A peça “Jerusalém”, baseada no romance homônimo do escritor Gonçalo Tavares, estará em cartaz neste final de semana, de sexta-feira a domingo (8 a 10), no auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural. Produzida pelo Grupo P.U.T.O., o espetáculo recebeu várias indicações e levou os prêmios de melhor direção (Rodrigo Hayalla) e melhor iluminação (Erica Mityko) do 27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (SC).
“Jerusalém” estrutura-se nas possíveis relações torturado/torturador existentes em cada encontro entre indivíduos, estabelecendo um paralelo entre os sofrimentos e misérias individuais e os grandes massacres coletivos existentes na história do mundo. O romance de Tavares narra a trajetória de Theodor Busbeck, um médico que desenvolve ao longo de vários anos um estudo sobre a história do horror, buscando uma fórmula que permita prever quais serão os próximos povos a sofrer e a exercer a miséria, a tortura, o horror; numa tentativa frustrada de encontrar uma lógica que resuma a maldade e o sofrimento humanos.
O espetáculo traz a cena cinco personagens – Hanna, Hinnerk, Theodor, Mylia e Johana (esta última retirada de “Um homem: Klaus Klump”, outro romance do mesmo autor) – confinados em Jerusalém, exercendo pequenas torturas para com os outros e também para consigo mesmos, através de diversas formas de violência (física, psicológica, sexual, …). Outra obra embasou as discussões e questões levantadas pelo espetáculo foi o livro “Diante da dor dos outros”, no qual Susan Sontag discorre sobre a ligação entre prazer e repulsa, sentidos quando se está contemplando o sofrimento humano. A referência principal para compor a visualidade de “Jerusalém” foi a obra do pintor Egon Schiele, a partir da qual os atores buscaram a corporificação dos jogos de opressão.
O grupo – O Grupo P.U.T.O. nasceu do encontro de duas companhias distintas – A Assep(C)ia. De Teatro e a Cia. Única, mas de origens bastante semelhantes: ambas formadas por atores que ingressavam no ensino superior para instrumentalizar e problematizar suas práticas artísticas. Por comungar de uma série de referências e procedimentos poéticos, os dois grupos passaram, a partir de 2010, a desenvolver trabalhos em parceria (como os espetáculos Amargo, Base Triangular e Don’Adélia) e finalmente fundiram-se sob a sigla P.U.T.O – “Por Um Teatro Orgasmástico”.
O nome reflete o olhar que o grupo lança para a prática artística e a busca por um teatro propiciador de encontros arrebatadores e transformadores (intensos, viscerais, orgásticos) entre todos os envolvidos no momento da cena. Em sua dramaturgia, busca dialogar com referências que vêm da literatura. Alguns espetáculos foram criados a partir de obras de autores renomados como Adélia Prado, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Luci Collin, Gonçalo Tavares e Oscar Wilde.
SERVIÇO
“Jerusalém”, espetáculo teatral do Grupo P.U.T.O
Quando: de 8 a 10 de agosto (sexta-feira a domingo)
Onde: Auditório Antonio Carlos Kraide – Centro Cultural Portão (Av. República Argentina, 3430)
Horário: Sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 18h
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Classificação: 16 anos
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 27 de novembro
O documentário brasileiro Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch explora a história de um casal de filantropos que marcou a imigração judaica para as Américas no início do século XX. Ao longo do filme, um descendente dos primeiros imigrantes, que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada pessoal para revisitar o legado de seus antepassados. Em formato de road movie, ele segue os passos de sua família, visitando locais históricos, ouvindo relatos e mergulhando em arquivos para entender o impacto duradouro do projeto da Baronesa e do Barão de Hirsch. Este casal visionário, até então pouco conhecido, investiu na libertação dos judeus que fugiam da miséria e da perseguição no Império Czarista, oferecendo a eles uma nova chance de vida em terras desconhecidas. O documentário conecta passado e presente ao reviver a esperança e o sonho de liberdade que impulsionaram essa imigração e reflete sobre o legado que ainda influencia as gerações atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.