu momentos memoráveis, como quando se apresentou para um público estimado em mais de 1 bilhão de pessoas no encerramento das Olimpíadas de Sidney, em 2000. Após a turnê de lançamento do último álbum e a saída do vocalista Peter Garrett (que deixou a banda para seguir uma carreira política em tempo integral), o Midnight Oil decidiu encerrar suas atividades.
No dia 17 de fevereiro deste ano, porém, em uma coletiva de imprensa realizada no porto de Sidney, a banda anunciou uma nova turnê mundial – The Great Circle 2017 World Tour – que começará com um show em um pub em Sydney e, em seguida, passará pelo Brasil, América do Norte, Europa e Nova Zelândia, antes de retornar à Austrália para um encerramento culminante. Além disso a banda relançará toda a sua obra, incluindo um CD/DVD de material inédito e raro.
A passagem pelo Brasil começa no dia 25 de abril em Porto Alegre, onde a banda se apresenta no Pepsi On Stage. Dia 27 de abril, em Curitiba, no Teatro Positivo. Em 29 de abril, eles estarão em São Paulo, no Espaço das Américas. No dia 30 de abril é a vez do Rio de Janeiro, com um show no Vivo Rio. A turnê brasileira se encerra no dia 2 de maio em Brasília, no Net Live.
“The Great Circle 2017 World Tour”, a nova turnê
Chegou a hora… o retorno do Midnight Oil. Das praias do norte de Sydney para as ruas de Manhattan, eles criaram uma história de parar o trânsito, criar paixões inflamadas, influenciar fãs inspirados e ardorosos em todo o mundo. Assistir ao Midnight Oil ao vivo é experimentar o poder transcendente do rock’n roll. Sua música faz você sentir, suas letras fazem você pensar, e o impacto combinado ao vivo no palco faz você querer se envolver.
The Great Circle 2017 World Tour trará para o público o line-up clássico do grupo e traçará um círculo pelo nosso planeta superaquecido durante seis meses, começando e terminando com shows em Sydney. Será a primeira turnê do Midnight Oil em 15 anos e sua maior turnê desde os anos 80, quando viajaram por todo o planeta para os lançamento de seus clássicos álbuns dos anos 90, 10-1, Diesel & Dust e Blue Sky Mining, que juntos venderam mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo.
Qualquer pessoa com um conhecimento passageiro da cultura australiana sabe o básico da história de Midnight Oil. Eles são os pós-punks incendiários que evitavam programas de TV pop e optaram por forjar uma audiência cativa e engajada através de clássicos como “Back On The Borderline”, “Bus To Bondi” e “Do not Wanna Be The One”. Eles são os inovadores musicais que transformaram polêmicas sobre alta tecnologia em sucessos como “Power & The Passion”, “U.S. Forces” e “When The Generals Talk”. Eles são os ativistas engajados em várias campanhas por justiça social, expressas em canções como “The Dead Heart”, “Redneck Wonderland”, “Beds Are Burning” e no protesto durante sua participação na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2000, quando usaram ternos que compunham a palavra SORRY. Eles são os humanistas comprometidos e ambientalistas, que compuseram hinos como “Blue Sky Mine”, “Forgotten Years” e “Say Your Prayers”, além de uma série de protestos que envolveram desde uma mina de urânio perto do Parque Nacional Kakadu, na Austrália, até parar o trânsito no centro de Manhattan, para protestar contra o derramamento de óleo do Alasca, por um navio da Exxon.
A turnê coincidirá com o lançamento de um conjunto de CD remasterizados chamados The Full Tank, com todos os álbuns e EP existentes do Midnight Oil, além de um conjunto com quatro CD e oito DVD, intitulado The Overflow Tank, que incluirá mais de 14 horas de material inédito e raro. A banda também revelou o lançamento de sua primeira coleção completa de vinil, com todos os álbuns remasterizados no Abbey Road Studios.
Em um mundo perigosamente aquecido, a voz do Midnight Oil tem hoje, claramente, uma relevância renovada; eles sempre foram uma banda que refletia “o tempo em que vivemos”. Assim, suas letras e música ressoam, mais do que nunca, importantes nestes dias em que atravessamos momentos tão cruciais para a humanidade e o planeta.
O Midnight Oil é mais do que apenas uma banda de rock’n roll. Em 2017 eles vão, finalmente, voltar ao ponto onde todos eles começaram, com esta turnê especial. O círculo permanece intacto.
Quando: 27 de abril de 2017 (quinta-feira)
Onde: Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Horário: em breve
Ingressos: em breve
Vendas: a partir de 21/02, às 10h, no Disk Ingressos
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.