O interessante dos festivais de cinema é que eles são plurais na oferta de títulos – e isso recai sobre o público que precisa se aventurar pelas opções sem muito conhecimento sobre o que se escolhe. Isso, por si só, é um exercício intuitivo, de juntar as pontas do que se tem sobre o conhecimento de mundo de cada um e aquilo que o filme entrega na prática. Desafiador.
Peguei-me surpreendido com os dois filmes que escolhi no terceiro dia do festival. O primeiro “Oleg e as artes raras” me pôs em êxtase. O documentário intercala depoimentos do pianista russo Oleg Nikolaevitch Karavaychuk sobre a atual produção musical com, claro, o músico atuando em seu instrumento com a perfeição de quem é um dos melhores do mundo – mesmo aos 88 anos. Um deleite. Oleg tem voz mansa, caminha com cuidado, é frágil e delicado na maneira e no porte. Ao piano, muda de figura. É austero, imponente, domina de olho fechados – literalmente – o dom de fazer do piano uma extensão de suas mãos. Reinventa a música clássica ao tempo em que relembra amores, lugares e partituras. É como se Oleg tivesse em todas as facetas de sua personalidade uma intervenção de sua arte. É como se hoje ele vivesse para traçar paralelos entre o mundo e seu piano. Ao público do festival não restou outra reação se não – assim como em um teatro – o aplauso ao final da apresentação.
O “O homem roubado” teve reação inversa. O cinema argentino é hoje um dos melhores do mundo – e foi nessa expectativa que o público decidiu acompanhar o longa. O festival se propõe a exibir todas as obras do cineasta Matías Piñeiro, sendo esta a primeira, de 2007. Um bom exercício para quem se interessa em acompanhar a evolução do diretor com o passar dos anos. Rodado em PB em uma Buenos Aires pouco atrativa, o longa percorre as aventuras de uma jovem guia de um museu e seus relacionamentos com os amigos. Ela percorre o longa fazendo a leitura da obra Campaña del Ejército Grande, de Domingo Faustino Sarmiento ao tempo que traça paralelos entre os escritos e as histórias que observa. Talvez a pouca intimidade com essa faceta da cultura argentina fez o público cansar; parte dele abandonou a sessão antes do fim. Quem ainda for ao festival – ele vai até quarta – vale o esforço em ver a evolução do diretor nas obras subsequentes a “O homem roubado”, que se a estreia fosse hoje, no Brasil, não teria tanto retorno.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.