Por que a Coca-Cola é uma das marca mais famosas do mundo? Não é porque é a bebida mais gostosa ou a mais saudável ou a mais barata. É pelo simples fato de que eles não vendem o produto que fabricam. Eles vendem o que todas as pessoas querem: a felicidade.
Vamos entender um pouco da história da Coca-Cola, ela foi inventada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 para ser usada como tônico vigorante do cérebro e para acalmar os nervos, por isso foi feita a partir de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool. Com a intensão de ganhar dinheiro, John iniciou uma série de experiências para descobrir o que ficaria bom misturado à água carbonada, foi aí que descobriu a Coca-Cola. O produto era um xarope com água carbonada, misturados na hora de servir. Em seu primeiro ano foi um fracasso em vendas, rendeu apenas 50 dólares. Pemberton vendeu a fórmula por 1.750 dólares. Ainda não dando lucro, a formula foi revendida para o empresário e farmacêutico Asa Griggs Candler por 2.300 dólares, que começou a fazer a bebida ter sucesso.
Como naquela época, não existiam muitos meios de comunicação, a ideia foi distribuir Coca-Cola de graça para as pessoas conhecerem o produto, há quem diga que havia viciantes nessa fase além da cafeína, mas nada foi provado. Também foram criados calendários e posters que serviam para os consumidores olharem e se lembrarem da Coca-Cola. Com o final da Primeira Guerra Mundial, houve a recessão que quase faliu a companhia. Então a segunda sacada de Marketing foi encomendar de uma série de quadros com a imagem do Papai Noel para uso em publicidade.
A Coca-Cola é associada ao Natal porque o Natal é a época do ano que mais comove as pessoas. Nos reunimos com quem a gente ama, pensamos em fazer o bem aos outros, temos atos filantrópicos, desejamos Feliz Natal para todos, ficamos felizes em dar e receber presentes, em comer muito, em celebrar… as cidades ficam enfeitadas, há uma magia no inconsciente coletivo… Pessoas emocionais são mais fácil de manipular do que pessoas racionais.
“A Coca-Cola contém um ingrediente que, em alta dosagem, é potencialmente cancerígeno – ao menos em ratos. A empresa informou que solicitou aos fabricantes do corante de caramelo que modificassem o processo de fabricação para evitar problemas – um deles seria a obrigação de que suas embalagens viessem com um alerta de risco de câncer. O corante possui sulfito de amônia (4-metilimizadol ou 4-MEI). Entretanto, a informação sobre o risco de câncer desse ingrediente ainda não consta nas embalagens” (FONTE: WIKIPEDIA)
Porque alguém tomaria algo correndo o risco de ter câncer? Sem falar de todos os prejuízos à saúde que todos nós sabemos. Porque as pessoas não pensam racionalmente. O senso comum não é a pratica comum.
É por isso que há uma Psicologia por trás das vendas.
A Coca-Cola é uma das empresas com a melhor publicidade do mundo. Ela lida com a fantasia das pessoas, vende felicidade, projeta bons momentos. Tem como figura principal o Papai Noel e um urso polar que toma Coca-Cola. Além de ter um grande destaque em inúmeros filmes e programas de televisão e ser promovida por pessoas famosas do mundo todo.
O marketing é baseado na projeção, as pessoas se envolvem, sentem, fantasiam “Sinta o sabor do Natal”, “Abra a felicidade”. Quem não quer?
Atualmente as pessoas estão mais conscientes, buscam hábitos e alimentação saudável, qualidade de vida. Poderíamos até pensar que a Coca Cola perderia mercado, mas não, ela aceitou o fluxo e aproveitou da melhor maneira possível. Esse ano as propagandas também são para promover a conscientização, para que todos olhem as verdades da vida e sejam mais livres. Eles promoveram o combate à crenças limitantes.
“Não abra a porta para desconhecidos, não aceite nada de estranhos, nada é de graça na vida, a magia não existe, nada é para sempre, não acredite em tudo o que te dizem”
Todas as propagandas da Coca Cola tem algo em comum, algo que faz todo o Ser Humano se emocionar, chorar e ficar feliz. E o que mais faz uma pessoa feliz? É fazer outra pessoa feliz.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.