Este é um filme dirigido por Pedro Morelli, e, de antemão, é apenas isso o que você precisa saber. Acredite, você não pode prever nada deste filme. Inclusive, a primeira informação será desmentida logo mais.
Edward (Gael García Bernal) é um famoso diretor de cinema que está produzindo o seu terceiro longa, e que, ao querer mudar seu estilo cinematográfico, é confrontado por sua produtora. Dividido entre aceitar as modificações impostas pela produtora ou perder o orçamento de sua produção, Eddie ainda tem que lidar com uma inusitada situação que impede o seu poder de persuasão e afeta sua autoestima. Talvez seja importante ressaltar: Edward é uma animação.
Não querendo mudar de estilo, mas querendo mudar de profissão, em outro contexto, temos Michelle (Mariana Ximenes): uma brasileira que vive no exterior e trabalha como modelo. Ao enfrentar o desejo de escrever um livro, e não receber apoio de seu companheiro, ela busca no Brasil o seu renascer e inspiração para sua novela. Sua trajetória fugirá de seu controle quando descobrir o quanto sua vida influencia e é influenciada por outras pessoas, que sequer conhece, – e como isso pode ser libertador para a personagem.
Emma também procura se libertar, mas de um erro recém cometido. Em busca de um corpo perfeito, assim como os que ela fabrica manualmente em uma loja de bonecas, a personagem se submete a uma cirurgia plástica que altera sua rotina. Desesperada para ter sua vida de volta, com a ajuda de Bob, Emma enfrenta seus limites éticos e legais para recuperar o que perdeu, e entregar aos outros o que havia tirado.
Esses três personagens, com suas tramas individuais, configuram três curta-metragens dentro de um só longa, que justifica com responsabilidade a razão destes serem apresentados intercalados. Cada um com sua linguagem cinematográfica, o trio tenta desconstruir temas atuais, como a imposição descontrolada da ditadura da beleza afetando o corpo, a superficialidade imagética, mercado em contraposição a arte, os padrões relacionados à autoestima/autoconfiança e até mesmo o abuso que este poder e esta imposição manifestam nos relacionamentos. Tão presente é o assunto, que JoutJout e Caio (seu namorado) gravaram um vídeo sobre o filme, confira aqui.
A metalinguagem aqui presente talvez seja um dos pontos fortes da narrativa. Apesar de apresentar um roteiro bem estruturado e diálogos precisos, são nas cenas em que o filme debocha de padrões e os abraçam segundos depois que encontramos uma poesia crítica em sua narrativa, que desde o início está muito bem articulada com a montagem.
As sequências de Edward apresentam fortes indagações ao público sobre a relação entre o mercado e a arte, levantando questões sobre o papel do diretor e sua liberdade, além de quebrar – de maneira positiva – a estética do longa. E o ponto alto de sua jornada é descobrirmos que, na verdade, este personagem assume o papel de Pedro Morelli. Mas isso só poderá ser entendido, é claro, por quem ver o filme.
O longa é uma experimentação de estilo, que funciona e impressiona, e chega aos cinemas no dia 31/03.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.